A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Ao pesquisar um novo computador ou notebook, buscamos uma máquina que atenda nossas necessidades e caiba nossos arquivos e softwares. Muitas vezes o nosso PC tem um mau desempenho por atingir quase a capacidade máxima de armazenamento de dados, despertando a necessidade de aumentá-la. Mas com isso vem a dúvida: como saber qual o melhor dispositivo para a sua máquina nesse momento? Primeiramente é necessário entender o que é cada uma das tecnologias, para depois selecionar o modelo/marca ideal para você.

Podemos dizer que a tecnologia de armazenamento de dados evolui a cada dia e atualmente existe principalmente duas formas de armazenar seus arquivos, são elas: HD (disco rígido) e SSD (disco sólido).

HD e SSD

Qual diferença de SSD para HD?

O SSD e o HD são unidades de armazenamento de dados, que apesar das duas tecnologias servirem para o mesmo fim, elas funcionam de formas diferentes.  Sabendo o que cada um é, fica mais fácil de concluir quais as diferenças entre eles.

O que é um SSD?

SSD vem do termo inglês, Solid State Drive, que significa Unidade de Estado Sólido.  Esse nome foi dado por não possuir partes mecânicas e móveis, seu funcionamento ocorre por componentes eletrônicos, por isso são mais rápidos, menores e gastam menos energia que um HD. Seus dados são mantidos em células de memória flash, a mesma usada em smartphone, tablets e computadores mais novos, constituídos por um controlador que faz a comunicação da memória com a máquina e ativação da célula, por um Floating Gate, que é onde os dados ficam salvos e são isolados por camadas de óxido de silício dotado de carga negativa.

SSD

Vantagens do SSD

Velocidade

O SSD alcança maior velocidade, que garantem mais agilidade ao iniciar um sistema operacional ou abrir programas e arquivos em comparação ao HD convencional;

Silencioso

Como o seu funcionamento não envolve nada mecânico, apenas o acesso às memórias Flash, eles são mais silenciosos;

Mais resistente

Por não possuir discos móveis como o HD, o SSD é mais resistente ao impacto. Além disto, por não sofrer interferências magnéticas ele não sofre possíveis perdas ou corrupção de arquivos por esse motivo;

Baixo consumo de energia

O SSD chega a gastar duas vezes menos energia que um HD convencional. Vantagem especialmente importante para laptops, pois sua bateria fora da tomada durará muito mais com ele.

Desvantagens do SSD

Preço mais caro

O preço por GB sai mais caro no caso do SSD, por ser uma tecnologia mais nova e pelos outros benefícios que ele traz;

Vida útil menor

Apesar de eles serem mais resistentes fisicamente, cada gravação feita no SSD gasta mais a sua cédula tirando um pouco de sua capacidade de segurar cargas elétricas;

Pouco espaço de armazenamento

Comparado ao HD, eles têm menos opções de espaço de armazenamento para venda no mercado.

O que é um HD?

O HDD também vem do termo inglês, Hard Disk Drive, em português significa Drive de Disco Rígido, mas é mais conhecido como disco rígido (HD). É constituído por discos móveis, utilizados para armazenar os dados e um braço mecânico, que faz a leitura e escrita. Cada disco do HD, que pode ser de alumínio, cerâmica ou vidro, é revestido com um material magnético que fica a nanômetros de distância da cabeça magnética, que conta com um conjunto de ímãs. Os dados são gravados à medida que o disco gira com uma espécie “de agulha” e essas informações são mantidas mesmo quando o aparelho é desligado.

Vantagens do HD

Mais acessível

Os HDs convencionais são mais baratos, mesmo oferecendo um espaço de armazenamento maior, sendo mais acessível;

Maior capacidade de armazenamento

Os HDs possuem inúmeras opções de tamanhos para armazenar seus arquivos. Atualmente no mercado a capacidade varia entre 500 GB e 18 TB.

Desvantagens do HD

Tecnologia mais antiga

Por ser criado primeiro e estando presente nos primeiros computadores, a tecnologia do HD é mais antiga;

Tempo de leitura e escrita menor

Por ter o funcionamento mecânico, o tempo que ele leva para acessar ou modificar os dados é bem maior em comparação ao SSD. A sua velocidade de leitura e gravação de dados pode variar entre 50 e 120 MB/s;

Ruído

Como os processos de leitura são feitas pela cabeça magnética em discos rígidos, é possível escutar o barulho de um HD processando as informações dos dados;

Frágil

Por possuir discos móveis que são acessados por uma cabeça magnética, se você fizer um movimento brusco ou causar uma queda no dispositivo durante esta ação, o HD pode ser facilmente danificado causando a perda dos dados ou corrompendo-os.

SSD ou HD, qual o melhor?              

Esta é uma pergunta que todo comprador que deseja adquirir um notebook ou computador deve fazer, porém, não existe uma resposta pronta para ela, já que a necessidade varia de pessoa para pessoa. Se você procura uma tecnologia que permite mais velocidade em armazenamento, desempenho melhor no sistema operacional, o SSD é o mais indicado. Contudo, se precisar de uma capacidade maior de armazenamento de dados, com um preço mais acessível, o HD atenderá melhor.

hd ou ssd

Como saber se é HD ou SSD?

Os dois dispositivos possuem características físicas diferentes, um HD possui discos rígidos, são maiores, mais pesados, já o SSD, são menores, mais finos, mais leves e possuem chips.

Devo trocar o meu HD por um SSD?    

A troca do HD pelo SSD será conforme a sua necessidade e disponibilidade. Se for viável, verifique se a sua máquina possui compatibilidade para receber um SSD, já que são dispositivos fisicamente diferentes. E antes de tomar qualquer decisão, sempre pesquise e peça a opinião de algum profissional da área para te ajudar, pois, essa troca pode afetar seus arquivos e sistema operacional.

Após esse processo e você identificar que o seu computador ou notebook é compatível com o SSD, ele poderá oferecer um desempenho bem superior ao atual. Mas mantenha seu HD convencional apenas para fazer o armazenamento de arquivos ou programas que sejam menos importantes, isso poderá prolongar a vida útil do SSD.

SSD ou HD para jogos?   

É necessário considerar que os jogos possuem enormes quantidades de dados a serem processados e um SSD ajuda os jogos a carregar e funcionar mais rapidamente, evitando o travamento e sem comprometer o restante do seu PC. Então o SSD será a melhor solução para melhorar o desempenho dos jogos e do seu computador.

HD ou SSD para notebook?

Vale mencionar que cada vez mais os HDs estão em desuso nos notebooks, que estão sendo lançados somente com SSD de fábrica, porém, fica a caráter do cliente escolher o dispositivo que ele deseja já que ambos têm benefícios para uma determinada necessidade.  Uma solução para um custo-benefício melhor é usar sempre o armazenamento híbrido.

SSD e HD, posso usar os dois juntos?            

É possível usar os dois juntos, porém é preciso verificar a disponibilidade no seu computador ou notebook para os dois dispositivos. Essa é uma alternativa para deixar o PC mais rápido e ter uma maior capacidade de armazenamento, alcançando a vantagem dos dois dispositivos.

Caso opte em colocar os dois, fique atento, pois ao aderir às duas tecnologias é preciso configurá-los corretamente em sua máquina para obter o maior desempenho deles. Dessa forma, sugerimos que o SSD seja usado para instalar o sistema operacional e programas que você vai abrir com mais frequência, enquanto o HD fica responsável por guardar suas fotos, vídeos e outros arquivos mais pesados.

Conclusão

Em síntese, os dois dispositivos de armazenamento de dados têm a mesma função, porém cada um apresenta seu próprio conjunto de características, por isso o consumidor precisa entendê-las para poder identificar qual unidade de armazenamento atenderá melhor as suas necessidades.

Se você precisa armazenamento de dados, mas com melhor desempenho e velocidade, a indicação é um notebook ou desktop equipado com SSD. Mas se for para armazenar uma abundância de arquivos com preço mais acessível, você pode investir em um HD de maior capacidade.

Em todos os casos, seja SSD ou HD, você precisa deixar um espaço a mais em sua unidade, não atingindo o limite máximo, pois o sistema operacional precisa de muito espaço em disco para funcionar e a falta dele pode causar lentidão e travamentos.