A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Aconteceu algum bug? Calma! É possível recuperar o documento Word perdido a partir destas dicas. Confira!

Atire a primeira pedra quem nunca esteve trabalhando há dias em um documento Word e, de repente, o computador desliga, o próprio Word fecha, ou fica tudo travado antes de você salvar seu documento.

Por um momento, você pode pensar que tudo está perdido, mas, nós da Bot, especialista em recuperação de dados, temos algumas dicas que podem solucionar o seu problema.

O próprio Word salva automaticamente cópia dos documentos por meio de alguns recursos, garantindo que os arquivos não sejam totalmente perdidos quando acontecer um imprevisto. Veja abaixo, alguns exemplos de imprevistos que podem acontecer com você:

  • falta de energia elétrica;
  • erro inesperado;
  • reinicialização não esperada;
  • entre outros.

Esses recursos do Word ajudam os usuários a recuperarem os documentos que não foram salvos em nenhum momento, ou que foram corrompidos. Mas, a boa notícia é que a maioria das opções de recuperação de documento Word são realizadas no próprio Word ou com funções disponíveis no Windows.

Há também a possibilidade de recorrer a programas específicos para recuperar documentos excluídos acidentalmente ou excluídos por malware. Por isso, nós separamos 7 dicas de recuperação de documento Word, para que você possa escolher a melhor para sua necessidade:

recuperar arquivo word

1. Como recuperar documento Word não salvo?

Passo 1: abra o Microsoft Word e clique em “Documento em branco”.

Passo 2: à esquerda, no menu superior, clique na opção “Arquivo.”

Passo 3: assim que abrir o menu lateral esquerdo, clique em “Abrir”.

Passo 4: na tela “Documentos”, clique na opção “Recuperar Documentos Não Salvos” na parte inferior da tela.

Passo 5: encontre o arquivo que você gostaria de acessar novamente, selecione-o e clique em “Abrir”.

Passo 6: pronto! O arquivo será aberto e você poderá acessá-lo novamente. Mas atente-se: esse arquivo estará em formato .asd, sendo um formato diferente do padrão Word. Salve o arquivo novamente com o formato correto para resolver o problema.

Dicas extras: acesse novamente o menu “Arquivo”, clique em “Salvar” no menu lateral esquerdo e nomeie o documento com um nome diferente. Lembre-se de memorizar onde o arquivo será salvo. Por fim, habilite a opção “Salvamento Automático” no canto superior esquerdo do Word. Assim, você pode evitar que este problema aconteça novamente.

2. Usando reciclagem para recuperar arquivo na lixeira

Esse método de recuperação é um dos mais simples e conhecidos pelos usuários. Se você estiver com sorte, seu arquivo estará intacto na lixeira do seu computador. O método para recuperá-lo é o seguinte:

Passo 1: abra a lixeira do seu computador.

Passo 2: verifique se o seu arquivo ainda está lá. Caso você não saiba o nome do documento que você está buscando, procure por arquivos como DOC, DOT ou DOCX.

Passo 3: selecione o documento Word que você deseja reciclar e clique em “Restaurar” para recuperá-lo.

Trabalho feito! O documento Word voltou para sua pasta anterior. Lembre-se de memorizar o nome do arquivo antes de restaurá-lo para poder procurá-lo nas pastas do computador, caso você não saiba em qual pasta ele estava anteriormente.

3. Como recuperar documento deletado usando Backup do Word

Os nomes de arquivos de backup do Word têm a extensão .wbk. Logo, se você tiver a opção “cópia de backup” selecionada no Word, poderá haver uma cópia de backup do seu arquivo. Para verificar:

Passo 1: selecione “Iniciar”, clique na caixa “Pesquisar”, digite “.wbk” e pressione enter.

Passo 2: encontre arquivos com o nome “Backup de” seguido do nome do documento que está faltando, clique duas vezes no nome do arquivo para abri-lo. Pronto! Você o encontrou!

Dica extra: para ativar essa ferramenta de backup no seu Word, basta: abrir o Word, selecionar  “Arquivo”, no canto inferior selecionar “Opções”, depois “Avançado”, rolar para baixo até a seção Salvar e, em seguida, selecionar “Criar sempre backup”.

4. Como recuperar documento Word usando a ferramenta de AutoRecuperação?

O Word possui uma ferramenta de AutoRecuperação, para usá-la é simples, confira:

Passo 1: abra o Word e clique em “Arquivo”, em seguida, clique em “Opções”, que está localizada no canto inferior esquerdo da tela.

Passo 2: selecione a opção “Salvar” e, na seção “Salvar documentos”, localize “Local do Arquivo de AutoRecuperação”.

Passo 3: copie o domínio mostrado na caixa do “Local do Arquivo de AutoRecuperação”.

Passo 4: abra o “Explorador de Arquivos” e cole o domínio no campo de endereço. Você verá uma lista de documentos com uma extensão .asd.

Passo 5: localize o documento do Word apropriado com a data / hora mais recente e copie o arquivo.

Passo 6: abra o  Word, navegue até “Arquivo” > “Abrir” > “Restaurar Documentos Não Salvos”, cole o arquivo ASD e clique em “Abrir”.

Passo 7: agora, basta selecionar “Arquivo”, depois “Salvar como” e salvar o documento Word em qualquer lugar desejado.

5. Como recuperar documento Word usando arquivos temporários?

Outra opção para tentar recuperar seu documento Word é a partir dos arquivos temporários do Word. O programa cria automaticamente arquivos temporários quando um documento é fechado sem salvar no Word. Eles são salvos como “.tmp” ou “~”. Confira como achá-los:

Passo 1: acesse o “Explorador de Arquivos”, selecione “Este computador”.

Passo 2: digite “.tmp” ou “~” na barra “Pesquisar” e  verifique a data de modificação do arquivo para encontrar o documento que não foi salvo.

Passo 3: encontre o documento desejado, clique com o botão direito no documento, selecione “Abrir com” e selecione “Bloco de Notas”. Os arquivos temporários só podem ser abertos com esse programa.

Passo 4: agora, é só copiar o conteúdo exibido no “Bloco de Notas” e colar em um novo documento Word.

6. Como recuperar documento Word deletado usando um software de recuperação?

Em alguns casos, os passos anteriores não dão conta de solucionar o problema, sendo preciso usar um software de recuperação. Por exemplo, em casos em que os documentos foram excluídos da pasta do computador e da lixeira sem querer.

Um desses softwares que você poderá usar para tentar recuperar seu arquivo é o Wondershare Recoverit. Ele possibilita encontrar documentos excluídos e visualizar os conteúdos que possuem até 30 MB gratuitamente.

No entanto, para restaurar o arquivo como documento Word no computador é necessário assinar o software.

Para saber mais sobre o software, clique aqui.

7. Como recuperar documento Word deletado se nada deu certo?

Se nenhuma das alternativas anteriores deu certo para o seu caso, não se preocupe. Essa última dica é infalível: procure ajuda com nosso time da Bot.

Nós, da Bot, recebemos o dispositivo onde estavam os arquivos perdidos. Em seguida, identificamos o problema e qual o melhor procedimento para recuperar arquivos deletados ou perdidos acidentalmente.

Atuamos de forma eficiente e assertiva, desde a análise até a entrega dos documentos. Nossa recuperação é feita de forma rápida, pois levamos o compromisso com o prazo muito a sério.

Além disso, todo o nosso processo é feito de forma segura e respeitando certificações internacionais.

Nós, também, oferecemos orçamento gratuito e envio gratuito do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil!

Solicite seu orçamento aqui.

Por fim, esperamos que independente do caminho que você escolheu para recuperar seu documento Word, você tenha sucesso e consiga acessar seu arquivo novamente.

No mais, não deixe de nos contatar para receber ajuda de uma equipe qualificada. Ficaremos felizes em te ajudar!