Cartão SD não funciona: saiba como resolver

Índice de conteúdos

O cartão SD é um famoso espaço de armazenamento estendido para smartphones Android com memória interna insuficiente e para pessoas que gostam de jogar ou tirar fotos e fazer vídeos. Porém, o cartão SD não funcionar é um problema comum devido a vários motivos, como uso inadequado, manuseio incorreto, entre outros. Se o seu cartão SD não estiver a funcionar, algumas soluções podem ser tentadas para corrigir o problema — e você vai conferir algumas delas neste artigo. Além disso, também vamos apresentar as principais causas que podem estar a levar ao problema.

Por que o cartão SD não funciona?

Algumas das principais razões que podem fazer com que o cartão SD não funcione estão relacionadas com problemas de conectividade, arquivos ocultos, bloqueio e/ou corrupção da unidade.

Problema de conectividade do cartão SD

Os cartões SD comunicam-se com dispositivos compatíveis usando uma série de pads de metal — com cada pad servindo um propósito diferente. Com o tempo, estas almofadas podem-se desgastar e causar vários problemas de conectividade, fazendo com que o seu cartão SD não funcione.

Os arquivos do cartão SD estão ocultos

Malwares, depois de infetar o seu dispositivo, são capazes de esconder os seus dados para que não apareçam no Explorador de Arquivos.

Isto pode levá-lo a pensar que o seu cartão SD não está a funcionar e que os arquivos foram apagados, quando, na verdade, sempre estiveram lá, apenas fora de vista.

O cartão SD está bloqueado

Os cartões SD de tamanho normal são equipados com uma chave no lado esquerdo, que possibilita bloquear todos os arquivos armazenados e evitar que sejam excluídos ou modificados. Sempre que puder aceder ao seu cartão SD, mas não conseguir formatá-lo ou excluir/modificar o seu conteúdo, certifique-se de que a chave esteja na posição “OFF”.

Dados do cartão SD ausentes ou excluídos

Quando o seu cartão SD não está a funcionar, pode-se deparar com uma unidade que apresenta dados ausentes. A falta de dados no cartão também pode indicar que excluiu os arquivos acidentalmente — ou talvez até intencionalmente, mas pode-se ter arrependido depois. Em geral, as ferramentas oficiais do Windows ajudam a recuperar arquivos excluídos acidentalmente.

O cartão SD foi corrompido

Quando o seu cartão SD for corrompido, significa que não pode aceder aos arquivos— sendo que podem desaparecer, já que o cartão não pode ser aberto ou reconhecido pelo seu computador. Para ver se o cartão SD não está a funcionar devido à corrupção, observe os seguintes sinais:

  • Dados ausentes: no momento em que percebe que algumas das suas fotos, vídeos, notas, planilhas ou quaisquer outros dados estão a faltar, significa que o seu cartão SD está à beira da corrupção
  • Cartão não reconhecido: a mensagem instantânea de que o cartão SD não é reconhecido significa que está com dados corrompidos
  • Mensagens de erro: quando insere e tenta aceder ao cartão SD, e dá alertas como “Acesso negado” ou “ Cartão SD não será formatado ” é também um sinal de que está corrompido.
  • Incapacidade de ler e escrever: se tiver problemas para ler ou gravar num cartão SD, pode estar corrompido.
  • Mau funcionamento do dispositivo: um dispositivo conectado com um cartão SD corrompido pode causar mau funcionamento do dispositivo.

O que fazer quando o cartão SD não está a funcionar?

Um cartão SD que não funciona pode desesperar qualquer um. Mas, não perca a cabeça: existem algumas atitudes que podem resolver o problema. Primeiro, pode testar o seu cartão noutro PC ou leitor. Se isto não funcionar, outras alternativas são: atribuir uma letra de unidade, usar o CHKDSK, atualizar o driver, remover o vírus (se for o caso) ou então recuperar os dados salvos na unidade e formatá-la. Confira a seguir como aplicar cada uma destas soluções:

Teste o seu cartão SD noutro PC ou um novo leitor de cartão

Se o cartão SD funcionar com o seu dispositivo (por exemplo, pode ver fotos na câmara ), mas não no seu computador, é seguro assumir que o leitor de cartão do PC está com problemas.

Assim, uma das primeiras soluções a que pode recorrer é conectar a câmara, telefone ou outro dispositivo ao computador usando um cabo USB com o cartão SD no dispositivo. Uma vez conectado, pode transferir os dados do dispositivo para o computador sem usar o cartão SD no seu computador. Vá para a verificação dos adaptadores USB para iniciar a solução de problemas e encontrar uma solução mais permanente. Agora, se o cartão SD não funcionar com o seu dispositivo (por exemplo, câmara) e não for reconhecido pelo seu computador, pode estar com defeito.

Atribua uma letra de unidade para o cartão SD através do Gestor de Disco

Não pode aceder a um cartão SD num PC com Windows, a menos que ele tenha uma letra de unidade exclusiva.

Embora o Windows deva atribuir letras de unidade aos dispositivos de armazenamento automaticamente, as coisas nem sempre saem conforme o planeado. Para atribuir manualmente uma nova letra de unidade no seu cartão SD:

  • Pressione Windows+ X
  • Selecione “Gestor de disco”
  • Clique com o botão direito do rato no leitor de cartão SD e selecione a opção “Alterar letra e caminho da unidade”
  • Escolha uma nova letra de unidade e confirme.

Usar o CHKDSK para tornar o cartão SD detectável

CHKDSK é uma ferramenta de linha de comando útil, que pode reparar automaticamente muitos erros do sistema de arquivos para tornar um cartão SD que não funciona utilizável novamente.

A ferramenta pode ser extremamente complexa para quem não tem familiaridade com a execução de comandos.

Assim, se não tiver segurança para aplicar o método, envie o seu cartão SD para uma empresa especializada em recuperação de dados para torná-lo funcional novamente, sem perder os seus arquivos e documentos. Dito isto, siga o passo a passo abaixo para utilizar esta solução:

  1. Pressione Windows+ X.
  2. Selecione Windows PowerShell (como administrador)
  3. Escreva o seguinte comando chkdsk X: /R (certifique-se de substituir X pela letra atribuída ao seu cartão SD) e pressione “Enter”. O parâmetro /R informa ao CHKDSK para verificar se há setores defeituosos em todo o cartão SD e repará-los, se possível.
  4. Aguarde o CHKDSK terminar. O processo pode levar várias horas, dependendo do tamanho e da velocidade do seu cartão SD.

Atualizar o driver do cartão SD

Alguns leitores de cartão USB podem ter drivers disponíveis no site do fabricante. Geralmente, o Windows deteta e instala automaticamente drivers padrão. Mas, alguns leitores de cartão podem funcionar melhor com drivers projetados especificamente para esse dispositivo. Para reinstalar os drivers:

  • Digite “Gestor de dispositivos” na pesquisa na barra de tarefas e selecione “Gestor de dispositivos”
  • Percorra as categorias disponíveis e procure seu cartão SD (geralmente está em “Dispositivos Portáteis”)
  • Clique com o botão direito do rato no cartão SD e selecione “Atualizar driver”.

Remover o vírus ou o malware

Pode excluir vírus e malwares do seu cartão SD que não funcionam usando o CMD. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Conecte o cartão SD infetado por vírus ao seu sistema Windows
  • Vá para o menu “Iniciar”, escreva “cmd” na barra de pesquisa, pressione “Enter”
  • Encontrará “Prompt de comando” na lista de programas
  • Clique com o botão direito do rato no “Prompt de comando” e selecione “Executar como administrador”. Abrirá a janela do CMD
  • Agora escreva o seguinte comando e pressione “Enter”:

attrib -h -r -s /s /d letra da unidade:*.*

  • Com isso, o cartão SD infetado por vírus será reparado. Quando o processo estiver concluído, pode verificar se o seu cartão está a funcionar bem.

Mas, lembre-se: este método às vezes é temporário. O problema pode não ser resolvido completamente.

Caso isso aconteça consigo, envie o seu cartão SD para um profissional especializado para reparar e recuperar os dados da sua unidade.

Recuperar dados e formatar o cartão SD para reutilização

Caso tenha uma rotina de backup, basta formatar o seu cartão para depois recuperar os seus dados a partir do seu último backup.

Lembrando que a formatação do cartão SD excluirá todos os dados salvos na unidade.

Portanto, não use este método a menos que realmente tenha um backup recente dos seus documentos e arquivos. Se este for o seu caso, prefira deixar a recuperação de dados nas mãos de uma empresa especializada, como a Bot. Dito isso, siga os passos a seguir para formatar o seu cartão SD que não funciona:

  • Conecte o cartão SD ao computador por meio de um leitor de cartão
  • Crie um backup do cartão SD no computador
  • Clique com o botão direito do rato na unidade do cartão SD e escolha “Formatar”
  • Selecione o sistema de arquivos desejado. Pode deixar o tamanho da unidade de alocação como está
  • Certifique-se de que a opção “Quick Format” não esteja marcada
  • Clique em “Iniciar” para formatar o cartão SD.

Conclusão

Tentou todas as soluções descritas até agora neste artigo e não obteve sucesso com nenhuma delas? Então, provavelmente é o momento certo para levar o seu cartão SD para uma empresa de recuperação de dados e permitir que profissionais restaurem a unidade e recuperem todos os arquivos perdidos. Mas, lembre-se: ao selecionar uma empresa de recuperação de dados, procure analisar se ela dispõe de:

  • Salas limpas e equipamentos profissionais: há muitas empresas que oferecem serviços de recuperação de dados, mas não tê, nem o espaço adequado, nem os equipamentos necessários. E, com isso, há perigo de que a sua unidade seja danificada no processo de recuperação, piorando o quadro em vez de resolver o problema.
  • Experiência no mercado: empresas experientes, que tenham anos de atuação no mercado oferecem maior segurança ao processo de recuperação de dados, porque já fazem isso há muito tempo.
  • Avaliações positivas: sempre observe as avaliações online ao selecionar uma empresa de recuperação de dados.

Uma empresa de recuperação de dados que corresponde a estes critérios é a Bot, que tem profissionais altamente qualificados, que atuam numa sala limpa, mais de uma década de atuação na recuperação de dados e dispõe de uma avaliação com 99% de satisfação dos clientes. Não perca tempo: inicie já a sua recuperação de dados connosco e torne-se um dos nossos mais de 100.000 casos de sucesso!

-->

Compartilhar:

Posts relacionados