A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Para quem busca um melhor desempenho no computador, um dos dispositivos que mais gera resultados positivos é a adição de um SSD. Isso porque a tecnologia desse dispositivo tem se destacado em relação ao HD, devido à sua alta velocidade, resistência a impactos e baixo consumo energético.

Para quem ainda não conhece um SSD, a sigla significa “Solid State Drive”, que traduzido para o português quer dizer “armazenamento de estado sólido”, se diferencia essencialmente por ser eletrônico e não mecânico, sem possuir discos como o HD (disco rígido). Se você não teve algum contato com esse dispositivo, provavelmente já ouviu falar sobre os benefícios que eles trazem na hora de iniciar seu computador, sendo uma grande diferença se comparado ao HD.

SSD

Qual a diferença entre SSD e HD?

O SSD se diferencia do HD principalmente pela forma como ele armazena e transmite os dados, e em alguns casos essa transferência de dados pode ser até 10 vezes mais rápida. Nós já explicamos aqui no nosso blog a diferenças entre HD e SSD, porém, a preferência varia de pessoa para pessoa. Por mais que o SSD seja mais rápido, isso não significa que ele é totalmente superior ao HD, e o mesmo vale para o inverso.

Ressaltamos a importância de conhecer a funcionalidade de cada um para saber escolher o melhor dispositivo para a sua máquina e pensando nisso, postamos um artigo completo para entender as diferenças e vantagens de cada um. Leia mais sobre qual a diferença entre SSD e HD.

Por que escolher SSD?

Atualmente temos várias maneiras de armazenar dados, mas você deve estar pensando no por que de escolher um SSD. Primeiramente, observe sempre as suas necessidades e se o seu computador atende a elas. Se você deseja mais velocidade de gravação, mais velocidade de leitura, menos ruído, um dispositivo resistente às quedas ou choques e também economia de energia, estão aí vários motivos para comprar um SSD.

Depois de identificar que seu computador precisa de um SSD, para escolher um SSD ideal, você precisa ficar atento alguns pontos importantes, como capacidade, durabilidade, interface com a placa mãe, desempenho, marca, modelo, entre outros. Mas não se desespere, se você não sabe qual a melhor marca com um custo-benefício acessível, leia este artigo até o final. Listaremos as 5 maiores marcas de SSD e mais conhecidas em 2021.

Como escolher o melhor SSD?

Ninguém quer comprar um hardware incompatível, não é mesmo? Para escolher um ótimo SSD é preciso saber a compatibilidade dele com seu computador, por isso a necessidade de avaliar as características principais de cada um. Verifique sempre os pontos abaixo:

Interface com placa mãe (conexão)

O primeiro passo para escolher o SSD é verificar a conexão que o computador possui na placa mãe, a maioria dos SSDs usam a porta SATA para se conectarem. É importante ficar atento à qual geração essa porta pertence, pois se usar alguma que limita a velocidade do seu SSD, te dará a impressão de que pagou por algo que não foi o ofertado.
Por exemplo, as portas SATA II trabalham no máximo em 3 Gb/s e podem acabar limitando a velocidade do dispositivo. O recomendado é usar em portas SATA III, que trabalham a 6 Gb/s.
Existem outros modelos também, que possuem a conexão M.2, sendo menores e que se encaixam direto em um slot da placa mãe. Mas, mesmo sabendo disso é necessário estar atento ao padrão do seu computador e do SSD.

Capacidade

É um fator que dependerá da sua necessidade e condições no momento, pois quanto maior a capacidade de armazenamento de um SSD, mais espaço você terá para instalar programas e guardar arquivos. Porém, quanto mais espaço, mais caro será o dispositivo, já que a capacidade geralmente varia entre 64GB e 1TB.

Durabilidade

A maioria dos SSDs possuem longa durabilidade, mas é sempre bom buscar referências de outras usuários que compraram. Normalmente a vida útil do SSD é limitada e tudo depende da quantidade de gravações que são feitas. Em geral, os fabricantes afirmam que a durabilidade de SSDs é de 10 anos, caso seja utilizado de forma intensa, e mais de 10 anos se for utilizado de forma moderada.

Desempenho

Os fabricantes oferecem informações sobre a capacidade de leitura e gravação que o SSD em questão consegue atingir, então sempre busque por opções que tenham os maiores números para alcançar uma velocidade maior. Existem dois tipos de velocidades de SSDs que influenciam no desempenho, elas são: aleatória e sequencial. Procurar alguns vídeos de testes na internet para ver se a opção escolhida realmente atinge o que é prometido pode te dar mais segurança na hora da sua escolha.

Tamanho

O SSD possui um tamanho médio de 2,5 polegadas de largura, mas isso pode variar de modelo para modelo. Lembrando que é necessário saber se o tamanho do SSD é compatível com a entrada do seu computador ou notebook.

Interno ou externo

Para escolher um SSD interno ou externo é preciso saber qual a sua necessidade do momento.  Pode ser uma opção integrada ao sistema, que além de armazenar dados, melhora o desempenho da sua máquina ou pode ser um SSD externo, que é uma alternativa portátil para guardar arquivos com uma leitura e escrita de alto desempenho.

Marca

Para escolher a melhor marca de SSD é importante atentar-se a garantia oferecida pelo produto, a assistência técnica, qualidade do produto e opinião de outros usuários. Isso porque alguns modelos possuem marcas reconhecidas, mas o seu desempenho pode não ser como o esperado.

Modelo NVMe

Os modelos NVMe possuem uma tecnologia mais avançada, que permite alcançar uma velocidade mais alta. Em alguns casos, esses SSDs são até 3x mais velozes que um convencional. Caso queira esse modelo, é importante verificar se o seu notebook ou placa mãe tem suporte para essa tecnologia.

Qual o melhor SSD?

É uma pergunta que tem uma resposta pessoal, por isso mencionamos diversas características que precisam ser consideradas na hora de comprar um SSD, já que existem diversas marcas e modelos. Nesse artigo, separamos 5 ótimos modelos e de diferentes marcas, veja a lista abaixo:

SSD

1º – Samsung 970 Evo Plus

O 970 EVO Plus é um SSD muito rápido e com desempenho incrível! Ele é equipado com a tecnologia avançada V-NAND e otimização de firmware, e isso maximiza o potencial da largura de banda do NVMe para computação. Possui dissipador de calor  e sua proteção térmica dinâmica monitora e mantém automaticamente as temperaturas operacionais ideais para minimizar as quedas de desempenho.

 

  • Capacidade: 250GB/500GB/1TB/2TB
  • Interface: PCIe Gen 3 x4 M.2
  • Garantia: 5 anos
SSD

2º – Corsair MP400

O Corsair MP400 é um SSD gamer com um ótimo custo-benefício que oferece grande capacidade de armazenamento com velocidades de dados extremamente rápidas de até 3.400 MB/s de leitura sequencial e 3.000 MB/s de gravação sequencial, muitas vezes mais rápidas que os SSDs Sata tradicionais. Possui interface Gen3 PCIe x4 NVMe que garante ampla compatibilidade e desempenho de alta largura de banda. Seu formato é M.2 2280 que encaixa diretamente na placa-mãe sem a necessidade de cabos. A empresa também oferece o software CORSAIR SSD Toolbox que permite controles avançados da unidade no desktop.

 

  • Capacidade: 1TB/2TB/4TB/8TB
  • Interface: PCIe Gen 3 x4 M.2
  • Garantia: 5 anos
SSD

3º – Intel Optane 905P

O Optane SSD 905P foi projetado para as mais exigentes cargas de trabalho de armazenamento nos sistemas cliente, oferecendo alto desempenho de leitura/gravação aleatória avaliada em 575.000 IOPS, ótima execução no armazenamento e baixa latência de menos de 11μs². A Intel também disponibiliza software que permite que os desenvolvedores otimizem os aplicativos para aproveitar os atributos exclusivos da tecnologia Intel® Optane. É Considerado um SSD muito rápido e com alta confiabilidade no armazenamento!

 

  • Capacidade: 1,5 TB
  • Interface: 5in PCIe* x4
  • Garantia: 5 anos
SSD

4º – SK Hynix Gold P31

O SK Hynix Gold P31 é um ótimo SSD e possui excelente custo-benefício. É considerado um dispositivo voltado para gamers, designers e criadores de conteúdo devido ao seu alto desempenho e tecnologia de armazenamento 4D NAND Flash de 128 camada. A SK hynix garante a sua alta resistência e informa que realizou mais de mil horas de testes em altas temperaturas no teste dos SSDs.

 

    • Capacidade:  500GB/1TB
    • Interface: PCIe Gen 3 x4 M.2
    • Garantia: 5 anos
SSD

5º – Silicon Power US70

Esse SSD é incrivelmente rápido comparado ao seu valor! Fornece ótimo desempenho de leitura/gravação sequencial e leitura/gravação aleatória com interface PCIe Gen3 x4 super rápida para velocidades de leitura/gravação de até 3.400 MB/s e 3.000 MB/s NVMe 1.3. Possui alto desempenho, além de menor consumo de energia e um pequeno fator de forma para a flexibilidade do sistema, sendo ótimo para gamers. Suportando o mecanismo RAID, o P34A80 também mantém a estabilidade do sistema e a integridade dos dados até mesmo nos aplicativos mais exigentes que dependem de um desempenho de armazenamento superior.

 

  • Capacidade: 1TB/2TB/4TB/8TB
  • Interface: PCIe Gen 4 x4 M.2
  • Garantia: 5 anos

Conclusão

Escolher um SSD não é algo tão difícil, se você considerar todos os pontos que mencionamos nesse artigo, já entenderá bastante para escolher o dispositivo ideal para o seu computador ou notebook. Essencialmente, só é preciso observar a compatibilidade da conexão, dimensionar a capacidade e nível de velocidade que você precisa usar.

Existem diversas opções de SSD no mercado, citamos algumas com as diferentes interfaces de conexão que te ajudarão nessa jornada de compra. Caso você esteja procurando um novo SSD porque o seu queimou e os seus arquivos foram perdidos ou apagados, nós da Bot somos referência e líder multinacional em recuperação de dados!

Quer fazer um orçamento grátis para saber quanto ficará? Preencha nosso formulário para iniciar o processo. O envio do dispositivo também é gratuito e é feito por frete expresso de qualquer endereço do Brasil!