A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

O SSD é uma das peças mais importantes de um computador, pois é nele onde todos os dados ficam armazenados. Por esse motivo é muito importante que você saiba identificar as falhas e saber como consertar seu SSD.

O SSD é abreviação do termo em inglês denominado de Solid State Drive, ou conhecido no português como Unidade de Estado Sólido, que é uma peça de armazenamento mais silencioso e rápido que o antigo HDD.

Como a sua função dentro do computador ou notebook é tão importante, esse texto irá te auxiliar a identificar falhas, descobrir se ele queimou, bem como te ensinar a consertar um SSD e evitar a perda de seus dados.

consertar um SSD falhando

Como saber se SSD está falhando?

Antes de descobrir como consertar seu SSD, é importante saber identificar se ele está falhando. Os erros abaixo são algumas das falhas que podem aparecer:

1. Alguns arquivos de dados não podem ser lidos

Começará a aparecer arquivos no sistema que não poderão ser lidos, isso ocorre porque o sistema identificou que os dados estão em blocos defeituosos na sua unidade de SSD, portanto, você não terá permissão para ler.

Esse erro é um dos indicativos que seu SSD está falhando.

2. O sistema de arquivos precisa ser corrigido

Outro erro é quando começa aparecer um erro de inicialização do Windows chamado “BCD”. Ele pode ser ocasionado por um sinal de bloco defeituoso ou um problema de interface com o seu SSD.

3. Falhas frequentes durante a inicialização

Outro indicador de falha é quando o seu sistema instalado na unidade SSD está travando com frequência durante a inicialização e persiste mesmo após tentativas de reparo, isso significa que logo ele irá parar de funcionar.

4. A unidade SSD torna-se somente leitura

Seu SSD fica em modo de leitura de repente e recusa qualquer operação de gravação sem que você tenha o configurado manualmente para isso. Esse erro indica que seu SSD está corrompido.

5. A unidade SSD fica lenta

Esse erro é mais fácil de identificar, porque o seu SSD começa a desacelerar, ficando lento, o que novamente indica os problemas.

Como saber se o SSD queimou?

Se todo o seu sistema do dispositivo parou de funcionar, impossibilitando acessar todos os dados que estão armazenados nele, é sinal que ele queimou.

Nesses casos, é importante procurar uma empresa especializada para verificar o que houve, apurar o que foi feito e analisar se os dados podem ser recuperados.

Em alguns casos, não é possível a recuperação de dados, por isso é importante que você saiba identificar as falhas e saiba como consertar seu SSD, evitando que ele queime e que você perca seus dados.

É possível recuperar um SSD?

Sim, se o seu SSD está apresentando erros, é possível recuperá-lo com alguns métodos que serão ensinados nesse artigo.

Deste modo, ressaltamos que é necessário que você tenha conhecimento sobre as falhas que podem ser apresentadas pelo SSD para poder recuperá-lo a tempo e não perder seus dados.

Como reparar SSD corrompido sem perder dados?

Há dois métodos para reparar seu SDD corrompido sem perder seus dados.

Conecte SSD em outra porta e cabo SATA ou outro PC

  1. Desligue completamente o PC e desconecte o cabo de energia;
  2. Desconecte o cabo SATA do SSD, mas deixe o cabo de energia conectado.
  3. Conecte o cabo de energia do PC novamente -> ligue-o -> entre no BIOS.
  4. Deixe seu PC parado no BIOS por 30 minutos -> desligue seu PC.
  5. Conecte o cabo SATA de volta ao seu SSD e inicialize seu PC no BIOS novamente.
  6. Navegue até o menu de configurações de inicialização -> verifique se o PC está configurado para inicializar a partir do SSD.
  7. Inicie o Windows e verifique se sua unidade SSD é reconhecida normalmente.

Use o software de recuperação de dados

Outra opção é usar bom sistema de recuperação de dados, há inúmeros softwares com essa opção que são gratuitos:

  • iSkysoft Data Recovery;
  • Recover My Files;
  • Remo Recover;
  • Stellar Data Recovery e outros.

Como consertar um SSD?

Já nos casos em que ele parou de funcionar, há alguns métodos para consertar seu SSD.

Atualize o Firmware do SSD com defeito

Primeiro passo, descubra qual é o modelo do seu SSD entrando no Explorador de Arquivos, clicando com o botão direito do mouse na unidade do SSD com problema e clique em “Propriedades” > “Hardware”, e aparecerá seu SSD.

Segundo passo, com a informação obtida, pesquise a ferramenta de atualização de firmware SSD especifica online, faça o download e instale-a no seu computador.

Por fim, execute a ferramenta de atualização de firmware SSD, confira as versões de firmware do seu SSD na ferramenta e siga as dicas para concluir o processo de atualização do firmware.

Atualize drivers para reparar o SSD

Nesse método, primeiro você irá clicar no botão “Iniciar”, digite “Gerenciador de dispositivos” na caixa “Pesquisar” e irá abri-lo;

Depois, expanda a categoria “Drives de disco”, clique com o botão direito do mouse no driver SSD e selecione “Atualizar driver”. Em seguida, reinicie o computador quando o processo estiver concluído.

Você também pode optar por “Desinstalar” na segunda etapa, reinicie o computador e ele instalará automaticamente o driver de disco.

Rode o CHKDSK para reparar bad sectors do SSD

Comece abrindo a janela do Prompt de Comando: clique no botão “Iniciar”, digite “cmd” na barra de pesquisa, clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando e selecione “Executar como administrador”.

Posteriormente, na janela do prompt de comando aberta, digite “chkdsk g: /f /r /x” e pressione Enter. (substitua “g” pela letra da unidade do seu SSD corrompido.).

Esse processo irá ajudar a verificar se há erros de disco no SSD de destino e a repará-los, se houver.

Reparar SSD corrompido com o software de gerenciamento de partição

Abra o EaseUS Partition Master no seu computador. Depois, encontre o disco, clique com o botão direito do mouse na partição que deseja verificar e escolha “Avançado” > “Verificar sistema de arquivos”.

Posteriormente, na janela de verificar sistema de arquivos, mantenha a opção “Tentar corrigir erros se encontrados” selecionada e clique em “Iniciar”.

O sistema irá verificar seu sistema de arquivos de partição em seu disco, quando terminar, clique em “Concluir”.

Entre em contato com o fabricante do SSD

Se nenhuma das opções acima não funcionar, entre em contato com o fabricante para tentar consertar seu SSD.

Como fazer para recuperar um SSD NVMe ou M.2

No caso de um SSD NVMe ou M.2 você não consegue desconectar a conexão de dados em desligar a conexão de energia como ocorre no SATA, portanto, você tem duas opções:

  • Ligue o cabo de dados do SSD ao seu computador e o ligue. Aguarde por 30 minutos na tela do BIOS, desligue a unidade por 30 segundos e repita.
  • Nos computadores da MAC, ligue enquanto mantém pressionada a tecla ALT / option, onde irá abrir um menu de inicialização. Deixe o SSD no menu de inicialização por 30 minutos, depois desligue por 30 segundos e repita.

Quanto custa recuperar um SSD?

Caso você prefira por consertar seu SSD com um profissional, a média de preço para recuperá-lo pode variar pelos seguintes motivos:

  • Qualificação do profissional escolhido;
  • Tipo da falha;
  • Capacidade do seu disco rígido;
  • Quantidade de dados armazenados;
  • Gravidade dos danos;
  • Marca da sua Unidade de Estado sólido
  • Tempo de vida do seu SSD e entre outros.

Como observado, há inúmeros fatores que implicam na variação de preço para consertar seu SSD, contudo, os valores podem custar entre R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) até R$ 3.000,00 (três mil reais).

Conclusão

O SSD é uma dos sistemas mais utilizados pelas pessoas para armazenagem de dados do seus computadores e notebook e há diversas falhas que pode apresentar, fazendo com que você perca todos seus dados.

Por esse motivo, é imprescindível que você fique atento a todas as evidências de possíveis erros que seu SSD pode apresentar, isto porque, é interessante que você descubra antes que ele queime de vez e isso ocasione um grande prejuízo.

Agora, após esse texto, você sabe como identificar esses erros e até mesmo incontáveis métodos para consertar seu SSD sem precisar de um profissional qualificado para isso e sem perder nenhum dado.

Se mesmo depois de todas as tentativas você ainda não conseguir resolver o seu problema ou se precisa de Recuperação de dados, a Bot pode te ajudar.

Você tem duas possibilidades: (1) trazer ou (2) enviar o seu dispositivo até uma das unidades, para que os técnicos realizem a análise do problema e o orçamento para a recuperação dos dados.

Será necessário apenas preencher o formulário no site e escolher como será a entrega do dispositivo.

Trabalhamos com duas modalidades para recebimento do seu dispositivo: envio gratuito ou entrega em uma das recepções da Bot.

O envio é feito através dos Correios e você poderá enviar o dispositivo via SEDEX de qualquer lugar do Brasil.

Você receberá um código por e-mail após realizar a solicitação pelo formulário do chat.

A Bot está presente de norte a sul do País, com unidades nas principais cidades de cada estado. Neste link você poderá conferir qual é a mais próxima de você. Após preencher o formulário você pode entregar o dispositivo diretamente para a Bot.

Quer conhecer de perto o trabalho da Bot? Dê uma conferida em nossas redes sociais: