A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

O HD pode fazer vários ruídos que podem indicar que algo não está funcionando bem, mas se ele está apitando, este é um indicador infalível de que seu disco rígido está falhando.

Este som significa que os componentes internos de sua unidade estão tentando fazer a leitura dos dados, mas não estão conseguindo.

Mas, o que isso realmente quer dizer? Aliás, quais são os perigos de um HD estar apitando? Existe uma forma para prevenir que isto aconteça?

Tudo isso você descobrirá neste artigo:

  • O básico por trás do som;
  • Perigos de um HD apitando;
  • Como recuperar HD que está apitando;
  • Prevenção de um disco rígido com bipe.
HD apitando

O básico por trás do som

Geralmente, o HD está apitando porque seus componentes internos não estão se movendo como de costume.

Ou seja, não é um “bipe” programado que você ouve, mas sim o som de partes presas dentro do dispositivo tentando se mover.

Algumas das causas do bipe do disco rígido incluem:

  • Braço do atuador preso;
  • Ação das cabeças empilhadas sob a rampa de estacionamento ou no prato (a fricção que evita que superfícies que estão estacionárias sejam colocadas em movimento);
  • Motor ou eixo quebrado/emperrado (que evita que os pratos girem);
  • Placa de circuito impresso (PCB) em curto.

Perigos de um HD apitando

Geralmente, o prato de um disco rígido gira a milhares de rotações por minuto, e problemas como cabeças de leitura/gravações presas prejudicam a capacidade das partes móveis de localizar seus dados.

Assim, tentar alimentar seu dispositivo enquanto ele tem peças presas só causará ainda mais danos físicos à sua unidade.

No caso de cabeças de leitura/gravações presas, ligar a unidade pode arranhar os pratos, o que causa uma grave perda de dados.

A gravidade dos danos físicos exige a ajuda imediata de um serviço de recuperação de dados, como a Bot.

Afinal, se você continuar a inicializar sua unidade sem resolver o problema, não só piorará a condição dela, como também pode eliminar suas chances de uma recuperação de dados bem-sucedida.

Mas, contanto que a unidade seja deixada desligada e mantida intacta, seus arquivos podem ser recuperados.

Como recuperar HD que está apitando?

Se seu HD está apitando, não demore para procurar uma assistência especializada. Mesmo que o motor ainda não esteja preso, ele pode ficar se você continuar a ligar o HD sem resolver a causa do problema.

Mas, não tente uma recuperação por conta própria.

Um HD que está apitando apresenta danos físicos que você simplesmente não pode consertar sozinho.

Os vídeos de instruções até podem parecer úteis, mas abrir sua unidade fora de um ambiente de sala limpa só servirá para expor sua mídia a impurezas, causando mais danos e limitando as chances de recuperação bem-sucedida dos seus dados.

Ou seja, a única forma de lidar com um HD que está apitando e recuperar seus dados é enviar a unidade para uma empresa profissional de recuperação de dados, como a Bot.

Não existem soluções seguras do tipo “faça você mesmo” para corrigir cabeças de leitura/gravações presas e evitar uma ida a um laboratório de recuperação de dados.

Como prevenir ter um disco rígido com bipe

Desastres de perda de dados, como HD apitando, são mais geralmente causados por danos físicos, como deixá-lo cair.

Portanto, tome cuidado extra ao manusear suas unidades externas ou seu dispositivo com um disco rígido interno, eles realmente são muito sensíveis a impactos.

Conclusão

Se seu HD está apitando, isso é um sinal de que seu disco rígido está falhando e que você precisará de ajuda especializada para resolver a questão.

Nós, da Bot, podemos tratar seu disco rígido e recuperar seus arquivos em todos os tipos de cenários de perda de dados, incluindo quando um HD está apitando.

Graças à nossa atuação em uma Sala Limpa – certificada pela norma US Federal Standards 209 – você pode confiar que seu HD está totalmente protegido e não será prejudicado por nenhuma impureza do ambiente.

Além disso, trabalhamos com os equipamentos da ACELab, simplesmente a maior fabricante do mundo de equipamentos profissionais para recuperação de dados.

Torne-se um de nossos mais de 60.000 casos resolvidos e inicie já sua recuperação: custeamos o envio do seu equipamento a partir de qualquer localidade do Brasil, enviamos o diagnóstico e o orçamento em até 48h – ou menos!