A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

HDs guardam arquivos e documentos importantes. São fotos antigas, trabalhos da faculdade, planilhas financeiras e outros dados que não queremos ou não podemos perder. Só que, quando você tem um HD corrompido, esses dados ficam inacessíveis…

Por isso, é importante saber como recuperar um HD corrompido. Não pense que está tudo perdido: em muitos casos, é possível salvar o dispositivo e os arquivos armazenados nele, principalmente quando você tem ajuda profissional para isso.

Neste artigo, vamos entender melhor o que pode corromper o disco rígido e o que fazer para não perder os dados que estão lá armazenados.

Como recuperar HD corrompido e o que pode corromper o HD?

O que pode causar HD corrompido?

Afinal, o que pode ter corrompido o seu HD? Apesar de ser um dispositivo bastante robusto e seguro, existem algumas situações que o tornam vulnerável e podem danificar seus componentes.

A seguir, trouxemos as principais causas que podem corromper um HD. Confira:

Bugs no sistema operacional

Falhas no sistema operacional do Windows podem danificar o seu HD interno ou externo. Pode ser que um erro de código no sistema cause uma falha de segurança ou corrompa o índice de arquivos do disco. Nesses casos, o computador tende a travar e impedir o acesso aos dados armazenados.

Energia suja

A “energia suja” pode causar defeitos em equipamentos. Circuitos sobrecarregados, condutores subdimensionados, fiação incorreta e aterramento inadequados são alguns aspectos técnicos que tornam o sistema de energia perigoso e podem danificar o HD. Por isso, é importante que um eletricista faça medições para avaliar se está tudo bem.

Excesso de uso

Editar fotos diretamente do HD externo ou executar um jogo ou programa extremamente pesado pode demandar muito do disco rígido. Quando isso acontece, ele pode superaquecer ou ter falhas de funcionamento que corrompem arquivos ou a unidade inteira.

Falha de hardware

Problemas de hardware também podem danificar o disco rígido. Pode ser que o dispositivo traga falhas de fábrica ou que algum impacto tenha afetado a integridade ou o funcionamento das peças. Nesses casos, são danos físicos que corrompem o HD.

Infecções

Ataques de vírus e malwares estão entre as principais causas de HD corrompido. Os invasores afetam a unidade do disco e corrompem os dados armazenados. Por isso, é importante manter o antivírus sempre ativo e atualizado e, no caso de HDs externos, conectá-los apenas a dispositivos confiáveis.

Sol e umidade em excesso

Todo HD é projetado para suportar temperaturas altas, mas somente até certo limite (geralmente até 60°C). Então, a exposição inadequada ao sol pode levar o computador, notebook ou o HD externo ao superaquecimento. Em casos extremos, isso pode queimar a placa controladora do HD e inviabilizar o acesso aos dados.

O excesso de umidade também pode afetar as peças internas e acabar corrompendo o HD. Os dispositivos têm uma carcaça que protege a sua estrutura, mas a exposição frequente e excessiva pode ser um problema.

Limpadores de registro

Limpadores de registro são softwares que prometem deixar o computador mais rápido ao fazer uma limpeza em arquivos desnecessários. Um exemplo bastante conhecido é o CCleaner. Em geral, eles funcionam bem, porém existe o risco de eliminar dados importantes do registro do sistema e comprometer o funcionamento do HD.

Bad blocks

Bad blocks são danos físicos em setores do HD, causados por problemas de hardware (falha de desenvolvimento, por exemplo) ou problemas de software (ataques de malwares, por exemplo).

Quando isso acontece, o próprio HD utiliza uma área reservada para permitir o acesso do usuário aos dados que estavam armazenados nos setores defeituosos. O problema é quando os bad blocks se tornam muito frequentes e o sistema precisa fazer muitos remapeamentos. Nesse caso, o disco pode se corromper. Veja tudo sobre Bad Blocks em HDs aqui.

Quedas ou picos de energia

Problemas elétricos causados por quedas ou picos repentinos de energia também podem danificar o HD.

A instabilidade do sistema elétrico é comum durante tempestades com raios, por exemplo. Quando o tempo estiver assim, prefira retirar os equipamentos da tomada. Em desktops, você pode usar um nobreak que aumenta a estabilidade de energia.

RAM insuficiente

Quando o usuário roda um programa ou jogo muito pesado, a RAM se torna insuficiente para manter o funcionamento pleno do sistema. Para não travar, o disco rígido compensa essa insuficiência, em um processo chamado de “thrashing”.

Porém, esse procedimento pode sobrecarregar o HD e corromper o dispositivo, principalmente se acontece com muita frequência.

Tempo de uso

HDs têm um tempo de vida útil limitado. Dependendo da tecnologia, eles podem durar de 5 a 10 anos, mas considere que esse tempo ainda pode diminuir se o dispositivo não for usado corretamente.

Então, o tempo de uso, estendido para além da vida útil, também pode corromper o HD, mesmo que você tome todos os cuidados com o dispositivo.

Como identificar um HD corrompido?

Um HD corrompido tem alguns sintomas comuns, que você pode identificar quando tentar usá-lo.

É comum que, ao tentar acessar uma pasta ou arquivo do HD interno ou externo, o computador abra uma notificação avisando que o local não está disponível. Em alguns casos, o computador fica lento ou até chega a travar enquanto tenta acessar o arquivo ou pasta, sem sucesso.

Pode ser também que o HD comece a emitir ruídos diferentes, que mostram algum problema mecânico interno. Pode ser que a agulha esteja fora do lugar ou que o disco esteja desalinhado, devido a alguma queda ou impacto, por exemplo.

Quando esses sintomas aparecem, o HD pode estar com problemas… Então, ao perceber qualquer sinal de problema, faça logo o backup dos arquivos na nuvem ou em outra unidade de armazenamento para evitar perdas maiores.

Para ter certeza se o HD está corrompido, você pode rodar programas que fazem um diagnóstico do dispositivo ou utilizar a ferramenta de Verificação de Erros do Windows (clique com o botão direito na unidade do disco > Propriedades > Ferramentas > Verificação de erros).

Se não quiser ou não souber fazer isso, procure ajuda profissional para diagnosticar o seu dispositivo e já corrigir os possíveis problemas.

É possível recuperar um HD corrompido?

Sim! Em muitos casos, é possível recuperar um HD corrompido, especialmente se você procurar profissionais especializados para isso. Se você tentar abrir o HD em casa ou rodar programas não-confiáveis, pode inviabilizar as chances de recuperação.

Corromper um HD não significa que você perdeu os arquivos permanentemente. Devido a uma falha de software ou de hardware, o dispositivo apenas não permite mais acesso ao índice de dados.

Então, é possível utilizar programas que reparem os erros da unidade. Se o problema for mecânico, pode ser necessário fazer uma intervenção na estrutura do HD, o que só deve ser feito com equipamentos específicos em ambientes controlados.

Como recuperar HD corrompido?

Antes de realizar qualquer procedimento, é importante salvar os arquivos do HD. Localize os dados que você ainda consegue acessar e garanta a segurança deles na nuvem ou em outro dispositivo. Assim você evita correr mais riscos.

Depois disso, você pode tentar recuperar o HD corrompido com a ferramenta de Verificação de Erros do Windows. O sistema vai fazer uma varredura na unidade em busca de falhas para corrigi-las.

Se os problemas não forem graves, esse procedimento já pode recuperar o dispositivo e os arquivos armazenados. Mas, muitas vezes, é preciso ir adiante.

Outra tentativa de recuperação do HD corrompido é o uso de ferramentas de data recovery, como o Recuva, o EaseUS e o Recoverit. Esses programas fazem uma varredura profunda no HD em busca de erros que estejam afetando o dispositivo.

Porém, eles podem não ter eficácia em casos mais graves, especialmente com problemas de hardware, e exigem certo nível de conhecimento para garantir segurança no processo. Vale ressaltar que qualquer intervenção equivocada pode inviabilizar a recuperação do HD e dos dados.

Por isso, o ideal é procurar uma empresa qualificada para fazer a recuperação do seu HD corrompido. Com profissionais, equipamentos e ambientes especializados, é possível garantir mais segurança e eficácia nos procedimentos, principalmente se for necessário abrir o HD para reparar problemas mecânicos, o que só pode ser feito em um laboratório específico para isso.

Como recuperar arquivos de HD externo ou interno corrompido?

A verificação de erros do Windows e o uso de softwares de recuperação também podem recuperar os arquivos armazenados no HD. Sua função é remontar o índice de arquivos e permitir novamente que o usuário consiga acessar os dados.

Porém, mais uma vez, lembramos que contratar uma empresa especializada garante maior segurança para os procedimentos e chances de recuperação dos dados. Se você tem arquivos e documentos importantes, que não podem se perder, procure as soluções mais seguras para recuperar o HD corrompido.

Dessa forma, você vai ter o HD recuperado e os arquivos disponíveis novamente.

Como a Bot pode te ajudar    

A Bot é uma empresa especializada em recuperação de dados, com mais de 11 anos de experiência no mercado. Podemos ajudar você a salvar seus arquivos e reparar seu HD corrompido.

Contamos com profissionais capacitados e experientes nos mais diversos casos de perda de dados. Além disso, temos os equipamentos ideais e laboratórios higienizados, de acordo com rígidos padrões, para realizar intervenções nos dispositivos.

Com toda essa estrutura e experiência, garantimos altas taxas de eficácia na recuperação de dados e equipamentos danificados.

Quer contar com a nossa ajuda? Saiba que, além de orçamento gratuito, oferecemos também o envio gratuito do dispositivo de qualquer lugar do Brasil. Agora, preencha esse formulário para iniciar a recuperação do seu HD corrompido.