A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Se você tem um bad block no HD, você tem um problema… Quando isso acontece, significa que o dispositivo de armazenamento sofreu algum dano que prejudicou o seu funcionamento. E, portanto, significa que você não vai mais ter acesso aos dados que estavam na área danificada.
Mas não se preocupe: a perda dos dados não é definitiva. Existem formas de recuperar fotos, documentos e arquivos de HDs com bad blocks, desde que você procure as soluções certas — e não tente resolver por conta própria!
A seguir, vamos ver todos os detalhes sobre o que é bad block, o que pode causar esse problema e o que fazer quando acontece. Acompanhe!

O que é Bad Block no HD?

Bad block são defeitos físicos em setores de um HD. Eles aparecem quando acontece algum dano ao dispositivo que prejudica uma área do disco. Essa área, então, pode deixar o computador lento, travar seu carregamento e tornar os dados inacessíveis pelo usuário.

O que é bad block, como recuperar
O termo “bad block” significa “bloco ruim”, ou seja, uma área danificada no HD. Um bloco contém um ou mais setores (ou sectors, em inglês), que, quando danificados, são chamados de “bad sectors”. Então, um bad block pode conter bad sectors, mas não o contrário. Apesar das diferenças, essas expressões são muitas vezes usadas como sinônimos.
Para entender o que é bad block, é importante entender como funciona um HD. Essa é a sigla para Hard Disk (ou disco rígido), que se refere ao principal elemento do dispositivo: o disco que armazena os dados.
Quando você salva um documento ou uma foto no computador, por exemplo, o arquivo vai para um dos setores do disco, que funcionam como “gavetas” de dados. Quando o disco rotaciona em alta velocidade em torno do eixo central, a cabeça de leitura — sustentada por um braço móvel — grava os dados no disco ou, no caminho contrário, lê os dados do disco e transmite ao computador.
Então, o aparecimento de um bad block significa que um desses setores de armazenamento foi afetado e que os dados ali guardados estão inacessíveis ao usuário.

O que é área reservada?

A área reservada é uma solução que a própria tecnologia dos HDs atuais utiliza para não inviabilizar o acesso aos dados do setor danificado.
Quando acontece um bad block ou bad sector, geralmente a própria placa controladora do HD identifica o setor defeituoso e orienta que a cabeça de leitura ignore aquela área. Assim, ela passa pela área danificada sem tentar ler ou gravar qualquer dado, o que tornaria o computador lento ou travado. Portanto, bad blocks não podem ser removidos, apenas marcados como defeituosos.
Além disso, a placa também aciona uma tecnologia de substituição da área danificada. Os dados que estavam no setor problemático são transferidos para essa área de segurança do disco, chamada de área reservada. Trata-se de um setor de armazenamento reserva, usado justamente nesses casos de problemas com o HD.
Esse processo de transferência de endereço do setor danificado para a área reservada é chamado de remapeamento de disco. Isso pode acontecer inúmeras vezes, à medida que a placa controladora identifica problemas no HD, sem que você sequer perceba.
Porém, um HD com muitos bad blocks se torna um problema, porque há um limite de armazenamento da área reservada. Então, quando o HD começar a fazer o remapeamento com muita frequência, é hora de garantir o backup dos dados e trocar por um disco novo.

O que pode causar Bad Block no HD?

Bad blocks podem ser causados por problemas de hardware ou de software, seja pelo mau uso do dispositivo ou por causa de acidentes.
Um bad block físico é o que causa problemas no hardware e pode ser provocado por diversas situações. Pode ser, por exemplo, que o HD tenha sofrido uma queda ou um impacto brusco que fez a cabeça de leitura bater no disco e danificar uma área. Pode ser que, numa tentativa de abrir o HD em casa, alguma sujeira ou gotícula tenha entrado no dispositivo.
Os HDs são dispositivos bastante seguros, resistem a impactos e são lacrados. Mas o seu funcionamento é mecânico, com componentes sensíveis e precisos. Então, eles estão sujeitos a falhas mecânicas que prejudicam o seu funcionamento.
O bad block de software, por sua vez, é causado por algum programa ou problema eletrônico que afeta o HD. Quando há quedas repentinas de energia ou quando você desconecta um HD externo sem removê-lo corretamente, pode ocorrer um bad block. Ataques de vírus e malwares também podem gerar setores defeituosos no disco.

Como evitar Bad Block no HD?

Como você pode ver, muitas vezes o bad block é causado pelo uso incorreto do dispositivo. Portanto, a maioria das situações são evitáveis. Então, cuide do HD para que ele não sofra bad blocks. Veja algumas dicas para isso:

  • Tenha cuidado ao manusear e transportar o dispositivo, especialmente notebooks e HDs externos, que têm mais mobilidade;
  • Armazene os dispositivos em locais estáveis, seguros e protegidos, para evitar que sofram quedas ou impactos;
  • Não faça qualquer intervenção no HD de forma caseira, pois isso pode expor o dispositivo a sujeiras do ambiente;
  • Utilize programas de antivírus, conecte o HD externo apenas a dispositivos confiáveis e tenha cuidado com os downloads para evitar infecções;
  • Utilize nobreak no computador e desligue da tomada em casos de oscilações de energia elétrica, para evitar uma pane;
  • Encerre o computador corretamente (função Iniciar/Desligar do Windows) e desconecte o HD externo somente depois de remover o hardware, para evitar o desligamento repentino.

De qualquer forma, mesmo com todos esses cuidados, vale a pena manter um backup dos arquivos. Você pode utilizar outros dispositivos (um HD externo, por exemplo) e armazenar na nuvem. Guardar os dados em outros dois locais é a maior segurança que você pode adotar para não perdê-los, mesmo que o HD seja permanentemente danificado.

Como saber se meu HD está com Bad Block?

O HD não avisa que surgiu um bad block no disco. Como uma febre ou outra doença no corpo humano, é preciso analisar os sintomas para determinar o diagnóstico.
Então, os sintomas de um HD com bad block incluem:

  • Lentidão ou travamento ao carregar o sistema operacional;
  • Mensagem de erro ao tentar reparar o sistema;
  • Mensagem de erro ao tentar acessar ou copiar arquivos do HD;
  • Dificuldade de reconhecer o dispositivo (quando for um HD externo);
  • Exibição da tela azul ao tentar ligar o computador.

Esses sintomas acontecem quando o HD sofre um bad block e não tem área reservada para substituir o setor defeituoso. Geralmente os HDs mais antigos são assim.
Caso o HD utilize a área reservada para corrigir os bad blocks, você pode não perceber sintoma algum e continuar usando o dispositivo normalmente. Porém, quando os bad blocks se tornam recorrentes e extrapolam a capacidade da área reservada, podem aparecer sintomas mais graves.

Como recuperar HD com Bad Block?

Um HD com bad block que não tem área reservada não permite que você acesse os dados armazenados nos setores defeituosos. Nesse caso, é preciso acionar a recuperação de dados.
Caso o HD use a área de segurança, você ainda tem acesso a eles, mas aquela área danificada não é recuperada. E, se os bad blocks se tornam frequentes e prejudicam o funcionamento do HD, também é necessário acionar a recuperação dos dados para acessá-los novamente.
Para recuperar um HD com bad block, você pode adotar algumas medidas. Mas saiba que nenhuma delas consegue recuperar a área danificada fisicamente, apenas os dados, ok?
Primeiramente, ao identificar os sintomas de bad block, pare de usar o HD para evitar problemas mais graves.
Depois, você pode usar o Prompt de Comando do Windows ou um software de recuperação de dados para tentar reparar os setores danificados.
O sistema identifica as áreas com problemas, não salva mais nada lá e tenta corrigir os erros. Se o problema do HD for um bad block de software, esse procedimento pode resolver. Mas é importante já ter algum conhecimento nos comandos do Windows e no uso desses softwares, já que qualquer uso equivocado pode causar a perda definitiva dos dados e do HD.
Por isso, o ideal é recorrer a um serviço profissional de recuperação de dados. Se o problema for um bad block de software, as chances de recuperação dos dados são muito maiores. E se for um bad block físico, é preciso realizar uma intervenção no HD que somente profissionais da área têm segurança e conhecimento para fazer.

Como a bot pode te ajudar

Uma empresa especializada em recuperação de dados como a Bot é a melhor solução para corrigir problemas de bad block no HD.
A Bot trabalha há mais de 11 anos no mercado e tem experiência nos mais diversos casos de perda de dados. Contamos com profissionais qualificados e especializados para verificar bad blocks físicos e bad blocks de software e recuperar os dados armazenados.
Todo o serviço é realizado em salas com higienização completa e com equipamentos específicos, que garantem as maiores possibilidades de recuperação dos dados.
Assim, você pode acessar novamente todos os arquivos, documentos e fotos que estão armazenados no HD e evitar maiores preocupações.
Agora, entre em contato conosco para fazer um orçamento gratuito. Você pode enviar seu dispositivo, também de forma gratuita, de qualquer lugar do Brasil para fazermos uma avaliação. Preencha agora o formulário e inicie a recuperação de dados do seu HD!