Entenda porque o MacBook Pro não reconhece SSD

Índice de conteúdos

O MacBook Pro é querido por muitos usuários por oferecer uma excelente velocidade de armazenamento, graças ao uso do Solid State Drive (SSD) – que substitui o disco rígido tradicional pela memória flash drive.

Porém, um problema comum aos usuários do MacBook Pro é o não reconhecimento do SSD integrado – que pode se transformar em uma verdadeira dor de cabeça.

Se você está sofrendo com este problema, confira algumas das possíveis causas e soluções para ele no artigo de hoje.

O que torna um SSD não reconhecido no MacBook Pro?

Alguns dos motivos abaixo podem estar causando problemas com o SSD integrado do MacBook Pro. Analise cada caso abaixo para descobrir o que pode estar acontecendo com o seu dispositivo.

Adaptador SATA com defeito

Em alguns modelos, é preciso de um adaptador SATA adicional para acessar a unidade SSD para MacBook Pro.

Assim, um dos possíveis problemas com SSD integrado no MacBook Pro é justamente defeitos no adaptador ou até mesmo a problemas na controladora SATA da placa mãe.

SSD externo não inicializado

É comum as pessoas transferirem ou sincronizarem seus arquivos em um SSD externo para inicialização do sistema.

Porém, se não for configurado corretamente, o SSD externo não será inicializado com o sistema de arquivos do MacBook, fazendo com que o notebook não o reconheça e não inicie o sistema operacional.

SSD corrompido

O SSD corrompido é um problema bem comum com o SSD integrado do MacBook Pro.

Isso geralmente acontece quando se desliga abruptamente o computador e com isso, corrompe o sistema de arquivos.

Configurações de bloqueio

Por fim, as configurações que bloqueiam o SSD de aparecer no Disk Utility/Finder também contribuem para que a unidade não seja reconhecida.

Como fazer o MacBook Pro reconhecer o SSD?

Você já sabe quais são as possíveis causas do problema com SSDs no seu MacBook Pro. Agora, veremos 3 alternativas às quais recorrer para reverter essa falha.

Garantindo a conexão do SSD externo

  • Método 1: primeiramente, confirme se o cabo está funcionando normalmente. Para isso, você deve conectar outro cabo – se o MacBook reconhecer a unidade SSD, a raiz do problema foi identificada.
  • Método 2: também é importante garantir que o adaptador SATA ou dock é compatível com a unidade SSD. Para isso, basta verificar se ele é SATA-I, SATA-II ou SATA-III.
  • Método 3: você pode conectar um SSD SATA diferente ao adaptador e confirmar se o sistema está instalado e funcionando em outra unidade.

Caso nenhum desses métodos funcione, tente a alternativa abaixo.

Pesquisando no utilitário de disco

Quando a unidade SSD para MacBook não é reconhecida, você precisa verificar se ela está aparecendo no Utilitário de Disco.

Em seguida, é preciso realizar uma verificação para descobrir se a unidade não apresenta problemas relacionados ao hardware.

Caso você não a encontre no Utilitário de Disco, pode ser que ela tenha sido danificada, impedindo que o MacBook a reconheça.

Para executar a verificação, siga os passos abaixo:

  • Passo 1: clique em “Ir”;
  • Passo 2: selecione “Utilitário de Disco” no painel;
  • Passo 3: clique em “Exibir”;
  • Passo 4: selecione “Mostrar todos os Dispositivos” para verificar o SSD externo.

Considere que:

  1. Caso você tenha usado sua unidade SSD em outro sistema e o MacBook não conseguiu reconhecê-la, deve se concentrar no sistema de arquivos dessa unidade. Ele pode estar corrompido ou sofrido danos físicos;
  2. Se você está usando um SSD novo, ele não será reconhecido porque não foi inicializado. Nesse caso, a mensagem de erro indicará que “O disco não foi lido por este computador”. Para solucionar esta falha, você deve inicializar a unidade no Utilitário de Disco.

Usando os primeiros socorros

Pode acontecer de a unidade SSD estar no Utilitário de Disco, mas não estar montada.

Se esse for o seu caso, você pode montá-la e fazer com que seja reconhecida em segundos, realizando os passos abaixo:

  • Passo 1: acesse o “Utilitário de Disco”
  • Passo 2: selecione a opção “Montar”, na parte superior da janela.

Caso a opção “Montar” esteja apagada e você não conseguir montá-la, recorra aos “Primeiros Socorros” para reparar erros de disco.  Para isso, siga as seguintes etapas:

  • Etapa 1: abra o “Utilitário de Disco”;
  • Etapa 2: selecione o SSD cinza, localizado no painel esquerdo;
  • Etapa 3: na parte superior da janela, clique em “Primeiros Socorros”.

Como recuperar dados no SSD integrado ou SSD externo do MacBook?

Caso seu problema seja recuperar seus dados no MacBook, você pode resolver utilizando uma das duas alternativas a seguir:

  1. Recorrer a um software de recuperação de dados – recomendável apenas para quem possui conhecimentos técnicos e experiência prévia com esse tipo de processo;
  2. Deixar a recuperação de dados com uma empresa especializada, como a Bot, que pode recuperar os dados com total segurança.

Recuperação de dados para MacBook Pro Touch Bar com SSD integrado

Na Bot somos especializados em recuperação de dados em MacBooks Pro com SSD embutido. É possível recuperar dados em MacBooks Pro com Touch Bar 13 e 15 polegadas do ano de 2016 e 2017 e isso só é possível porque possuímos todos os equipamentos necessários para extração direta do SSD integrado. Estes equipamentos profissionais não estão disponíveis ao público e nem mesmo estão disponíveis nas assistências técnicas.

Isso significa que podemos ser a única empresa no Brasil a oferecer recuperação de dados para o MacBook Pro com Touch Bar que foi lançado em 2016 e 2017 e que estão danificados. O MacBook Pro de 13 e 15 polegadas com Touch Bar tem o SSD soldado na placa mãe, tornando a recuperação de dados possível apenas com ferramentas extremamente especializadas. Por isso, caso tenha um MacBook Pro Touch Bar com SSD integrado, entre em contato conosco se precisar de recuperação de dados.

Como formatar um novo SSD para macbook Pro?

Se o que você precisa é formatar seu SSD novo para MacBook Pro, o processo é simples: basta abrir a unidade e clicar no botão “Apagar”. Após escolher o formato desejado, sua unidade estará pronta para uso.

Conclusão

Alguns dos principais motivos dos problemas com o SSD integrado no MacBook Pro são defeitos no SSD, a unidade não estar inicializada ou até corrompida. Outra razão que pode levar à falha são as configurações de bloqueio.

Para reverter o problema, você pode garantir a conexão do SSD externo, fazer uma pesquisa no Utilitário de Disco ou até mesmo recorrer ao recurso de Primeiros Socorros do Mac.

Caso você tenha perdido seus arquivos e documentos ao tentar fazer com que o MacBook Pro reconhecesse o SSD, a melhor alternativa é deixar a recuperação de dados a encargo de uma empresa confiável especializada em recuperação de dados – como nós, da Bot.

Aqui, utilizamos os melhores equipamentos do mundo ao manusear seu SSD, garantindo que o circuito eletrônico seja manuseado sem qualquer risco de danificá-lo ainda mais.

Sem falar que você pode receber seu orçamento e ter seus dados de volta em até 48h!

Confie em quem tem mais de uma década de tradição e mais de 100.000 casos resolvidos: inicie já sua recuperação de dados com a Bot!

Compartilhar:

Posts relacionados