Disco externo a pedir para ser formatado: como solucionar?

Índice de conteúdos

Não quer perder os ficheiros, fotos, trabalhos e outros dados importantes que guarda no disco externo, não é? Contudo, quando tem um disco externo a pedir para ser formatado, todos estes dados podem estar em risco… Se o Windows sugere a formatação do disco rígido, significa haver algum problema. Setores defeituosos impedem que o sistema operativo aceda aos ficheiros — e, portanto, você também não conseguirá. Então, o que fazer? A seguir, vamos entender melhor por que isso acontece e o que fazer para recuperar o seu disco externo e todos os dados que estão armazenados. Acompanhe!

Quais são os sintomas de um disco externo corrompido?

Um disco externo a pedido para ser formatado está com um problema. E esse problema apresenta alguns sintomas que pode perceber ao tentar aceder aos dados do disco rígido. Muitas vezes, o computador nem sequer reconhece o disco externo após ser conectado. Ou talvez até reconheça, mas o disco aparece com 0 bytes armazenados, o que também é sinal de problema. Temos uma página completa para tratar casos de disco externo com problemas. Também é comum tentar aceder aos ficheiros e pastas do disco, e o computador demorar muito a abri-los. Muitas vezes, neste processo, o sistema pode travar ou até ficar com a tela azul. Pode ouvir também alguns ruídos, que demonstram um defeito ou mau funcionamento dos componentes do disco. Além disso, o Windows pode exibir algumas mensagens de alerta, como:

  • “Formate o disco na unidade F: antes de usá-lo. Deseja formatar?”
  • “F: não está acessível. O ficheiro ou pasta está corrompido e ilegível.”

Quando vir estas mensagens, é sinal de que não vai conseguir aceder aos ficheiros armazenados até corrigir o problema com o disco.

Disco externo a pedir para formatar: o que fazer?

Um disco externo a pedir para formatar requer cuidados. Porém, receber essa mensagem do Windows não significa que perdeu todos os dados ou que o seu dispositivo não tem salvação, ok? Existem alguns procedimentos que pode tentar executar para reparar o disco. A formatação do disco, que o próprio Windows sugere, é uma das soluções. Porém, precisa de saber que formatar um disco significa limpar toda a unidade de armazenamento, inclusive os erros identificados, para permitir a sua reutilização. Só que isto apaga todos os dados guardados. Por isso, não se apresse em formatar o disco externo — é importante tentar outras alternativas de solução que evitem a perda de dados. Ainda assim, se for necessário fazer a formatação, garanta que os dados estejam salvos noutra unidade de armazenamento antes de fazer o procedimento. Mais adiante, vamos mostrar como fazer isso.

Como corrigir erros do disco externo sem formatar?

A seguir, vamos ver quais são as principais formas de reparar um disco externo que está a pedir para formatar. Pode tentar algumas opções para salvar o seu dispositivo antes de precisar formatá-lo. Mas é importante saber que estes procedimentos pedem cautela, pois qualquer erro pode inviabilizar a recuperação dos dados e do próprio dispositivo. Por isso, se quiser mais segurança e possibilidades de recuperar os dados, conte com uma empresa especializada como a Bot. Agora, acompanhe o passo a passo com dicas para tentar recuperar o seu disco externo a pedir para ser formatado:

1. Verifique o computador, as portas e o cabo USB

Primeiro, é preciso verificar se há algum problema que não seja no disco externo. Muitas vezes, o Windows não consegue reconhecer o disco ou ler os dados porque há algum problema no próprio sistema operativo, na porta USB ou no cabo de conexão. Então, tente estas opções:

  • Conectar o disco externo noutro computador ou portátil;
  • Conectar o disco externo noutra porta USB;
  • Utilizar outro cabo para conectar ao computador.

Se alguma destas opções permitir aceder novamente ao disco externo, significa que o disco rígido e os ficheiros não estão corrompidos. Menos mal! Mas, ainda precisa de corrigir o problema que impediu o acesso aos dados, como comprar um novo cabo ou reparar a porta de entrada. Em alguns casos, o excesso de poeira impede o Windows de aceder aos dados do dispositivo removível — então, providencie a higienização.

2. Atualize os drivers do dispositivo

Se o disco externo funcionar noutro computador, pode ser necessário atualizar ou reinstalar os drivers no dispositivo que apresentou problemas. O Windows Update procura manter os drivers, inclusive as entradas USB e unidades de disco, sempre atualizados, mas pode acontecer algum erro na instalação. Então, o utilizador pode manualmente atualizar, remover e instalar os drivers. Para isso:

  1. Na barra de procura do Windows, procure por Gestor de Dispositivos;
  2. Localize os “Controladores USB” (para verificar as entradas USB) e “Unidades de disco” (para verificar a unidade do disco externo);
  3. Clique com o botão direito no dispositivo desejado e, depois, em “Atualizar driver”;
  4. Selecione a opção “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado”.

Assim, o Windows vai verificar se há atualizações pendentes, que podem corrigir os problemas que encontrou.

3. Execute o antivírus para verificar o seu disco rígido

Um problema que costuma corromper pastas e ficheiros nas unidades de armazenamento é a infeção por vírus. Eles podem danificar dados e o sistema de ficheiros e impedir que o utilizador aceda à unidade. Por isso, outra opção antes de formatar o disco externo é rodar um programa de antivírus confiável, como Norton, Avast ou Kaspersky. Dependendo do problema, os próprios softwares podem verificar e reparar o dispositivo infetado.

4. Execute a Verificação de Erros do Windows

Se as opções acima não resolveram o problema do disco externo, pode tentar a Verificação de Erros do Windows. Esta ferramenta verifica e tenta reparar problemas na unidade de armazenamento. Para usá-la, conecte o disco externo ao computador e siga os passos:

  1. Abra o Explorador de Ficheiros do Windows e identifique o disco externo;
  2. Clique com o botão direito e abra as Propriedades;
  3. Clique na aba Ferramentas > Verificação de Erros;
  4. Clique em Verificar > Verificar e reparar a unidade.

5. Use o ChkDsk no Prompt de Comando

Se a ferramenta acima não funcionar, também pode tentar usar o comando ChkDsk (Check Disk ou verificar o disco). Assim como a Verificação de Erros, o ChkDsk também faz uma varredura no disco à procura de erros para corrigi-los, mas faz uma análise mais profunda. Para usar este comando, faça o seguinte:

  1. Abra o Prompt de Comando do Windows (escreva “cmd” na barra de procura do Windows ou aperte as teclas “Win + R” e escreva “cmd”);
  2. Na tela preta, escreva “chkdsk /r /f LetraDaUnidadeDeDisco:” e tecle Enter. Use sem as aspas e substitua pela letra da unidade (por exemplo: chkdsk /r /f d:).

Para usar este comando, provavelmente é necessário executar o Prompt de Comando como Administrador.

Como formatar um disco externo com erro?

Se os passos acima não corrigirem o problema do seu disco externo, vai precisar de formatar o disco. Mas não se precipite! Antes, é preciso resgatar os dados para que a formatação não leve todos os seus ficheiros. A seguir, veja as nossas orientações:

1. Recupere os dados do disco rígido não formatado

Antes de formatar o disco externo, é importante salvar os seus ficheiros noutra unidade, como um disco externo ou armazenamento na nuvem. Mas é claro que, se o Windows avisar que o disco está ilegível, não vai conseguir acedê-los como de costume. Por isso, pode recorrer a um software de data recovery ou a uma empresa especializada como a Bot, que pode fazer o serviço completo para si, desde o diagnóstico até a recuperação dos dados e do dispositivo. Alguns programas confiáveis que pode usar são o Recoverit, o EaseUS e o Recuva. Estas ferramentas analisam o disco à procura de setores defeituosos e dados que podem ser restaurados. Se o procedimento for bem sucedido, pode ver os seus ficheiros novamente e salvá-los noutro lugar para seguir com a formatação.

2. Formate o disco rígido externo

Enfim, chegou a hora de formatar o disco externo. Antes de seguir os passos, tenha certeza do que está a fazer, porque este procedimento elimina tudo o que está armazenado no disco, incluindo ficheiros, dados do sistema e os erros que estão a afetar o seu funcionamento. Mas é a formatação que vai permitir usar novamente o disco externo sem qualquer problema. Para isso, é preciso seguir os passos:

  1. Abra o Explorador de Ficheiros do Windows e identifique o disco externo;
  2. Clique com o botão direito e selecionar “Formatar…”;
  3. Nas opções do Sistema de Ficheiros, selecione NTFS, se a intenção for usar o disco externo apenas em Windows, ou exFAT, se quiser usar também no MacOS ou Linux;
  4. Clique em Iniciar.

Com estes comandos, o Windows vai realizar a formatação do disco para poder reutilizá-lo. Depois, quando o disco externo estiver recuperado, pode voltar a salvar os ficheiros.

Conclusão

Enfim, estas são as nossas dicas para recuperar ficheiros do disco externo e tornar o seu dispositivo útil novamente. Se tiver um disco externo a pedir para ser formatado, pode fazer estes procedimentos por conta própria, mas saiba que a ajuda de uma empresa especializada aumenta — e muito — as hipóteses de sucesso. Além disso, os programas de data recovery não conseguem reparar todo o tipo de problema e nem sempre têm uma boa performance. Se o disco tiver alguma falha mecânica, por exemplo, é preciso fazer uma intervenção física no dispositivo. E isto jamais deve ser feito em casa. Uma empresa especializada como a Bot tem os equipamentos e profissionais adequados para isso, além de ambientes completamente higienizados, que evitam qualquer sujidade. Mais de uma década de experiência no mercado, com 95% de sucesso nos casos recebidos. Agora, se também quer ter a ajuda da Bot, entre em contacto connosco. Pode preencher o formulário e iniciar agora mesmo a recuperação do seu disco externo!

Compartilhar:

Posts relacionados