A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

HDs são dispositivos bastante robustos. Eles contam com uma estrutura confiável para evitar danos. Porém, acidentes acontecem e podem danificar o HD fisicamente, o que pode afetar também os dados armazenados.

Mas será que tem como recuperar HD danificado fisicamente? Se você já acompanha nossas publicações aqui no blog, sabe que são poucos os casos em que não há uma solução para a recuperação de dados e dispositivos. No caso dos HDs danificados, também há solução.

Porém, essa situação requer alguns cuidados e intervenções profissionais para não colocar os dados e o dispositivo em risco. A seguir, você vai entender como é possível recuperar um HD danificado e os dados que ele armazena. Siga conosco:

hd danificado fisicamente

Tem como recuperar um HD danificado?

Sim, tem como recuperar um HD danificado fisicamente. Mas é preciso avaliar o que causou o dano e qual foi o impacto ao funcionamento do HD. Em alguns casos, a recuperação do dispositivo e dos dados pode ser mais simples; em outros, os danos podem ser irreversíveis e tornar os dados irrecuperáveis.

Vamos lembrar como o HD funciona para entender melhor. Um HD é formado por um ou mais discos rígidos, que guardam os dados. Para ler e registrar arquivos no HD, existe uma cabeça de leitura, movimentada por um braço móvel, enquanto os discos rotacionam em alta velocidade. E todo esse funcionamento é controlado por uma placa eletrônica.

Um HD danificado pode ter problemas em qualquer parte desta estrutura. Se os danos afetarem a placa, a cabeça de leitura, o braço móvel ou até mesmo a carcaça do HD, mas deixarem o disco rígido ileso, as chances de recuperação do dispositivo e dos dados armazenados é maior.

Afinal, é no disco que estão armazenados os dados — então, basta recuperar os demais componentes do HD. Em casos de incêndio, por exemplo, o disco pode resistir ao fogo, enquanto as outras peças são queimadas.

Porém, se o disco foi afetado, as possibilidades de recuperação são menores, mas ainda assim possíveis.

O que pode danificar um HD?

É interessante entender quais são as causas dos danos ao HD para identificar a melhor maneira de recuperá-lo.

Como dissemos, HDs têm uma estrutura confiável, que resiste bem até mesmo a pequenas quedas e altas temperaturas. Mas existem situações mais drásticas que podem danificar o HD fisicamente e prejudicar seu funcionamento:

  • Quedas e impactos bruscos podem quebrar componentes do HD;
  • Exposição ao sol e à umidade ou contato com água e fogo podem queimar o HD;
  • Quedas ou picos repentinos de energia também podem queimar o HD;
  • Desligamento incorreto do computador ou HD externo também podem queimar o HD;
  • Tempo de uso além da vida útil do HD também pode começar a causar danos.

Essas situações, além de estragar o dispositivo, também tendem a corromper os arquivos e inviabilizar o acesso a eles.

Como identificar um HD danificado fisicamente?

Um HD danificado fisicamente costuma apresentar alguns sintomas. Estes são os principais sinais que você pode identificar:

  • HD fazendo barulho;
  • HD não é reconhecido pelo sistema;
  • HD apresenta arquivos corrompidos;
  • Computador trava ou fica lento;
  • Computador apresenta tela azul.

Ao identificar esses sintomas, é importante parar de usar o dispositivo e procurar uma solução antes que o HD seja mais afetado e mais dados se percam.

Como recuperar HD danificado fisicamente?

A recuperação de um HD danificado fisicamente exige um serviço profissional. Jamais tente abrir e consertar o HD em casa.

Sem conhecimento, sem ferramentas certas e sem o ambiente adequado, você acaba deixando entrar sujidades no dispositivo e ainda pode se complicar ao montar e desmontar o HD. Dessa maneira, os danos podem ser incontornáveis.

Por isso, quando você identificar os sintomas, procure uma empresa especializada como a Bot para recuperar o HD danificado. Detalhe ao profissional o que pode ter acontecido com o HD para facilitar o diagnóstico. Assim, os profissionais vão saber definir os melhores procedimentos.

Em ambientes controlados, eles podem abrir o HD com segurança para identificar e reparar os danos. Muitas vezes, é preciso substituir as peças afetadas por outras peças idênticas, o que só deve ser feito por profissionais especializados.

É o que acontece quando a placa controladora queima, por exemplo. É preciso adquirir uma nova placa, idêntica àquela, e fazer a substituição dos componentes danificados. Nesse caso, é possível recuperar os dados na grande maioria dos casos, já que basta reparar o funcionamento da placa.

Essa substituição também pode ser feita quando o braço móvel ou a cabeça de leitura, por exemplo, estão danificados devido a uma queda ou impacto brusco. Em alguns casos, acontece apenas o desalinhamento, então é preciso realinhar as peças.

O problema é que danos nessas peças costumam também afetar o disco. Se a cabeça de leitura encostar no disco, por exemplo, pode causar bad blocks que são setores defeituosos no HD. Nesse caso, é preciso ter ferramentas de data recovery, com funções avançadas, para recuperar o máximo possível de dados.

Como recuperar dados de HD danificado?

Geralmente, uma empresa especializada trabalha para recuperar tanto os dados quanto o dispositivo. Por isso, ao adotar procedimentos para recuperar o HD danificado, os profissionais se preocupam também em recuperar os dados armazenados.

Como dissemos, se o disco não for afetado, a recuperação dos dados se torna mais fácil. Porém, se o disco for prejudicado, é preciso avaliar os danos e tentar recuperar o que for possível.

Você também pode tentar rodar softwares de recuperação de dados. Mas eles não conseguem reparar os defeitos do dispositivo, apenas tentam resgatar os dados armazenados. Além disso, saiba que qualquer procedimento incorreto pode inviabilizar a recuperação dos dados mesmo que depois você procure uma empresa especializada.

Por isso, não hesite em falar conosco para recuperar o seu HD danificado e os dados armazenados nele. A Bot é uma empresa especializada em recuperação de dados e pode executar o serviço nos seus dispositivos com total segurança e com os equipamentos corretos.

A experiência de mais de 11 anos da Bot no mercado habilita nossos profissionais a lidar com todo tipo de perda de dados, com altas taxas de sucesso na sua recuperação.

Se você quer saber quanto custa a recuperação do seu HD, faça um orçamento gratuito conosco. Você pode enviar o dispositivo para avaliação também de forma gratuita. Preencha o formulário agora!