A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Infelizmente, ter um HD externo queimado não é uma situação tão rara… Esse dispositivo é bastante resistente, mas apresenta alguns problemas comuns.

Por ter componentes eletrônicos, HDs podem queimar ao longo do seu uso. Geralmente isso acontece devido a picos de energia, raios e outras instabilidades da rede elétrica, além do superaquecimento, contato com água ou até mesmo casos de incêndio que consomem parte do dispositivo.

Nessas situações, será que é possível recuperar o HD externo e seus dados? Se você tem um dispositivo queimado, saiba agora o que fazer!

Recuperar dados de HD externo queimado

HD externo queimado: é possível recuperar dados?

HDs são dispositivos tão resistentes que, até mesmo quando apresentam problemas, permitem recuperar os dados armazenados neles.

HDs externos danificados ou queimados também podem ser recuperados. A seguir, você vai entender melhor o que acontece quando o HD queima e por que é possível recuperar os dados guardados.

O que acontece quando o HD queima?

Para entender o que acontece quando o HD queima, vamos relembrar como funciona esse dispositivo.

Os dados do HD são armazenados em discos magnéticos, sendo extremamente rígidos e resistentes. O funcionamento do dispositivo se dá por uma cabeça de leitura, presa a um braço móvel, que grava e lê os dados enquanto o disco rotaciona em alta velocidade, sem encostar um no outro.

Até aqui, você pode perceber que o HD é um dispositivo essencialmente mecânico. Mas o funcionamento depende também de uma placa lógica (ou placa controladora), que aciona os movimentos do dispositivo, controla a rotação do motor e faz a interface com a placa-mãe do computador.

Quando um HD queima, significa que a placa lógica teve algum problema. Devido a falhas elétricas, superaquecimento ou contato com água, ou fogo, a placa pode queimar com um curto-circuito ou outros problemas. E isso impede o funcionamento do HD, bem como o acesso aos dados.

A boa notícia é que os discos que armazenam os dados geralmente ficam intactos — o que queima é apenas a placa. Mesmo em casos de incêndio, é comum que somente a carcaça do HD queime e os discos sejam salvos, o que permite recuperar o dispositivo e os arquivos que estavam guardados lá.

Como recuperar dados de um HD externo queimado?

Para recuperar dados de um HD externo queimado, é preciso garantir que os discos estejam salvos do incidente. Se estiver tudo certo com eles, é possível reaver o dispositivo: basta trocar a placa lógica por uma nova placa idêntica e, se necessário, recuperar a sua estrutura.

Porém, é importante que você não tente fazer isso em casa! Se você tentar abrir o HD em um local inadequado, sem os equipamentos corretos, são grandes as chances de adotar procedimentos equivocados e contaminar o dispositivo com sujidades. Dessa maneira, você pode inviabilizar a recuperação dos dados e do próprio HD.

Além disso, se o HD externo foi queimado porque molhou, não tente secá-lo com um secador ou ventilador, não deixe secar sob o sol nem abra o dispositivo para isso.

Vale ressaltar que os HDs são bastante resistentes, mas também são sensíveis. Qualquer erro na sua manipulação pode causar a perda definitiva dos dados.

Para garantir maior segurança e sucesso na recuperação dos dados, é necessário contar com uma empresa especializada como a Bot, que tem os profissionais, equipamentos e ambientes adequados para os procedimentos e já tem experiência em diversos casos de HD externo queimado.

Uma das maiores vantagens de uma empresa especializada é a adoção de salas limpas que são ambientes controlados, segundo padrões internacionais, para trabalhar com recuperação de dados.

Dessa forma, os profissionais podem abrir os dispositivos com segurança e fazer os procedimentos corretos para trocar a placa lógica. É preciso encontrar um modelo de HD externo exatamente igual ao dispositivo queimado, com a mesma versão de firmware, capacidade de armazenamento e após tudo isso, fazer a troca de alguns componentes eletrônicos críticos para que a troca da placa permita que o HD leia novamente os dados internos.

Quais dados podem ser recuperados de um HD externo queimado?

Quando a solução do HD queimado é apenas substituir a placa lógica, você pode recuperar todos os dados que estavam armazenados. Basta adotar os procedimentos corretos com uma empresa especializada em recuperação de dados.

Porém, se os discos rígidos foram danificados, é possível que uma parte dos dados se perca. Para saber, a empresa deve fazer um diagnóstico da situação no momento do orçamento do serviço.

Quanto custa para recuperar dados de um HD externo queimado?

Em geral, a recuperação de dados de um HD queimado custa a partir de R$ 700, mas esse valor pode variar bastante conforme a avaliação da empresa responsável.

É preciso considerar a complexidade da situação, os danos causados ao dispositivo, o modelo do HD para substituição da placa e outros detalhes que o serviço pode envolver.

Além disso, verifique se a empresa cobra pelo orçamento e pelo envio do HD para avaliação. Aqui na Bot, o orçamento e o envio do HD de qualquer lugar do Brasil são gratuitos para os nossos clientes.

Agora, se você quiser fazer um orçamento conosco para saber quanto custa a recuperação de dados do seu HD externo queimado, preencha o formulário e aguarde nosso contato!