O recorrente erro acontece em unidades de armazenamento Flash, mas pode ser resolvido.
Em pleno século 21, é bem improvável que você nunca tenha utilizado uma unidade de armazenamento com conexão USB, como um Pen Drive ou qualquer outro dispositivo de armazenamento de memória Flash. Por isso, a mensagem “Insira um disco na unidade de USB” também já pode ter aparecido para você.
Esses aparelhos são extremamente comuns e eficazes quando o assunto é versatilidade em armazenamento. Entretanto, existe uma alta chance de você já ter se deparado com o mau funcionamento de algum desses dispositivos.
No guia de hoje, você vai aprender a como solucionar um problema recorrente em unidades de armazenamento USB, cujo prompt do erro é apresentado principalmente como: “insira um disco na unidade USB”.
O que significa “insira um disco na unidade USB”?
Se você se deparar com essa mensagem, não se assuste, é um erro bem comum que afeta usuários de diversos sistemas operacionais.
Esse problema pode estar relacionado aos seguintes casos:
- Seu dispositivo removível não está bem conectado;
- Sua unidade USB não é reconhecida pelo computador;
- Seu dispositivo está inacessível;
- O dispositivo pode estar danificado, com vírus, malware e etc.
Como identificar o problema “insira um disco na unidade de USB”?
É muito simples. Esse erro é identificado por três fatores principais:
- Mensagem “Insira um disco na unidade de USB” ao tentar acessar a unidade;
- Mensagem “O Windows não conseguiu completar a formatação” ao tentar formatar o dispositivo;
- Apresentação de “0 bytes usados”, “0 bytes disponíveis”, “sem mídia” nas propriedades do pen drive.
Caso tenha identificado algum desses fatores no seu dispositivo de armazenamento Flash, continue lendo, pois iremos mostrar diversas soluções para lidar com esse problema.
Como resolver o problema “insira um disco na unidade de USB”?
Vamos começar com algumas medidas mais simples e precauções extremamente válidas para então avançarmos para soluções mais específicas.
1. Alterar a conexão da unidade USB
Primeiramente, é recomendado que antes de partirmos para as demais possíveis soluções, você verifique se seu pen drive está conectado corretamente.
Caso você esteja utilizando um computador desktop, tente conectar seu dispositivo de armazenamento Flash nas entradas posteriores da sua máquina.
As conexões USB posteriores têm uma maior estabilidade na leitura de dados e no reconhecimento de dispositivos pois está conectada diretamente à placa-mãe. Portanto, vale a pena fazer esse teste antes de prosseguirmos.
2. Verificar se há alterações de hardware
Existem outras medidas que devemos priorizar antes de partirmos para soluções mais específicas.
É possível que seu dispositivo não esteja instalado ou não tenha sido instalado corretamente. Por precaução, vale seguir esses passos:
- Acesse “Este Computador”;
- “Gerenciar”;
- “Gerenciador de dispositivos”;
- Clique com o botão direito no ícone do seu dispositivo USB que estará localizado na aba “Unidades de Disco”;
- Selecione “Verificar se há alterações de hardware”;
- Verifique se o erro foi solucionado.
3. Atualizar driver
Podemos complementar a precaução da solução número 2 verificando se os drivers da sua unidade de armazenamento Flash estão atualizados.
- Acesse “gerenciador de dispositivos”, novamente;
- Clique com o botão direito do Mouse no ícone do seu dispositivo USB, que estará localizado na aba “Unidades de Disco”;
- Selecione “Atualizar driver”;
- Verifique se o erro foi solucionado.
Se após essas precauções o erro persistir, as próximas soluções abordarão formas mais eficientes e específicas de como resolver o erro ”insira um disco na unidade USB”.
4. Atribuir uma nova letra de unidade à unidade USB
Quando pensamos em possíveis soluções para o erro discorrido, há uma grande probabilidade de existir um conflito entre seu pen drive e alguma partição do seu computador. Isso resulta na mensagem de erro ao acessar o pen drive: “insira um disco na unidade USB”.
Caso você identifique que, alguma unidade de armazenamento do seu computador compartilha a mesma letra atribuída ao nome do disco do seu pen drive, siga os passos abaixo para modificar manualmente a letra atrelada a sua unidade de armazenamento USB.
- Pressione “Botão do Windows” + “X”;
- Selecione na aba de opções “Gerenciamento de Disco”;
- Clique com o Botão Direito do Mouse na sua Unidade USB;
- Selecione “Alterar letra de unidade e caminho”;
- Altere a letra da Unidade USB para qualquer letra ainda não atribuída;
- Clique “OK” e verifique seu dispositivo.
5. Reparar a unidade por formatação
Se o problema estiver ocorrendo em um pen drive novo, ou caso você não tenha interesse em recuperar os dados dessa unidade, é interessante que você opte pela formatação.
Vale ressaltar que esse procedimento irá apagar todos os dados da sua unidade USB, tornando inviável a recuperação de qualquer arquivo que tenha sido salvo em seu pen drive anteriormente.
Caso você possua dados importantes em seu pen drive, avance para as próximas soluções. Do contrário, para formatar seu pen drive, siga os seguintes passos:
- Acesse “Este computador”;
- Clique com o botão direito do Mouse no ícone da unidade USB com problema;
- Selecione “Formatar…”;
- Marque a opção de restaurar padrões do dispositivo;
- Clique em iniciar.
Se você se deparar com a mensagem:”O Windows não conseguiu completar a formatação”, confira a solução 9.
6. Reparar sua unidade USB
Uma possível alternativa para reparação da unidade USB sem perda de dados é verificar se o fabricante do seu pen drive possui algum software de reparo exclusivo.
Recomendamos que você acesse o site fabricante da sua unidade USB e verifique possíveis utilitários de recuperação antes de prosseguir para as próximas soluções.
7. Usar o solucionador de problemas de hardware e dispositivos
Se você estiver utilizando uma máquina com o sistema operacional Windows 7/8/10/11, você pode utilizar o “Solucionador de problemas” para resolver problemas de dispositivos externos USB.
- Acesse o “Painel de Controle”;
- Selecione “Hardware e som”;
- Clique em “Configurar um dispositivo” para abrir o solucionador de problemas;
- Clique em “Próximo” e será executado o Troubleshooter;
- Selecione a unidade USB e Clique em “Próximo”;
- Após o “Solucionador de problemas de hardware e dispositivos” ter sido executado e tentado corrigir seu problema, verifique seu pen drive.
8. Usar o CMD para verificar e corrigir setores defeituosos
Nessa solução apresentaremos recursos mais avançados para corrigir seu problema. Mas não se preocupe, seguindo o passo a passo a seguir você conseguirá solucionar problemas relacionados a unidades de armazenamento USB facilmente.
Para utilizar o CMD para verificar e corrigir possíveis problemas do seu pen drive, lembre-se de utilizar um usuário com permissão de administrador.
Tenha em mente que esse método pode levar alguns minutos ou várias horas, pois depende da quantidade de arquivos a serem verificados e da quantidade de erros a serem corrigidos.
- Pressione ”Botão do Windows” + “X”;
- Selecione na aba de opções “Windows PowerShell (Admin)”;
- Na tela do prompt de comando Digite:”chkdsk*: /f”, sendo “*” a letra da sua unidade USB, e pressione Enter;
- Aguarde a execução do comando e verifique novamente seu dispositivo de armazenamento Flash.
9. Consertar a unidade USB usando diskpart.exe
Caso a solução anterior não tenha solucionado, é possível que sua unidade de armazenamento Flash esteja infestada por vírus, malwares, ou arquivos corrompidos que o Windows não consegue corrigir.
Sendo assim, se nenhuma solução apresentada foi eficiente e você queira recuperar seu dispositivo, essa solução é uma alternativa avançada caso você não tenha conseguido formatar seu dispositivo conforme a solução 5.
Fique atento! Se esse método não for executado apropriadamente, você pode acabar perdendo os dados de outras unidades de armazenamento do seu computador.
Atente-se estritamente a seguir os passos corretamente e lembre-se que esse método irá limpar totalmente a unidade de armazenamento especificada e irá criar uma nova partição, tornando inviável a recuperação dos dados do dispositivo posteriormente.
Por isso, preste muita atenção ao especificar o número da unidade ao qual serão executados os comandos de formatação.
Para consertar a unidade USB usando o diskpart.exe abra o CMD e insira os comandos listados separadamente. Pressione enter para execução de cada um deles
- “diskpart”
- “list disk”
- “select disk *”, sendo “*” o número da unidade atribuída
- ”clean”
- “create partition primary”
- “active”
- “select partition 1”
- ”format fs=fat32”
Após a execução dos comandos, seu pen drive estará totalmente zerado e pronto para uso.
Como recuperar dados de um pen drive com a mensagem: “insira um disco na unidade de USB”?
Nesse guia você aprendeu diversas soluções para lidar com o erro de “insira um disco na unidade USB”. Porém, há casos que apenas profissionais conseguem solucionar, e se você não conseguiu acessar seus dados, conte com a Bot, que está pronta para lhe ajudar.
Aqui na Bot, somos experientes na recuperação de dados de diversos dispositivos, inclusive pen drives e demais dispositivos de armazenamento Flash. Com mais de 100.000 casos resolvidos e 99% dos nossos clientes satisfeitos, atuamos em 27 unidades, com envio e orçamento gratuitos para todo Brasil.
Está com dificuldade para ter seu problema solucionado? Entre em contato com a Bot agora mesmo e conte com profissionais especializados, que serão capazes de recuperar seus dados e acabar com o problema “Insira um disco na unidade” de uma vez por todas!