Como recuperar arquivos excluídos da unidade flash

Índice de conteúdos

Desde a transferência rápida de dados entre computadores até o backup de arquivos importantes, as unidades flash têm muitos usos, entre eles, armazenar dados.

É comum que, ao utilizá-los para armazenamento de dados, os usuários acabam se deparando com a perda desses dados.

A boa notícia é que existem alguns métodos que podem ajudar a recuperar arquivos excluídos da unidade flash.

Neste artigo, ensinaremos alguns destes métodos, além de explicar o que é exatamente uma unidade flash e os motivos que podem levar à perda de dados nesta unidade.

O que é unidade flash?

Uma unidade flash é um dispositivo de armazenamento pequeno e portátil que, ao contrário de uma unidade óptica ou de um disco rígido tradicional, não possui partes móveis.

As unidades flash conectam-se a computadores e outros dispositivos através de um plugue USB tipo A ou USB-C integrado, tornando-o uma espécie de combinação de dispositivo e cabo USB.

Principais causas para perda de dados em unidades flash

Além da exclusão acidental dos arquivos, existem vários motivos pelos quais os dados às vezes desaparecem sem aviso das unidades flash, incluindo:

Remoção acidental

Ao ser removida acidentalmente — ou sem o devido cuidado — as unidades flash podem sofrer repentinamente uma falha completa.

Isso porque, quando o dispositivo é removido sem antes “avisar o sistema”, um processo pode acabar sendo interrompido.

Com isso, o dispositivo pode receber uma corrente elétrica em níveis mais elevados, o que pode causar tanto sua queima, como a da entrada USB no seu PC.

Formatação a unidade flash

Em vez de apagar manualmente os arquivos das unidades flash, muitos usuários preferem simplesmente formatar a unidade inteira.

Especialmente quando se usam várias unidades flash ao mesmo tempo, é fácil formatar acidentalmente a unidade errada e perder instantaneamente o acesso a todos os dados armazenados nela.

Ataque de vírus

A facilidade com que as unidades flash podem ser compartilhadas entre vários usuários (ou computadores) as torna suscetíveis à infecção por malwares ou outros vírus.

Para minimizar esse risco, mantenha o software de antivírus de seu sistema atualizado, além de restringir o uso de sua unidade a máquinas verificáveis e sem vírus.

Arquivos corrompidos

Em algumas situações, os arquivos armazenados na unidade flash podem ser corrompidos — como em casos de queda repentina de energia ou falha no sistema.

Se você perder o acesso a arquivos extremamente importantes devido à corrupção de dados, desconecte imediatamente seu dispositivo flash.

Não use utilitários de arquivo ou programas de recuperação de dados, pois o software pode contribuir para a corrupção e diminuir muito suas chances de uma recuperação de dados bem-sucedida.

Como recuperar arquivos apagados de uma unidade flash

Recuperar dados de uma unidade flash não é tarefa fácil, e pode exigir recursos especiais e habilidades técnicas especializadas.

Por isso, em vez de tentar recuperar seus dados sozinho e potencialmente tornar a situação muito pior do que já é, considere entrar em contato com um serviço profissional de recuperação de dados.

Caso queira arriscar uma recuperação dos arquivos excluídos da unidade flash por conta própria, você pode tentar uma das alternativas a seguir.

Recuperar arquivos da unidade flash usando CMD

Decidimos começar com este método, não porque seja o mais fácil ou o mais eficaz, mas porque você não precisa baixar nenhuma ferramenta de terceiros para usá-lo ou ter algum recurso de proteção de dados ativado.

Para recuperar arquivos da unidade flash usando o “CMD” — mais conhecido como “Prompt de Comando” — siga as instruções abaixo até o final:

  • Conecte a unidade flash USB ao seu computador
  • Abra o menu Iniciar, digite “cmd” e pressione “Enter” no teclado
  • Digite “chkdsk X: /f” na janela do “Prompt de comando” e pressione “Enter”. Não esqueça de substituir “X” pela letra atribuída à sua unidade flash USB
  • Por fim, digite “ATTRIB -H -R -S /S /D X:*.*” e pressione a tecla “Enter” (novamente, substitua “X” pela letra da unidade USB)
  • Aguarde a conclusão do processo.

Se o método tiver sido bem-sucedido, você deverá ver todos os arquivos excluídos em uma pasta recém-criada em sua unidade USB.

Recuperar arquivos do pen drive de versões anteriores

Presente em todas as versões recentes do sistema operacional Windows (incluindo 7, 8 e 10), o recurso “Restaurar versões anteriores” permite a recuperação de arquivos excluídos sem ferramentas de terceiros.

Porém, essa solução só funciona se você a tiver habilitado antes de ter apagado seus arquivos.

Para recuperar dados excluídos de uma unidade flash USB:

  • Conecte a unidade flash USB ao seu PC
  • Abra o menu “Iniciar”, digite “Este PC” e pressione “Enter” no teclado
  • Clique com o botão direito do mouse na unidade flash USB e selecione “Propriedades”
  • Vá para a guia “Versões anteriores” e veja a lista de opções de recuperação disponíveis
  • Selecione uma versão anterior e clique em “Restaurar”.

Se você não vir versões anteriores, isso significa que você não pode usar esse método para recuperar arquivos excluídos da sua unidade flash.

Nesse caso, recomendamos que você passe para o terceiro método.

Restaurar arquivos da unidade flash de backups do Windows

Caso você já tenha feito um backup dos dados da sua unidade flash antes, pode verificá-los para tentar fazer a recuperação.

Para tanto:

  • Abra o painel de controle e vá para “Sistema e Manutenção”. Então, selecione “Backup e Restauração”
  • Clique em “Restaurar meus arquivos”
  • Clique em “Procurar arquivos” (ou “Procurar pastas”) e selecione o backup que você tinha criado
  • Escolha um local para salvar seu backup (que pode tanto ser no “Local original”, como “No seguinte local”). Caso ocorra um conflito, selecione “Copiar e substituir”, “Não copiar” ou “Copiar, mas manter os dois arquivos” — o que servir melhor às suas preferências
  • Após a conclusão do processo de restauração, todos os seus arquivos ou pastas removidos permanentemente aparecerão em seu PC, no local que você escolheu salvá-los.

Outra alternativa é verificar seu serviço de armazenamento online ou em nuvem, se você utiliza um.

Afinal, talvez você tenha sincronizado seus arquivos neste serviço e, nesse caso, pode recuperar os dados da unidade através dele.

Conclusão

Uma unidade flash é um dispositivo de armazenamento pequeno e portátil, que se conecta a computadores e outros dispositivos usando um plugue USB e, geralmente, é usada para armazenar dados.

Porém, algumas situações podem causar a perda dos dados armazenados nessas unidades. Entre elas, remoção acidental, formatação, ataques de vírus e arquivos corrompidos.

Para recuperar os dados excluídos da unidade flash, você pode recorrer ao CMD, recuperar arquivos do pen drive de versões anteriores ou utilizar o backup do Windows.

O problema é que esses métodos não são garantidos e podem piorar o quadro de perda de dados.

Por isso, o ideal mesmo é deixar a recuperação de arquivos excluídos da unidade flash nas mãos de uma empresa especializada nisso — como a Bot.

Os profissionais aqui da Bot reparam e recuperam inúmeras unidades flash a cada ano, ao longo de mais de uma década de atuação.

Damos a cada caso uma abordagem individualizada, para garantir altas taxas de recuperação e tempos de resposta rápidos.

Nossos profissionais podem tratar com sucesso a recuperação de arquivos perdidos em unidades flash, usando tecnologias eficazes e seguras.

Além disso, nossa equipe atua em uma Sala Limpa certificada, que possui controles rígidos que evitam danos causados ​​por contaminação do dispositivo ou descarga eletrostática.

Sem falar que podemos responder a qualquer dúvida que você tenha sobre o processo de recuperação de dados em nossas redes sociais — a qualquer hora do dia, ou da noite.

Pensando em garantir a sua comodidade e conveniência, também custeamos o envio de sua unidade flash a partir de qualquer região do Brasil.

Sendo que você também pode entregar seu dispositivo em qualquer uma das nossas unidades, que estão espalhadas por todo o país.

Confie em quem tem mais 100.000 casos resolvidos com sucesso: inicie já sua recuperação de dados conosco!

Compartilhar:

Posts relacionados