A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Fazer o backup do WhatsApp é essencial, pois ter as suas conversas salvas em algum outro lugar além do celular é muito importante para guardar dados, link e fotos.

Isso é importante tanto para motivos de recordação, como também pode servir como prova judicial caso algo aconteça ao longo da vida.

Por isso, hoje a Bot vai trazer um texto sobre como fazer backup do WhatsApp no Android, no Iphone e no Windows Phone. Confira o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas.

backup das conversas do Whatsapp

O que é backup do WhatsApp?

Fazer o backup do WhatsApp nada mais é do que fazer uma cópia de segurança dos arquivos salvos em um dispositivo ou sistema. Dessa forma, se você tiver de fazer uma restauração de fábrica ou trocar de aparelho, vai conseguir recuperar as informações facilmente.

É um procedimento que deve ser feito com frequência se você realmente quiser manter a cópia dos arquivos sempre atualizada. Ele pode ser feito em dispositivos de armazenamento, como celulares, computadores, sistemas, jogos e aplicativos, o que é o caso do WhatsApp. Entretanto, você deve se lembrar que existem diferentes formas de armazenar o backup e elas variam bastante de acordo com cada situação.

Por exemplo, no caso de computadores, o mais comum é que as pessoas salvem o backup em mídias físicas, como pendrives e HDs. Dessa forma, o usuário faz manualmente o processo com frequência para manter o arquivo de backup sempre atualizado.

Outra forma é fazendo uma cópia de segurança através da nuvem, que é facilmente acessada através da internet, tendo opções como Google Drive e iCloud.

Você também pode instalar programas específicos para fazer backup, o que ajuda a automatizar o processo e até pode criptografar alguns dados para você ter uma segurança ainda maior.

Quando faz backup no WhatsApp para onde vão as conversas?

O backup do WhatsApp deve ser feito principalmente para recuperar as conversas antigas que quando você troca o modelo de smartphone.

Ele também pode ser necessário quando você tiver de reinstalar o aplicativo, o que pode acontecer a qualquer momento e, assim, você não perde as suas conversas.

Além das mensagens, uma vantagem é que o procedimento também salva os seus arquivos de mídia, como fotos e vídeos enviados nos chats.

Assim, todas as fotos mais marcantes e que você não quer perder vão ficar guardadas em um local seguro: ou um backup manual, que você pode salvar no seu computador, ou um backup na nuvem, como o iCloud e o Google Drive.

Como configurar o backup no WhatsApp?

Quando você instala o WhatsApp no seu celular, independente de ele ser um iPhone, Android ou Windows Phone, o programa já vem com um horário de backup pré-programado, fazendo um backup automático.

Entretanto, para o armazenamento na nuvem, é preciso configurar o aparelho.  Confira a seguir como configurar o backup do Whatsapp no seu celular:

Android

Para usar o backup do WhatsApp nos celulares Android, primeiro é necessário que você tenha uma conta Google e um perfil no Google Drive, um sistema de armazenamento de dados na nuvem do Google.

Se você ainda não possui uma conta no Google Drive, então basta utilizar a conta que está logada no seu Android.

Em alguns casos o backup para o Google Drive já vem configurado, entretanto, como são só alguns casos, o melhor é configurar manualmente.

Confira a seguir como configurar o backup no WhatsApp:

  1.  Abra o WhatsApp e toque no Botão Menu (três pontos);
  2. Clique em “Configurações” e procure pela opção “Conversas”;
  3. Escolha a opção “Backup de conversas”;
  4. Toque em “Fazer backup para o Google Drive” e defina uma frequência (que pode ser mensal, semanal ou diária – só não pode ser nunca);
  5. Selecione a conta Google com a qual você quer fazer o backup.

Pronto. Seu celular está configurado para fazer backup do Whatsapp para o Google Drive. Se você também quiser incluir vídeos, então não se esqueça de marcar a opção vídeos.

Entretanto, lembre-se que subir vídeos para a nuvem consome o espaço disponível muito mais rápido do que imagens e conversas.

Windows Phone

Os modelos de Windows Phone que ainda existem fazem o backup das conversas todo dia às 4 da manhã na memória do próprio aparelho.

Por ser um celular que não é fabricado desde 2017, o WhatsApp não oferece a opção de backup das conversas em nuvem, ao contrário do Android e do iOS.

Por esse motivo, só é possível fazer backup do WhatsApp na memória do próprio aparelho. Para acessar o backup em outros dispositivos, é necessário fazer isso manualmente, utilizando as entradas para cartão de memória.

Entretanto, se você ainda quiser fazer um backup manual ou alterar as configurações de backup, siga os seguintes passos:

  1. Abra o WhatsApp e clique em Mais (ícone de reticências);
  2. Acesse “Configurações” e então “Configurações de Conversa”.

Se você quiser alterar o horário, basta clicar na opção que vai aparecer. Já se quiser fazer um backup manual, clique em “Backup”.

iPhone

Se o Android usa o Google Drive para fazer o backup na nuvem, o iOS usa o iCloud, o serviço de armazenamento em nuvem da Apple.

Para usar o serviço, é preciso ter uma conta ativa no iCloud e espaço livre no iPhone e no iCloud para salvar tudo que precisa.

Para isso, basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. Entre em “Ajustes do iPhone” e escolha a opção “iCloud”;
  2. Se o seu modelo for iOS 8 ou superior, verifique se o Cloud Drive está ativo. No caso de iOS 7, a opção “Documentos/Dados” também precisa estar ativa;
  3. Entre no WhatsApp e toque no menu;
  4. Vá até “Conversas” e clique em “Backup de Conversas”;
  5. Se quiser fazer um BackUp manual, clique em “Efetuar Backup Agora”;
  6. Para configurar o horário dos backups, entre na opção “Auto Backup” e ative os backups automáticos, escolhendo a frequência;

Pronto, agora todas as suas mídias (fotos, mensagens de voz, mensagens, etc) vão ser salvas automaticamente.

Lembrando que se você quiser incluir vídeos no backup, então deve ativar a opção “vídeos”.

Outro lembrete importante é checar se o iCloud está fazendo o backup na rede móvel, pois isso pode consumir os seus planos.

Para isso, entre em “Ajustes > iCloud > iCloud Drive” e em “Usar dados Celular” marque “Não”. Assim, os backups só serão feitos quando você estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Como recuperar backup do WhatsApp?

Um problema muito comum na hora de fazer backups do WhatsApp é que, em meio a tantas atualizações, às vezes podemos acabar perdendo algum dos backups que fizemos.

Entretanto, existem soluções para recuperar o backup. Confira a seguir as primeiras maneiras de recuperar o backup do WhatsApp:

Google Drive e iCloud

Para restaurar um backup do Google Drive, você vai precisar de acesso à sua conta Google ou à sua conta no iCloud usados na criação do backup.

Para restaurar o backup você vai precisar:

  1. Desinstalar e reinstalar o WhatsApp;
  2. Abrir o WhatsApp e confirmar o seu número de telefone;
  3. Quando solicitado, tocar em “Restaurar”. Isso vai restaurar suas conversas e seus arquivos de mídia do Google Drive ou do iCloud;
  4. Ao final do processo de restauração, clique em “Avançar” e suas conversas serão exibidas quando a inicialização for concluída;
  5. Agora, se você quer buscar um arquivo, espere um pouco mais, pois o WhatsApp só começa a restaurar os arquivos após restaurar as conversas.

Se você instalar o WhatsApp sem ter feito backup no Google Drive, o WhatsApp irá restaurar as conversas somente com base no backup local, ou seja, nos arquivos salvos no próprio aparelho.

Backup Local

Para fazer um backup local, por outro lado, você vai precisar transferir os arquivos para o novo aparelho utilizando um computador, um gerenciador de arquivos ou um cartão SD.

Tenha em mente que o seu aparelho celular vai armazenar somente os backups locais dos últimos sete dias e que os backups locais são feitos automaticamente diariamente às 02:00 da manhã e salvas como um arquivo no seu aparelho.

Caso seus dados não estejam armazenados na pasta /sdcard/WhatsApp/, você verá a pasta de armazenamento interno ou armazenamento principal.

Backup Local Mais Antigo

Agora, se você quer restaurar o backup local, mas não quer o arquivo mais recente, então deve seguir as seguintes etapas:

  1. Baixar um gerenciador de arquivos. Existem diversos na internet e muitas opções de graça;
  2. No gerenciador de arquivos, abra a pasta /sdcard/WhatsApp/Databases. Caso os seus dados não estejam armazenados em um cartão SD, você verá a opção de armazenamento interno ou armazenamento principal;
  3. Renomeie o arquivo de backup que você deseja restaurar de “msgstore-YYYY-MM-DD.1.db.crypt12” para “msgstore.db.crypt12”. O backup mais antigo pode ter sido criado com um protocolo diferente, como crypt9 ou crypt10, portanto, não mude o número da extensão crypt do arquivo;
  4. Desinstale e reinstale o WhatsApp;
  5. Toque em “Restaurar” quando solicitado.

E pronto, você conseguiu restaurar um backup mais antigo!

Conclusão

Como você viu, hoje em dia, fazer um backup do WhatsApp é muito fácil e intuitivo, especialmente para usuários de celular Android ou iPhone, pois é possível salvar o backup do WhatsApp na nuvem.

Já os usuários de Windows Phone não têm acesso ao armazenamento na nuvem, mas ainda assim é possível fazer o backup manual quando for trocar de aparelho no futuro.

E aí? Curtiu este texto? Então aproveite para conhecer mais dos serviços da Bot!