Como recuperar HD externo que não é reconhecido e quais as causas?

Índice de conteúdos

Usar um HD externo pode facilitar muito a vida. Ele pode servir como um armazenamento extra, quando não há mais espaço no computador, ou como um backup de arquivos. Porém, esse dispositivo pode apresentar alguns problemas e não ser reconhecido pelo computador.

Então, como recuperar HD externo que não é reconhecido? Existem algumas causas comuns para isso, que ajudam a identificar a melhor solução para o problema. Dessa forma, você conseguirá acessar novamente os arquivos guardados no disco.

A seguir, analisaremos melhor por que isso pode acontecer e como recuperar um HD externo que não é reconhecido. Siga conosco para saber!

Por que HD externo se torna não reconhecido?

Um HD externo pode não ser reconhecido por diferentes causas. Às vezes, o problema está relacionado a erros ou danos no disco rígido. Em outros casos, o problema pode estar em acessórios ou softwares que permitem acesso aos dados do disco.

A seguir, veremos os principais motivos:

A porta USB ou o cabo não estão funcionando

Não ter o HD reconhecido no computador pode não ser um problema do disco. Muitas vezes, o erro está na porta USB ou até mesmo no cabo que você usa para conectar ao PC.

Esses acessórios podem se desgastar com o tempo ou sofrer danos físicos que afetam o seu funcionamento. No caso do cabo USB, pode ser que ele não tenha as especificações técnicas necessárias para conectar o HD externo.

Além disso, o funcionamento da entrada USB pode ser afetado por uma configuração de energia do computador. O PC pode estar configurado para economizar energia e desativar os dispositivos conectados. Dessa forma, a porta de entrada é desligada.

O driver do disco rígido está desatualizado

O problema também pode estar no driver do computador responsável pelo funcionamento e leitura do disco. Um driver garante que o dispositivo — nesse caso, o HD externo — interaja com o computador ao qual está conectado e execute as solicitações do usuário.

Porém, os drivers do PC precisam estar sempre atualizados para funcionar corretamente. Quando isso não acontece, podem aparecer erros de funcionamento, como a dificuldade de reconhecer o HD externo. Isso é mais comum em computadores antigos ou que não costumam se conectar à internet, já que a atualização geralmente é automática quando o PC está conectado.

Ataque de vírus

Ataques de vírus também são causas comuns para o computador não reconhecer o HD externo. Se o disco foi infectado por um malware, o Windows pode não conseguir ler os arquivos armazenados por eles estarem corrompidos.

Em alguns casos, o computador não acessa o HD externo por segurança do sistema, para não infectar outros arquivos do computador.

Falha no disco rígido

O HD externo também pode apresentar falhas de funcionamento, causadas por danos físicos, placa lógica queimada ou problemas de software, por exemplo.

HDs externos podem sofrer impactos com mais frequência, já que são portáteis. Por isso, é preciso ter cuidado ao manusear e guardar esse dispositivo, de maneira que ele fique protegido.

Como saber se um HD externo está queimado?

Em alguns casos, o HD externo não é reconhecido pelo Windows porque está queimado. Na verdade, o que queima geralmente é a placa eletrônica, que controla o funcionamento do HD.

Isso pode acontecer principalmente devido a incidentes, como contato com fogo ou água, instabilidades da rede elétrica, superaquecimento ou mau desligamento do dispositivo.

Quando o HD externo está queimado, o computador pode não conseguir acessar os arquivos do disco. Talvez você também ouça ruídos estranhos ou até mesmo cheiro de queimado. Nesses casos, é importante parar de usar o dispositivo e procurar ajuda de profissionais, que possam abrir o dispositivo com segurança e investigar a sua situação.

Como recuperar HD externo que não é reconhecido?

Existem algumas medidas que você pode tomar para tentar recuperar HD externo que não é reconhecido. A seguir, confira o passo a passo que indicamos para solucionar o problema com segurança no seu dispositivo e os dados armazenados nele.

Verifique o funcionamento da entrada e do cabo USB

Primeiramente, teste o HD externo em outro aparelho. Se funcionar normalmente, é provável que o problema esteja na porta de entrada USB do seu computador. Em alguns casos, o excesso de poeira ou a oxidação da porta de entrada podem causar o mau funcionamento.

Além disso, use outro cabo USB para conectar ao seu PC. Mais uma vez, se funcionar normalmente, o problema não está no disco, mas no acessório que você está usando. Talvez o cabo seja muito antigo ou tenha sofrido algum dano físico.

Verifique também se a configuração de energia está desligando o dispositivo. Para isso:

  1. Na barra de busca do Windows, procure por Gerenciador de Dispositivos;
  2. Localize e expanda os “Controladores USB” (para verificar as entradas USB);
  3. Clique com o botão direito em USB Root Hub > Propriedades > Gerenciamento de Energia;
  4. Desmarque “O computador pode desligar o dispositivo para economizar energia”.

Repita esse processo para ativar todas as portas USB da lista. Depois, reinicie o computador para ver se o HD externo é reconhecido.

Verifique a atualização do driver do dispositivo

Análise também se o problema está no driver do dispositivo. Pode ser que ele não esteja atualizado, por isso, não reconheça o HD externo. Para verificar a atualização dos drivers, siga estes passos:

  1. Na barra de busca do Windows, procure por Gerenciador de Dispositivos;
  2. Localize os “Controladores USB” (para verificar as entradas USB) e “Unidades de disco” (para verificar a unidade do HD externo);
  3. Clique com o botão direito no dispositivo desejado e, depois, em “Atualizar driver”;
  4. Selecione a opção “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado”.

Com isso, o Windows busca por atualizações pendentes dos drivers que podem corrigir o problema do HD externo.

Execute a verificação de erros do Windows

A ferramenta de Verificação de Erros do Windows também pode ajudar a identificar e reparar erros no HD externo que estejam evitando seu reconhecimento. Para rodar essa ferramenta, faça o seguinte:

  1. Abra o Explorador de Arquivos do Windows e identifique o HD externo;
  2. Clique com o botão direito e abra as Propriedades;
  3. Clique na aba Ferramentas > Verificação de Erros;
  4. Clique em Verificar > Verificar e reparar a unidade.

Execute o CHkDsk no Prompt de Comando

Se a Verificação de Erros não conseguir identificar e reparar os erros, você pode ainda usar o Prompt de Comando do Windows. Essa ferramenta faz uma verificação mais técnica e profunda no disco rígido em busca de erros. Então, siga os passos:

  1. Abra o Prompt de Comando do Windows (digite “cmd” na barra de busca do Windows ou aperte as teclas “Win + R” e digite “cmd”);
  2. Na tela preta, digite “chkdsk /r /f LetraDaUnidadeDeDisco:” e tecle Enter. Use sem as aspas e substitua pela letra da unidade (por exemplo: chkdsk /r /f d:).

Para usar esse comando, provavelmente você vai precisar executar o Prompt de Comando como Administrador.

Execute um programa antivírus

Se o problema for um ataque de vírus, um software antivírus pode identificar os arquivos infectados e possivelmente corrigirá esse problema.

Então, utilize um programa confiável, como Norton, Avast ou AVG, para fazer uma varredura no disco e tentar reparar os problemas na unidade de armazenamento.

Como a Bot pode te ajudar

Todas essas dicas que demos podem ser adotadas por você, em casa, sem causar danos ao dispositivo. Porém, nem sempre essas medidas resolvem o problema, e o HD externo continua sem ser reconhecido.

Nesse caso, entre em contato com uma empresa especializada em recuperação de dados. Profissionais experientes podem fazer um diagnóstico preciso e identificar os motivos para o disco não ser reconhecido. Dessa maneira, é possível adotar os procedimentos corretos para corrigir o problema do HD externo.

Uma empresa experiente como a Bot já lidou com diversos casos de HD externo não reconhecido e tem os equipamentos e softwares adequados para o serviço. Podemos ajudar você a recuperar o seu dispositivo e o acesso aos dados armazenados.

Preencha este formulário para nos informar o que está acontecendo com o seu HD externo. Nosso orçamento é gratuito, e você pode enviar seu dispositivo para avaliação também de forma gratuita. Conte conosco!

Compartilhar:

Posts relacionados