A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

O disco rígido (hard disk) – popularmente conhecido como HD – é um dos componentes mais importantes do computador, afinal é nele que ficam armazenados todos os conteúdos e dados dos usuários.

Por isso, sempre que ele apresenta algum problema, é preciso resolver quanto antes para não perder arquivos importantes permanentemente.

Ocorreu algum erro e você não sabe como recuperar dados após falha no disco rígido? Continue conosco e descubra por que os contratempos ocorrem e como resolvê-los mais comuns de forma simples!

hd com falha

Por que o HD falha?

Assim como qualquer outro dispositivo eletromecânico, não é impossível que o HD apresente falhas ocasionalmente. No entanto, sempre há um motivo para que o problema ocorra e nós listamos os principais abaixo.

Desgaste das peças

Nada dura para sempre e não seria diferente com o disco rígido. Muitas vezes, as peças que o compõem têm anos de uso e isso pode impactar no seu funcionamento. Componentes muito gastos ou antigos podem ser as responsáveis pelas falhas.

Superaquecimento do hardware

O ideal é que a temperatura do HD fique entre 25ºC e 40ºC. Portanto, quando ele ultrapassa esse limite, acaba superaquecendo e degradando a peça. Em outras palavras, algumas falhas podem aparecer devido à elevação de calor.

Desligar o computador de repente

Outro motivo muito comum é o encerramento repentino do sistema. Desligar a máquina abruptamente pode gerar falhas no hardware, corromper arquivos e dificultar o funcionamento de alguns programas.

Falta de energia

Embora não seja controlável, a falta de energia pode gerar grandes problemas. Isso porque o computador acaba desligando de repente e gerando os mesmos problemas que citamos no tópico anterior.

Sintomas de falha física e lógica do disco rígido

Antes de saber como recuperar dados após falha no disco rígido, é preciso saber quais são os sinais que ele emite quando não consegue desempenhar totalmente o seu papel.

Confira a seguir os dois sintomas principais.

Incapacidade do sistema operacional de reconhecer a unidade

Um dos sinais mais emitidos por HD’s que apresentam falha é o não reconhecimento do hardware. Em outras palavras, o usuário instala o disco rígido, mas o sistema operacional não o reconhece como se ele não estivesse ali.

Ruído contínuo proveniente de dentro do computador

Reparou que seu HD está fazendo barulho? Pode ser um sintoma da falha. Embora alguns computadores não sejam totalmente silenciosos, não é normal emitir ruídos internos altos e contínuos que não existiam antes.

Soluções para uma falha lógica no disco rígido

Podemos considerar uma falha lógica quando o disco rígido está rodando normalmente, mas, mesmo assim, ele não é reconhecido ou os dados armazenados que estão ali não são encontrados.

Para esse tipo de problema, separamos duas soluções bem comuns.

Tente recuperar dados para outro dispositivo

Esse é um bom exemplo de como recuperar dados após falha no disco rígido. No entanto, você precisará de outro computador para fazer o procedimento e um adaptador SATA para USB.

  • Conecte o cabo do adaptador no HD e no 2º computador e encontre todos os dados na parte “Este computador”;
  • A partir daí, será possível encontrar os downloads, imagens, documentos, etc;
  • Por fim, basta transferi-los para esse dispositivo.

Tente formatar a partição

Outra alternativa simples e que geralmente dá certo é a formatação. No entanto, todos os arquivos poderão ser perdidos. Então, se tiver algo muito importante no disco rígido, é melhor recorrer a especialistas em recuperação de dados ou, se conseguir, fazer backup.

  • Clique com o botão direito do mouse no menu iniciar e depois em “Gerenciamento de disco”;
  • Selecione a partição, clique no “X” para excluir o volume e depois clique em “Sim”;
  • Após a exclusão, selecione a partição, clique com o botão direito e vá seguindo as recomendações indicadas na tela.

Soluções para uma falha física no disco rígido

Uma falha física ocorre quando há problemas em alguma das partes do hardware. Ou seja, a peça é quem está apresentando erros e isso pode dificultar um pouco mais o processo.

No entanto, você pode tentar resolver de três formas a seguir.

Tente recuperar dados e faça backup deles em outro lugar

Falhas físicas dificultam o processo de recuperação de dados, pois não há software que resolva esse tipo de problema. Porém, se você está se perguntando “como recuperar dados após falha no disco rígido?”, a resposta mais simples é: faça um backup para outro dispositivo quanto antes.

Verifique se o disco rígido ainda pode ser usado

Nem sempre uma falha física gera “perda total” do disco rígido. Por isso, antes de tomar qualquer medida drástica, analise se ele ainda tem salvação ou se precisará ser descartado.

Caso você não saiba reconhecer, leve o dispositivo para um profissional. Ele, com certeza, poderá te ajudar na identificação.

Envie seu disco rígido para ser reparado

Se, enquanto examinava, você percebeu que o seu HD ainda pode ser salvo, pois apresenta um problema bastante simples, leve-o a um especialista para que ele possa fazer a reparação. Afinal, ninguém quer perder um dispositivo de uma hora para outra.

Mas antes, peça um orçamento e analise se o valor realmente compensa ou se é melhor investir em um novo, pois, por ser um dispositivo de mecânica e eletrônica complexa, normalmente o reparo irá ficar mais caro que um dispositivo novo.

Conclusão

E se mesmo após tentar todas as opções o seu disco rígido ainda estiver falhando, não se desespere. Existem empresas extremamente competentes que fazem a recuperação dos arquivos de forma simples e rápida.

A Bot Recuperação de Dados, por exemplo, já resolveu mais de 100 mil casos de pessoas físicas e jurídicas e está em diversas regiões do Brasil. Entregue o seu disco rígido para quem tem experiência e sabe o que está fazendo! Na BOT, o orçamento sai a partir de 12 horas, dependendo do nível de urgência.

Quer saber como recuperar dados após falha no disco rígido? Entre em contato com a BOT e tenha todos os seus arquivos salvos em apenas alguns dias!