A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

O disco rígido, mais conhecido como HD, é um hardware usado para armazenar dados e conteúdo digital em computadores. Cada computador tem seu próprio disco rígido interno, porém você pode usar HDs externos para ampliar o armazenamento do seu computador.

Normalmente, as pessoas não se sentem seguras em deixar os dados e arquivos mais importantes salvos somente no computador. Por isso, elas preferem armazená-los em um hardware mais seguro, como o HD externo.

Às vezes, os HDs podem apresentar problemas, impedindo que o computador os encontre. A causa desse problema pode ser por diversos fatores como cabos soltos, com mau contato ou, até mesmo, defeito na placa mãe. Se o HD não aparece no seu computador, continue lendo esse blog e descubra algumas possíveis causas e como solucioná-las.

HD não aparece no pc

Por que meu HD não aparece no PC?

Como dissemos na introdução, as causas do seu HD não aparecer no computador podem ser diversas. Por isso, vamos citar algumas delas para os sistemas Windows e MacOS. Confira abaixo:

Windows:

Um dos problemas mais comuns que faz com que o seu HD não apareça no computador é que a unidade não está formatada. Se esse for o caso, saiba que é simples de resolver. No entanto, existem outras possíveis causas como:

  • O disco rígido não está formatado corretamente;
  • O disco rígido não tem uma letra definida para a partição;
  • O disco rígido externo apresenta uma falha de hardware;
  • O cabo USB conectado ao computador está com defeito ou mau contato;
  • A entrada USB está falhando e não detecta o HD que você está tentando conectar;
  • O driver de disco rígido atual está desatualizado ou corrompido.

macOS:

A frustração pode ser grande quando seu Mac não reconhece o HD. Entenda quais são algumas das possíveis causas para isso acontecer:

  • Desgaste natural da peça;
  • Más condições de uso;
  • Porta USB danificada;
  • Problemas na partição;
  • Driver corrompido ou desatualizado.

Não sabe se o seu caso se encaixa nas opções citadas acima tanto do Windows quanto do MacOS? Confira a seguir algumas dicas que você pode tentar para solucionar o problema:

Verifique se o disco está ativado na BIOS

Se o disco estiver desativado, o sistema será impedido de acessá-lo. Isso pode acontecer dependendo do tipo de BIOS que o seu computador usa. Apesar de encontrarmos muitas interfaces nas variedades de BIOS, em geral, elas compartilham a mesma organização dos recursos.

Por isso, tente esse passo a passo:

  • Encontre as entradas referentes aos discos dentro dos menus “Devices” ou “Storage”;
  • Depois, verifique se as unidades IDE/SATA estão sinalizadas como ativas. Atente-se! O termo “enabled” significa que elas estão ativadas;
  • Caso você encontre a opção “disabled”, significa que o disco está desativado. Altere a opção para “enabled”.
  • Saia da BIOS para confirmar suas alterações e refaça o teste novamente.

Cabos mal conectados

Como falamos acima, cabos mal conectados são uma causa bem comum para que seu HD não seja reconhecido no computador. Em unidades SATA, esses cabos conectores se dividem em dois, um cabo de dados e um cabo de energia.

A primeira medida que você deve tomar é checar se eles estão corretamente encaixados na placa e no disco rígido antes de realizar novos testes. Se o erro persistir, teste outros pares de conectores e conecte o HD a outra porta SATA.

Disco rígido com defeito

Você tentou reativar o HD na BIOS? Certificou que os cabos estão funcionando e bem conectados? Bom, se o problema ainda persiste e o HD não emite sinal de vida no computador, há uma chance de que os circuitos internos estejam danificados..

Teste o HD em outro computador ou procure um adaptador SATA para USB para checar se o sistema o detecta como se fosse um disco rígido externo. Caso o HD funcione como um dispositivo externo, talvez o problema esteja relacionado diretamente com a BIOS ou com a placa-mãe da máquina. Tente restaurar a BIOS para as configurações de fábricas ou tente atualizar a versão mais recente disponível.

Em sistemas mais antigos

O seu computador usa um sistema operacional Windows mais antigo? Se esse for o caso, existe a possibilidade de que o seu HD não apareça no seu computador devida a ausência de drivers SATA instalados na máquina.

Dessa forma, é preciso que você tenha acesso às mídias de recuperação que são capazes de promover essas instalações na unidade de disco em que o sistema operacional está instalado. Mas tenha em mente que se ele for o mesmo que você está tentando carregar, os problemas podem estar relacionados a danos no disco rígido.

Tente carregar via Linux

Se as soluções anteriores não resolveram o seu problema, você pode carregar o Linux dentro de um pendrive no seu computador para te ajudar a isolar o erro e, a partir da interface do sistema livre, verificar se o disco rígido é encontrado.

Se o resultado for positivo, as chances são grandes de que o problema esteja concentrado somente no Windows. Para corrigir, basta buscar as unidades de recuperação do sistema operacional do seu computador e usar a ferramenta de restauração para tentar restabelecer o funcionamento correto do sistema.

Como recuperar HD que não aparece no PC?

Se nada do que sugerimos funcionou, a chance de que o seu disco esteja com defeito na placa lógica que controla o funcionamento do dispositivo é grande. No entanto, se esse realmente for o problema, temos uma boa notícia: é provável que seus arquivos estejam intactos no HD e nós da Bot podemos recuperá-los para você.

Nós trabalhamos com uma equipe especializada em recuperação de HDs, SSD, smartphones, cartões de memória, pendrive, servidores em RAID e NAS. Nosso procedimento é feito em ambiente totalmente seguro e respeitando as certificações internacionais.

Nosso processo é bem simples: recebemos o seu HD e fazemos uma avaliação para identificar o problema e qual a melhor forma de recuperar seus arquivos. Como um dos nossos maiores compromissos é com o prazo, nosso procedimento é feito de maneira rápida e eficaz para que você não tenha dores de cabeça.

Além disso, oferecemos orçamento gratuito e envio gratuito do seu HD por frete expresso de qualquer endereço do Brasil. Se você quer saber mais das nossas soluções e conhecer melhor os nossos processos, basta clicar aqui, ficaremos felizes em ajudá-lo!

Mas caso você queira realizar já um orçamento gratuito, clique aqui.

Esperamos que nosso blog tenha te ajudado e não se esqueça: o backup é a melhor prevenção para perda de dados.