A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Existem vários fatores que podem fazer com que seu pen drive não seja reconhecido pelo computador.

Pode ser um problema com o hardware, uma partição corrompida, ou o pen drive pode ter sido formatado em um computador com sistema de arquivos incompatível.

Felizmente, existem algumas formas de fazer com que o computador reconheça seu pen drive – que veremos no post de hoje.

Neste artigo, você também vai entender as causas que levam a este problema, entender porque o pen drive conecta, mas não aparece no PC e o que fazer se os arquivos do seu pen drive sumirem depois que você conseguir fazer o computador reconhecê-lo.

Pen drive não é reconhecido

Meu pen drive não aparece no PC!

Existem muitas causas que podem levar o sistema operacional a não reconhecer o pen drive.

Elas tanto podem ser devido a causas físicas, como resultantes de falhas eletrônicas, como veremos a seguir:

Causas físicas

Uma das causas físicas que levam o pendrive a não ser reconhecido é a porta USB estar com algum problema.

Nesse caso, você pode tentar trocar a porta USB, para verificar se o pen drive funciona em outra porta ou até mesmo em outro computador.

Se você estiver usando um hub USB – aquelas extensões para conectar mais dispositivos em um único computador – pode tentar conectar o pen drive diretamente no computador para ver se ele é reconhecido.

Isso porque o hub pode fazer com que o computador esteja conectado a mais dispositivos do que a capacidade dele suporta, fazendo com que o sistema operacional não consiga reconhecê-los direito.

Você também pode remover a fonte de alimentação, reiniciar o PC, reconectar o hub USB e depois ligar novamente a fonte de alimentação, para tentar fazer o computador reconhecer seu pen drive.

Por fim, o problema também pode estar sendo causado por falhas no disco rígido – que fazem com que nada em seu PC funcione bem.

Como este é um problema que pode afetar e destruir os dados contidos no pen drive, deve ser corrigido o quanto antes – de preferência por profissionais especializados.

Falhas lógicas

As falhas lógicas também fazem com que o computador não consiga reconhecer seu pen drive. Elas incluem:

  • Erros no driver: quando os drivers não estão disponíveis, foram corrompidos ou estão desatualizados, fazendo com que o pen drive não seja reconhecido
  • Problemas no sistema operacional: se seu sistema não está atualizado com as atualizações necessárias para funcionar corretamente, isso também pode fazer com que o computador não reconheça seu pen drive. Nesse caso, basta atualizar os componentes desatualizados.

Pen drive não aparece no gerenciador de disco?

Quando seu pen drive nem aparece no gerenciador de disco, você pode usar as alternativas abaixo para tentar fazê-lo aparecer:

1 – Reinstalar o driver do dispositivo USB:

  • Vá para “Gerenciador de Dispositivos”
  • Localize e expanda os controladores de USB barramento serial universal. Clique com o botão direito do mouse nas unidades de pen drive e selecione “Desinstalar”
  • Desinstale todas as unidades de pen drive, uma de cada vez
  • Reinicie o PC. O sistema automaticamente reinstalará todas as unidades de pen drive e resolverá os dispositivos USB corrompidos.

2 – Anular a Configuração de suspensão seletiva USB

  • Clique com o botão direito no ícone do Windows e selecione “Opções de energia”
  • Na janela de “Energia e suspensão”, selecione “Configurações de energia adicionais”, em seguida “Alterar configurações do plano”
  • Uma vez aberta a janela de “Alterar configurações do plano”, clique em “Alterar configurações de energia avançadas”
  • Localize e expanda “Configurações USB”, e, uma vez lá, clique em “Configuração de suspensão seletiva USB” e selecione “Desabilitado”
  • Por fim, dê “Ok” para aplicar e salvar as configurações.

Por que o pen drive conecta, mas não aparece no PC?

Geralmente, o sistema identifica que um dispositivo foi conectado, apenas não o reconhece como unidade de armazenamento.

Resumindo: o pen drive foi conectado, mas simplesmente não aparece junto com os outros discos.

Isso pode acontecer por muitos motivos, mas os principais são: danos na partição, falta de letra atribuída ou problemas eletrônicos no pendrive.

As causas que levam a estas falhas podem ser:

  • Remoção indevida: quando o pen drive foi removido durante a leitura ou gravação dos dados, interrompendo repentinamente o processo. Essa interrupção na transmissão dos dados pode causar danos tanto nos dados, como na partição. Mesmo que você não esteja fazendo uma transferência de dados, o sistema operacional pode estar fazendo alguma tarefa de manutenção em segundo plano e, ao retirar sem utilizar a opção de segurança, você acaba danificando o pen drive.
  • Formatação incorreta: uma das causas mais comuns, a formatação – que é um processo sensível – quando realizada incorretamente, pode fazer com que o sistema não consiga reconhecer o pen drive.

Como achar o USB no PC?

Se o Windows não reconhece o USB, você pode encontrá-lo seguindo o passo a passo abaixo:

  • Vá para “Iniciar” e digite “Gerenciador de Disco” e clique no resultado apresentado
  • Será apresentada uma tela, contendo uma representação gráfica das unidades de armazenamento. Caso seu pen drive esteja sem uma letra atribuída, clique com o botão direito do mouse e selecione “Alterar letra da unidade” e depois em “Adicionar”. Ao definir a letra que será atribuída ao seu pen drive, lembre-se de que ela não pode estar sendo usada por outra unidade de armazenamento.

Caso seu pen drive seja apresentado com a cor preta, significa que a partição está danificada ou é inexistente. Nesse caso:

  • Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Novo volume simples”
  • Na janela que abrir, defina o tamanho, a letra e o nome da partição que representarão seu pen drive. Se quiser, você também pode selecionar um sistema de arquivos específico. É importante lembrar que se você precisa dos dados que estão dentro do pendrive, este procedimento não é indicado, pois destruirá todos os dados anteriores. Caso precise da recuperação dos dados do pendrive, fale conosco.

No Mac, existem 3 formas para fazer com que seu pen drive seja reconhecido:

1 – Conectar o pen drive manualmente

  • Use o caminho “Aplicativo” > “Utilitários”
  • Na janela de comando que surgir, clique no comando “Pergunte-me o que fazer”, selecione “500 #2” e, em seguida, clique em “-”
  • Em “Utilitários”, selecione “Dispositivos externos” para conectar manualmente seu pen drive.

2 – Reajustar o PRAM

  • Desligue o Mac
  • Aperte o botão de ligar e mantenha pressionada as teclas command-P-R, antes que a tela cinza apareça
  • O Mac irá reiniciar.

3 – Formatar o drive do Mac

  • Pressione ao mesmo tempo os botões de comando e barra de espaço, vá para “Aplicativo” e, em seguida, selecione “Utilitário de disco”
  • Os pen drives que precisarem de reparos estarão localizados à esquerda do painel
  • Clique em “Apagar” para finalizar o processo.

Arquivos do pen drive sumiram, o que fazer?

Mesmo após conseguir fazer com que o USB seja reconhecido, é comum que os arquivos que estavam armazenados na unidade desapareçam.

Isso acontece quando, além da letra, os dados também foram danificados ou até mesmo eliminados junto com a partição.

Caso isso tenha acontecido com você, as duas únicas alternativas são:

  1. Utilizar um sistema de recuperação: envolve um processo de restauração que – embora pareça simples – é complexo. Exige conhecimentos técnicos e apresenta os riscos de não funcionar ou de destruir todos os dados definitivamente.
  2. Recorrer a um serviço profissional de restauração de dados, como a Bot: alternativa mais recomendada, onde profissionais especializados irão recuperar os dados do seu pen drive com segurança e eficiência.

Conclusão

O pen drive não ser reconhecido pelo computador/notebook é um problema comum, que pode ter diversas causas – sejam elas físicas, eletrônicas ou lógicas.

Como vimos, existem algumas formas de fazer com que o pen drive seja reconhecido e possa ser acessado em seu dispositivo.

Porém, mesmo após conseguir fazê-lo funcionar, os dados armazenados no pen drive ainda podem acabar sumindo.

Nesse caso, você pode tentar recuperar os dados utilizando um sistema de recuperação ou através de um serviço especializado de recuperação de dados de pendrives, como o fornecido por nós, da Bot!