A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

O desfragmentador de disco reorganiza os arquivos fragmentados no sistema operacional, ajudando notebooks ou desktops a melhorar a velocidade de leitura dos arquivos do HD.

Ao passar pela desfragmentação, seu dispositivo geralmente abrirá programas e aplicativos muito mais rápido, sem fazer você perder tempo esperando que eles sejam iniciados, evitando que o dispositivo execute funções extras que, geralmente, acabam tornando-o mais lento.

Ou seja, se você quer melhorar o desempenho da sua máquina, pode ser necessário fazer uma desfragmentação de disco – e com uma regularidade específica.

Descubra, no post de hoje, o que é o desfragmentador de disco, para que serve, quando desfragmentar seu disco, como fazer a desfragmentação e quais softwares podem te ajudar neste processo.

Desfragmentador de disco

O que é um desfragmentador de disco?

O desfragmentador de disco reúne e reorganiza os arquivos fragmentados no disco rígido do usuário, movendo os blocos de dados no disco rígido para agrupar todas as partes de um arquivo, reduzindo a fragmentação do sistema de arquivos, aumentando a eficiência da leitura dos dados e, portanto, melhorando o desempenho geral do computador.

Ao mesmo tempo, ele organiza o armazenamento, fornecendo capacidade adicional.

Geralmente, os computadores contam com ferramentas internas de desfragmentação de disco – além de permitir o uso de sistemas externos.

Para que serve o desfragmentador de disco?

Todos os dados e arquivos dentro do seu computador são armazenados em partes diferentes em dispositivos de armazenamento – já que um vídeo, uma foto ou qualquer outro arquivo é composto por pequenos fragmentos de informações, que acabam sendo salvos em locais aleatórios no seu disco rígido.

O sistema operacional sabe onde eles estão e como localizá-los, mas conforme você usa o disco rígido para gravar e excluir arquivos, nem sempre é possível gravá-los com precisão em áreas próximas do disco.

Com isso, devido à forma como os arquivos estão sendo compostos e apagados no HD, com o passar do tempo, espaços aparecem entre essas pequenas partes.

Esse fenômeno é chamado de fragmentação – e é próprio de sistemas de arquivos usados ​​em discos rígidos mecânicos.

Esse problema faz com que o sistema tenha que trabalhar mais para encontrar os fragmentos de arquivos que podem ter se espalhado no disco, fazendo com que, aos poucos, a velocidade de todo o computador diminua gradualmente.

Ou seja, o sistema passa a ser menos ágil e pode demorar mais para realizar algumas tarefas.

Por isso, conforme é utilizado, o PC abrirá aplicativos e programas mais lentamente porque os dados estão desorganizados em várias partes do disco rígido, seja ao salvar ou excluir arquivos, instalar programas ou desinstalá-los.

Para reverter este processo, foi criado o desfragmentador de disco – que reorganiza dados do disco rígido e reúne os arquivos fragmentados, ajudando o computador a funcionar com mais eficiência.

Quando se deve desfragmentar o disco?

Se você é um usuário normal (usa seu computador para navegar ocasionalmente na web, e-mail, jogar e assim por diante), desfragmentar uma vez por mês deve ser suficiente.

Mas, se você usa o PC 8 horas por dia – para trabalhar, por exemplo – deve fazê-lo com mais frequência: aproximadamente uma vez a cada 2 semanas.

Como regra geral, sempre que o disco estiver mais de 10% fragmentado, você deve desfragmentá-lo.

Como fazer a desfragmentação do disco?

Como vimos, computadores com sistema operacional Windows já vêm com o desfragmentador de disco interno instalado.

No Windows 10, 8 e 7, você pode agendar a desfragmentação para acontecer com a frequência desejada.

Se for utilizar o desfragmentador interno, o processo é o seguinte:

  1. Iniciar → Painel de controle → Sistema e segurança. A janela “Ferramentas Administrativas” será exibida. Quando isso acontecer, clique em “Desfragmentar seu disco rígido”
  2. A caixa de diálogo “Desfragmentador de disco” será exibida. Ao vê-la, clique no botão “Analisar disco”. Esta etapa verifica se o disco requer desfragmentação. Uma unidade com 10% ou mais de fragmentação deve ser desfragmentada (se você já usa o computador há algum tempo, a unidade pode mostrar 50% de fragmentação ou mais)
  3. Quando a análise for concluída, clique no botão “Desfragmentar disco”. Uma barra exibirá o progresso da desfragmentação da unidade. Quando o processo de desfragmentação for concluído, a caixa de diálogo “Desfragmentador de disco” mostrará que a unidade não precisa mais ser desfragmentada.

Qual é o melhor desfragmentador de disco?

Como vimos, além das ferramentas internas, também existem ferramentas externas que podem ser utilizadas para desfragmentar seu disco.

Por isso, vamos ver algumas alternativas de sistemas para desfragmentação de disco – e apontar qual deles é o melhor:

Smart Defrag

Desenvolvida pela IObit, esta ferramenta consegue separar registros e pastas de uma desfragmentação.

Ela pode substituir o Desfragmentador de disco do Windows, para desfragmentar rapidamente aplicativos como Metro do Windows e pular a desfragmentação de documentos que ultrapassem um tamanho de arquivo específico.

Com o Smart Defrag, você pode configurar os tempos de inicialização, para torná-la mais rápida, fornecendo, ainda, um recurso de otimização de jogos que melhora significativamente o desempenho dos seus jogos.

O software fornece, ainda, recursos para aumentar a velocidade de acesso rápido, permitindo copiar arquivos na metade do tempo.

Por outro lado, o Smart Defrag não executa a desfragmentação quando o PC está ocioso – o que é uma desvantagem.

Ultra Defrag

Esta ferramenta do Windows permite tanto a desfragmentação interna, como externa, recursos para desfragmentar pastas e arquivos individuais, além de verificar o disco rígido em busca de possíveis erros – um recurso significativo, que a maior parte dos softwares de desfragmentação de disco não possuem.

Ela vem com um conjunto comum de recursos que todos podem usar, e oferece muitas opções avançadas para usuários que precisam fazer alterações específicas no programa.

O Ultra Defrag ainda possui uma ferramenta de registro dedicada para elevar o desempenho geral do sistema.

Além disso, você pode programar a otimização automática com esta ferramenta de desfragmentação de disco do Windows.

Sua única desvantagem é exigir a edição de um arquivo de configuração para desbloquear opções avançadas – o que pode ser complexo para usuários leigos.

Aulogistics Disk Defrag

Considerando recursos e custo-benefício, esta é a melhor ferramenta para desfragmentação de disco.

Este aplicativo para Windows otimiza seu sistema de arquivos para tornar leituras e gravações de arquivos mais rápidas – e mostra uma lista de arquivos fragmentados, em vez de um relatório de fragmentação vago.

Gratuita, esta ferramenta otimiza o armazenamento SSD, para que você não precise de programas separados para desfragmentar HDD ou SSD.

Além de desfragmentar, o Auslogics Disk Defrag remove completamente os arquivos temporários e não usados.

As vantagens deste software são sua leveza, facilidade e praticidade de uso, além de fornecer versão portátil.

Como desvantagem, podemos citar a incapacidade de desfragmentar seu PC em horários específicos ou quando o sistema está ocioso.

Defraggler

Exclusivo para Windows, o Defraggler vem com a opção de desfragmentar os arquivos individualmente ou desfragmentar todo o disco de uma vez.

Seu otimizador de disco permite desfragmentação de arquivos individuais, garantindo velocidade máxima após qualquer tarefa.

Após executar uma análise, ele lista todos os arquivos fragmentados na unidade. Com isso, você pode escolher somente os arquivos que precisa desfragmentar.

Alguns dos recursos deste software são o agendamento de desfragmentações automáticas, exclusão de áreas específicas da desfragmentação e otimização do disco.

Suas vantagens incluem a possibilidade de desfragmentar o disco em uma data pré-agendada ou automaticamente, permitir a desfragmentação durante a reinicialização, além de funcionar bem com HDs externos e drives flash.

Por outro lado, suas desvantagens incluem a instalação por padrão do Google Chrome e o fato de não desfragmentar o PC enquanto ele está inativo.

My Defrag

Um programa de desfragmentação grátis altamente personalizável, o My Defrag oferece 3 níveis de gerenciamento de dados em disco, para melhor otimização e alocação de dados.

Suas vantagens são uma interface limpa e organizada, além da desfragmentação de dispositivos removíveis.

Porém, o My Defrag é complexo de ser utilizado por leigos e não possui atualizações frequentes.

Desfragmentar o disco aumenta a velocidade da internet?

A desfragmentação do disco rígido pode impactar indiretamente a velocidade da internet, por se tratar de um processo que otimiza seu computador ou notebook.

Isso acontece porque, com os arquivos organizados, o sistema operacional não precisa perder tempo procurando pelas informações, conseguindo obedecer aos comandos dados pelo usuário mais rapidamente – incluindo a abertura do navegador, envio ou download de arquivos.

Conclusão

O desfragmentador de disco melhora a performance de notebooks e/ou computadores, reorganizando arquivos fragmentados.

Com isso, o sistema operacional localiza mais rapidamente as informações, reagindo com maior velocidade aos comandos do usuário.

O que reflete, por exemplo, na qualidade de processos – como abertura de páginas no navegador, envio ou até downloads de arquivos.

Porém, para ter efeito, a desfragmentação precisa ser feita periodicamente – em um prazo que depende da frequência de uso do seu notebook/computador.

Por fim, vale lembrar que o Windows possui um desfragmentador de disco interno, que pode ser utilizado para a melhoria do desempenho da sua máquina – mas também existem alternativas de desfragmentadores externos, com recursos diferenciados.

Independente da versão de desfragmentador que você escolher (interno ou externo), não esqueça de fazer sua desfragmentação regularmente para garantir que seu dispositivo tenha o melhor desempenho!

É importante também dizer que caso o processo de desfragmentação esteja muito lento (mais de 6-10 horas) ou estiver travado, isto pode ser sintomas de problemas em setores defeituosos do HD. Nestes casos, é importante desligar ou interromper o processo e se tiver dados importantes no HD, levar o HD a uma empresa de recuperação de dados profissional.