O que é SSD: para que serve, como funciona e quais as vantagens?

Índice de conteúdos

Embora este dispositivo tenha se popularizado nos últimos anos, muitas pessoas ainda não sabem o que é SSD nem para que ele serve. Por isso, elaboramos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre essa nova alternativa de armazenamento.

Continue conosco e tire todas as dúvidas sobre o Solid State Drive (Unidade de Estado Sólido) e a sua importância para computadores, notebooks e outros dispositivos!

O que é um disco SSD?

O SSD é uma unidade de armazenamento constituída por memória flash e que apresenta desempenho superior ao tradicional disco rígido.

O SSD tem sido apontado como uma das melhores opções para armazenamento. Entretanto, como tudo é passível de problemas, é preciso realizar a recuperação de dados desses dispositivos de forma correta.

Para que serve o SSD?

Como o SSD é um dispositivo de armazenamento, seu principal objetivo é igual ao de um HD (Hard Disk): armazenar os dados (fotos, documentos, arquivos, vídeos, programas, etc.) em consoles de videogame, laptops, computadores e notebooks.

No entanto, ele apresenta alguns diferenciais que o colocaram como um forte concorrente para os tradicionais discos rígidos: tem mais velocidade de leitura e gravação, gasta menos energia, é mais resistente e faz menos ruídos.

Como funciona um SSD?

Não é difícil encontrar pessoas dizendo que os SSD’s são a “evolução” ou o “substituto” dos HD’s. E isso acontece graças ao seu modo de funcionamento.

Enquanto um HD faz a gravação e a leitura de informações de forma mecânica, um SSD utiliza memória flash para cumprir as mesmas funções, deixando todo o processo de armazenamento de dados mais rápido, silencioso e resistente.

Há dois componentes imprescindíveis para o seu funcionamento: a memória flash (que nós já citamos) e o controlador. Saiba mais sobre eles abaixo!

Memória flash

A memória flash é a grande responsável pelo armazenamento de todos os arquivos. Um dos seus grandes diferenciais é não necessitar de discos magnéticos (como acontece com o HD) para funcionar. Com isso, todo o processo para armazenar os dados é 100% eletrônico, silencioso e rápido.

Controlador

Por sua vez, o controlador é responsável por gerenciar a troca de dados que ocorre entre o dispositivo (seja ele qual for) e a memória flash. Ele tem recursos específicos que facilitam a operação de dados, gerencia as operações de leitura e de escrita de arquivos e ainda detecta erros e mapeia defeitos para evitar o corrompimento de dados.

Quais são os tipos de SSD?

Embora exerçam a mesma função, existe mais de um tipo de SSD no mercado. Na verdade, há algumas variações de tecnologias que podem ser usadas conforme o perfil do usuário e com o uso que ele vai fazer do dispositivo.

Os dois principais são o SATA e o M.2 e nós mostraremos o porquê, a seguir:

SSD SATA

O SSD SATA é bastante conhecido por ser compatível com vários dispositivos e ter o mesmo tamanho de um HD convencional (com 2,5 polegadas) – podendo até ser instalado em seu conector. Ele é o tipo mais antigo e mais comum existente no mercado.

Ele não é tão rápido quanto os modelos que usam tecnologias atuais, mas não perde no quesito desempenho, principalmente quando é comparado com os discos rígidos tradicionais. Além disso, costumam ser mais baratos.

SSD M.2

Já o SSD M.2 é um tipo híbrido mais compatível com a tecnologia NVMe. Seu conector permite o padrão SATA e o PCI Express.

Em geral, ele é bem compacto e considerado uma boa escolha para notebooks finos ou dispositivos pequenos, embora, também, possa ser usado em desktops. Além de tudo isso, o SSD M.2 faz a conexão diretamente com a placa-mãe e, por isso, não há necessidade de cabos.

Recuperação de SSD, é possível?

A recuperação de dados do SSD pode ser feita por profissionais especializados, que irão utilizar ferramentas e programas específicos para recuperar os arquivos de forma segura. Normalmente os processos são mais complexos e necessitam de ferramentas específicas para este tipo de dispositivo, podendo ser necessário realizar o “transplante” de chips de memória.

Vantagens do SSD em relação ao HD tradicional:

  • Dispositivo ocupa menos espaço;
  • Mais veloz;
  • Aumenta o desempenho do computador;
  • Mais resistente em caso de quedas;
  • Leitura e escrita de dados mais rápidas;
  • Menor consumo energético;
  • Gera menos calor.

Perguntas frequentes

Ainda tem dúvidas sobre o que é SSD? Confira as respostas da BOT Recuperação de Dados para as principais perguntas feitas em relação ao dispositivo!

Pode ter um HD e um SSD juntos?

Sim! É possível ter um HD e um SSD em um mesmo sistema operacional. Na verdade, não só é possível, como também recomendado para quem deseja ter uma máquina mais rápida e com um melhor desempenho.

Com os dois dispositivos trabalhando juntos, de forma complementar, os usuários podem ter mais espaço, mais unidades disponíveis e maior capacidade de armazenamento.

SSD com memória síncrona e assíncrona

De modo geral, a memória flash de um SSD pode funcionar de duas formas: síncrona e assíncrona.

Memórias que trabalham assincronamente são mais baratas, não são muito eficientes para gravar dados que não podem ser comprimidos e, consequentemente, têm um desempenho não tão bom para algumas situações.

Já as que trabalham sincronicamente lidam melhor com dados não comprimidos e garantem mais desempenho para quase todos os tipos de usuários, porém, costumam ser um pouco mais caras.

A vida útil de um SSD é muito curta?

Não!  A vida útil de um SSD não é tão curta quanto algumas pessoas pensam. No entanto, ainda que trabalhe por muitos anos, o SSD não dura para sempre, assim como qualquer outro dispositivo de armazenamento.

Não há como precisar exatamente a duração de um SSD, pois, entre outros fatores, pode variar conforme os ciclos de gravação. Além disso, o próprio usuário pode ter atitudes que evitam estragar o dispositivo.

É necessário desfragmentar um SSD?

Diferente do que acontece com os HD’s, não é preciso desfragmentar os SSD’s. Inclusive, essa prática pode diminuir a vida útil do dispositivo. Caso queira melhorar o desempenho da Unidade de Estado Sólido, a dica é tentar aplicar práticas que não o desgaste.

Um SSD fica mais lento com o tempo?

Pode acontecer de o seu SSD ficar lento com o passar do tempo e perder um pouco do desempenho, mas existem algumas explicações para isso: a quantidade de dados armazenados, inicialização inadequada, o computador está com algum problema ou há alguma configuração incorreta.

No entanto, a maioria desses problemas podem ser facilmente resolvidos, devolvendo boa parte do desempenho ao seu SSD.

Vale a pena comprar um SSD?

Sim! Levando todas as características e vantagens em consideração, podemos dizer que vale muito a pena comprar um SSD. Ele é um forte concorrente dos HD’s, mas, se você quiser, também pode utilizar os dois juntos.

Então, caso você busque mais velocidade, resistência elevada e maior desempenho, não vai se arrepender de comprar um para a sua máquina, principalmente agora que já sabe o que é SSD.

E o melhor: se um dia você precisar fazer recuperação de dados de SSD, não será impossível. Na BOT Recuperação de Dados, nós recuperamos informações de dispositivos de todas as marcas e modelos de forma rápida e segura.

Tem alguma pergunta sobre o procedimento? Converse com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!

Compartilhar:

Posts relacionados