A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Tentou acessar uma unidade e encontrou um erro do dispositivo de E/S? Não se preocupe, esse é um problema comum, que pode ocorrer em HD externo ou interno, assim como em pen drives, cartões SD, CDs e DVDs.

A boa notícia é que a solução costuma ser simples e pode ser encontrada rapidamente. Neste texto, explicaremos em detalhes o que é um erro do dispositivo E/S, quais são seus principais sinais e como corrigi-lo. Boa leitura!

Erro do dispositivo de E/S do disco rígido externo: o que fazer?

O que é um erro do dispositivo de E/S?

O erro do dispositivo de E/S (abreviação para Entrada/Saída) costuma ocorrer quando o usuário tenta ler, gravar ou copiar dados de um dispositivo. Quando isso acontece, a mensagem de erro mais comum é de que “a solicitação não pode ser executada devido a um erro do dispositivo de E/S”.

Contudo, também podem aparecer mensagens como “apenas parte de uma solicitação de ReadProcessMemory ou WriteProcessMemory foi concluída” ou “códigos de erro de E/S: erro 6, erro 21, erro 103, erro 105, erro 131”. Em todos esses casos, você não conseguirá acessar os arquivos do seu dispositivo, nem rodar uma verificação ou formatação do disco.

Mas o que causa esse erro? Alguns motivos incluem problemas de conexão entre a unidade e o seu dispositivo, driver desatualizado, problemas de hardware, entre outros.

Como corrigir o erro de E/S? 

Se o erro do dispositivo E/S acontece quando você tenta acessar seu HD externo ou qualquer outro, então existem algumas opções para corrigi-lo. A seguir, listamos essas alternativas!

Verifique todas as conexões de cabos 

Problemas de conexão podem ser a causa de um erro do dispositivo E/S. Então o primeiro passo para tentar corrigi-lo é conferir todas as portas e cabos. Veja se não há um mau contato ou alguma parte solta, por exemplo.

No seu próprio computador, você pode tentar conectar a unidade a outras portas. Ou então, se tiver outro computador disponível, pode conectar o HD a esse dispositivo. Também existe a opção de trocar o cabo USB e ver se o problema é resolvido.  

Atualize ou reinstale os drivers

Outro fator que pode causar erro do dispositivo de E/S é um driver desatualizado. Por isso, atualize ou reinstale os drivers do seu computador. Para isso, você precisa conectar o disco que está com problemas e ir até o Gerenciador de Dispositivos, usando o atalho Windows + X. Em seguida, clique em “Unidades de disco”, escolha a unidade que deve ser corrigida e selecione “Atualizar driver”. Caso essa opção apareça, clique também em “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado”. Depois, é só reiniciar o computador e conferir se o problema foi resolvido.

Altere o modo de transferência do dispositivo

Outra situação que causa esse tipo de erro é quando o Windows tenta usar um modo de transferência que não é suportado pelo dispositivo. Nesses casos, você precisa acessar o Gerenciador de Dispositivos e clicar em “Controladores IDE ATA/ATAPI” para exibir as opções. Depois, é só selecionar a unidade que você quer corrigir e clicar com o botão direito do mouse, para acessar a aba de Propriedades.

Na janela, vá até as Configurações Avançadas e selecione PIO na caixa “Modo de Transferência” que corresponde à unidade. Depois de clicar em ok, você pode fechar todas as janelas e testar para conferir se o problema foi resolvido.

Use o prompt de comando  

Se nenhuma das soluções até aqui funcionar, você ainda pode tentar uma solução do próprio Windows com o prompt de comando. Para isso, o primeiro passo é conectar a unidade com problemas no seu dispositivo. Depois, você deve abrir o menu iniciar e digitar “cmd”. A opção do Prompt de Comando aparecerá e você precisa clicar em “Executar como administrador”.

Em seguida, digite “chkdsk /f /r /x”, sem as aspas e com a letra da unidade que deseja corrigir com dois pontos. Por exemplo: chkdsk /f /r /x e:. Aperte Enter e espere. O sistema tentará corrigir os erros e, se tudo der certo, sua unidade estará disponível.

Como recuperar dados no erro do dispositivo de E/S?

Caso nenhuma dessas soluções funcione, então é melhor não tentar mais nenhuma alternativa em casa. O ideal é que o reparo seja feito por profissionais para evitar ainda mais problemas e, inclusive, perda dos seus dados.

Se a unidade não tiver conserto, você tem ainda a solução de optar pela recuperação de dados. É possível tentar os passos a seguir em casa, mas recomendamos que você só opte por essa alternativa se já tiver algum conhecimento de informática. Do contrário, é possível que acabe danificando ainda mais a unidade e prejudique depois a recuperação.

Passo 1 – Execute o software de recuperação do disco rígido  

É possível recuperar os dados do seu disco externo usando softwares específicos, como o EaseUS Data Recovery Wizard, disponível gratuitamente. Para isso, você deve executar o software, escolhendo a unidade com problemas e clicando em “Verificar”.

Passo 2 – Encontre dados no disco rígido

Os arquivos encontrados vão aparecer na guia à direita. Ali é possível filtrar também o formato de arquivo que você procura, por exemplo.

Passo 3 – Recupere dados do disco rígido     

Encontrados os arquivos que deseja, você precisa selecionar cada um, visualizá-los e clicar em “Recuperar”. Em seguida, escolha o disco ou unidade externa na qual deseja salvar esses dados e aguarde. O sistema vai fazer a transferência dos arquivos e logo eles estarão disponíveis no dispositivo.

No entanto, esses programas – especialmente os gratuitos – nem sempre funcionam. Além disso, dependendo da quantidade de informação que você salvou, pode ser muito trabalhoso fazer a recuperação dessa forma.

Conclusão

Por isso, existem empresas especializadas em recuperação de dados, como a Bot. Nossos serviços são seguros e não vão danificar ainda mais a unidade. Temos milhares de clientes satisfeitos, no Brasil e no exterior, para comprovar. Acesse nossas redes sociais e conheça mais sobre nosso trabalho!