A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Nos tempos de hoje, em que grande parte da vida está armazenada em dispositivos móveis, a última coisa que alguém pode desejar é que o computador pare de funcionar de uma hora para outra.

Seu PC está fazendo um barulho estranho? Você sabe como diferenciar se o som é do HD externo ou de um barulho sem importância? Sabe em qual caso deve procurar um profissional para checar o problema?

Abaixo trataremos sobre esse assunto para que você possa distinguir o que cada ruído significa e quando deve ser ligado um sinal de alerta.

Continue com a leitura do artigo para solucionar o seu problema!

HD fazendo barulho? Descubra o que pode ser e o que fazer!

É normal o HD fazer barulho?

Antes de tudo, vale reforçar que algum nível de ruído é normal na maioria dos discos rígidos. Isso porque eles são estruturas mecânicas, compostas por um disco magnético e um braço mecânico, que lê e registra os dados. Nesse processo, pode ser que você consiga escutar o HD trabalhando em alguns momentos, principalmente quando liga ou desliga o dispositivo.

Mas é preciso prestar atenção. Nem todo barulho é normal. Por isso, trouxemos aqui algumas dicas para identificar situações que podem ser problemáticas, como o HD fazendo muito barulho ou sons estranhos.

HD com barulho de click

Um dos ruídos que mais preocupa donos de computadores e HDs externos é o barulho de clique, também chamado de “clique da morte”. Em geral, essas situações podem indicar que há um dano físico no HD e por isso não é indicado continuar usando e procurar uma empresa de recuperação de dados se os dados são importantes.

HD com barulho de grilo

Mas e quando o barulho é mais baixo e constante, parecendo que tem um grilo dentro do computador ou do HD externo? Nesses casos, é preciso uma avaliação mais completa, mas pode ser que o ruído seja normal.

Como explicamos, o braço mecânico do HD registra e lê as informações nos discos magnéticos, que giram em torno de um eixo. Esse movimento pode ser ouvido em alguns modelos, mas é importante prestar atenção. Mais para frente, mostraremos como testar se está tudo certo com o disco rígido.

HD com barulho de agulha

 Outro som que pode assustar os usuários é o barulho de agulha raspando no HD. Esse som também pode ser sinal de danos físicos na cabeça de leitura e escrita do disco rígido, que faz a leitura das superfícies dos pratos.

Quando essa peça está quebrada ou tem algum outro defeito, ela pode fazer um barulho estranho, então é importante prestar bastante atenção nesse som. Também não recomendamos continuar usando o HD e procurar uma empresa de recuperação de dados se os dados forem importantes.

HD fazendo barulho bip

Mais um ruído que pode ser sinal de problemas é o som de “bip”. Parecido com o clique, esse barulho pode ser resultado de danos físicos (como quedas ou exposição à água e ao calor), falhas no motor, na cabeça de leitura, entre outros problemas. Assim como outros sons estranhos, esse pode ser um problema sério e não recomendamos utilizar mais o HD.

HD externo fazendo “tec tec”

Por fim, um problema comum também pode ser o HD externo fazendo “tec tec”. O som é parecido com o barulho de cliques que explicamos ali em cima e, provavelmente, está relacionado com danos físicos na cabeça do disco rígido.

HD fazendo muito barulho e não reconhece

E quando o HD fazendo muito barulho também está falhando? Nesse caso, é bem provável que a peça tenha sofrido um dano mecânico. É importante conferir se o problema não está no cabo ou na porta USB que você utiliza, no caso do HD externo.

Além disso, um driver desatualizado também pode fazer com que o HD não seja reconhecido. Confira esses elementos e, se mesmo assim não encontrar a solução, veja nossas dicas mais adiante!

Por que o HD faz barulho?

Nas situações acima você já entendeu um pouco sobre os problemas que podem causar barulho no HD. Mas para conseguir solucionar cada um deles, é importante compreendê-los com maior profundidade. Por isso, listamos alguns defeitos que podem estar gerando o ruído.

Fonte de alimentação insuficiente

Se o HD não estiver recebendo energia suficiente, isso pode atrapalhar o seu funcionamento e causar falhas que geram ruído. Em especial, porque o disco rígido é um dos componentes que mais precisa de energia no computador.

O cabo de dados ou porta está com defeito, ou é incompatível

No caso do HD externo, um motivo comum para o barulho pode ser problemas no cabo ou na porta USB. Por isso, tente testar outras antes de levar o equipamento para um especialista.

Danos físicos

A exposição ao fogo, calor excessivo, água ou choques pode estragar o seu HD e causar ruído no equipamento.

Setores ruins (Bad Block)

Bad blocks são, em resumo, um bloco danificado do HD. Hoje em dia, os discos têm uma tecnologia que permite transferir os dados armazenados nessa parte danificada para outra área do componente e, assim, você nem percebe que houve um problema.

Mas a dor de cabeça começa quando seu HD passa a ter muitos bad blocks e esse espaço reserva começa a ficar cheio. Com isso, o disco rígido pode falhar e fazer barulho.

Cabeça está presa

Como já explicamos por aqui, a cabeça do HD é a parte que faz a gravação e leitura dos seus dados. No caso de quedas ou batidas muito fortes, essa peça pode ficar presa nos pratos do disco, causando o barulho.

Mau funcionamento do motor do eixo

Uma das causas mais comuns de barulho no HD é o motor do eixo, que faz os discos girarem durante a gravação e leitura dos arquivos. Quando esse motor para de funcionar ou apresenta problemas, os pratos não giram como deveriam e provocam ruído.

PCB falha ou sofre curto-circuito

Por último, vale alertar ainda que o barulho no HD pode ser causado por falhas na Placa de Circuito Impresso, também chamada de PCB. Oscilações de energia, em especial, podem causar problemas nessa peça e acabar afetando também outros componentes do seu equipamento.

Como testar o HD para saber se está tudo bem?

Mas como identificar qual desses motivos está causando o barulho no HD? A seguir, daremos algumas opções de teste para você entender melhor o que está atrapalhando o desempenho do seu disco.

Passo 1 – Confira se o barulho não vem de outra peça

Essa dica pode parecer óbvia, mas muita gente não se dá conta que o barulho está vindo de outra peça e não do HD. Ventoinhas, fonte de alimentação, alto-falantes e outras peças podem estar com problema e gerando ruído, então preste atenção nelas.

Passo 2 – Acione o comando CHKDSK

Após excluir a possibilidade de serem outras peças com problema, você pode usar o comando CHKDSK para reparar a sua unidade e conferir se essa é a causa do HD fazendo muito barulho. Para isso, basta pressionar as teclas “Windows” e “X” simultaneamente.

Elas abriram um menu, no qual você deve selecionar a opção “Prompt de comando (Admin)” ou “Windows PowerShell (Admin)”, dependendo da versão do seu sistema operacional. Em seguida, é só digitar  “chkdsk C: /f /r /x”, substituindo o C pela sua unidade, e pressionar “Enter”.

Passo 3 – Utilize um software de verificação

Se a solução anterior não funcionar, você pode usar um software para identificar qual é o problema do seu HD fazendo muito barulho. Programas como o HD Tune podem rodar testes na sua máquina para verificar o desempenho e a saúde do disco: Benchmark, Health e Error Scan.

No Benchmark, você pode comparar os resultados do seu HD com outros em bom funcionamento. Já no Health, os resultados devem estar todos ok para o seu disco. Por fim, no Error Scan, todas as opções devem ficar verdes para ter certeza que está tudo certo.

E se, mesmo com resultados positivos, você continuar desconfiando que o HD tem um problema, lembre-se de fazer backup de todos os seus documentos importantes!

Como recuperar HD fazendo muito barulho?

Você já testou e identificou ser o seu HD que está fazendo muito barulho. E agora? Existem algumas formas para tentar solucionar essa questão, antes de levar o disco rígido para reparo.

Verifique a conexão do disco rígido.

A primeira opção para recuperar um HD fazendo muito barulho sem sair de casa é verificar a conexão do disco rígido.

Isso porque esse barulho pode significar potência insuficiente, ou seja, pode ser que seja necessário conectar o disco diretamente na entrada do USB do computador, ao invés de utilizar um hub USB, que pode deixar a conexão instável.

A fonte de alimentação insuficiente pode acabar acarretando ruídos no disco rígido, então, alterar a entrada do USB acaba sendo útil e suficiente em alguns casos.

Envie o disco rígido para reparo.

Por fim, caso nenhuma das alternativas acima funcionem, é necessário enviar o disco rígido para reparo profissional, pois os problemas podem ser mais graves.

Um especialista saberá o processo a ser feito, que normalmente envolve a substituição da placa de controle ou da cabeça do disco.

Conclusão

O HD, apesar de suas características práticas, não é livre de erros. Na verdade, existem vários problemas que podem afetar este tipo de unidade.

Porém, sabendo o motivo que os causa, a maioria deles pode ser resolvido. Porém, todos os métodos de solução envolvem o risco de perda de dados.

Por isso, é fundamental fazer a recuperação dos dados do HD com erro, antes de tentar qualquer solução.

Mas, apesar de ambos os processos — tanto a reparação do dispositivo, como a recuperação de dados — aparentarem serem fáceis, escondem riscos de agravamento do problema e perda definitiva dos dados.

Portanto, o modo mais seguro de recuperar os dados do HD é confiar em uma empresa especializada. Como a Bot!

Aqui, seu disco rígido é tratado por especialistas altamente capacitados, habituados a recuperar diariamente dados de milhares de HDs.

Isso independentemente da marca, modelo ou sistema de arquivos do disco e do tipo de erro apresentado pela unidade.

Para garantir a recuperação de dados mais efetiva, nossos profissionais atuam em uma sala limpa — ambiente onde todas as partículas são controladas, protegendo a integridade do seu HD externo.

Além disso, priorizamos a sua urgência em reaver seus dados. Por isso, trabalhamos com orçamento em, no máximo, 48 horas!

Também buscamos garantir sua comodidade. Para tanto, custeamos o envio do seu dispositivo a partir de qualquer localidade do Brasil.

Confie em quem tem mais de 10.000 casos resolvidos com sucesso, além de uma taxa de 99% de satisfação da clientela: inicie já sua recuperação de dados conosco!