A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Você acabou de concluir uma restauração do sistema e retornou seu computador a um estado anterior.

As coisas estão funcionando bem, até que — de repente — você percebe que alguns de seus arquivos estão faltando.

A restauração do sistema não deve excluir nenhum de seus arquivos, mas falhas no processo podem causar isso.

Uma restauração incorreta do sistema pode fazer com que alguns arquivos desapareçam de onde foram armazenados.

Mas não entre em pânico ainda! É possível recuperar arquivos perdidos após a restauração do sistema — e vamos te ensinar como.

recuperar arquivos perdidos

O que é restauração de sistema?

A Restauração do Sistema é uma ferramenta de recuperação do Windows que permite reverter certos tipos de alterações feitas no sistema operacional.

Quando usado, o Windows retorna arquivos e configurações importantes, como drivers, chaves de registro, arquivos de sistema, programas instalados e muito mais, tanto para versões como para configurações anteriores.

Em outras palavras, a Restauração do Sistema tira uma “foto” de alguns arquivos do sistema e do registro do Windows e os salva como Pontos de Restauração.

Dessa forma, quando ocorre uma falha de instalação ou corrupção de dados, a Restauração do Sistema pode retornar o sistema à sua condição normal de funcionamento, sem você precisar reinstalar o sistema operacional.

A restauração do sistema exclui arquivos pessoais?

Você provavelmente sabe que a implementação da restauração do sistema requer um ponto de restauração, que na verdade não é um backup, mas um instantâneo das configurações do sistema.

Portanto, a resposta a esta pergunta é não, uma Restauração do Sistema não exclui seus arquivos pessoais — como fotos, documentos, músicas, vídeos, e-mails no disco rígido.

Porém, esse processo afeta os programas e atualizações instalados após o ponto de restauração.

Portanto, pode-se tirar a seguinte conclusão:

  • A restauração do sistema geralmente não exclui seus arquivos pessoais, nem pode ser usada para recuperar arquivos ou pastas
  • Este procedimento pode afetar programas instalados ou atualizações do Windows. Para verificar o que será afetado, você pode pressionar a tecla Windows + R, digitar “rstrui” na caixa Executar e pressionar Enter. Então, selecionar “Escolha um ponto de restauração diferente” e clicar em “Avançar”. Então, selecionar o ponto de restauração que deseja verificar e clicar em “Procurar programas afetados”.

Além disso, vale destacar que é possível perder arquivos durante a restauração do sistema — seja por operação incorreta, vírus, componentes defeituosos, etc.

Por isso, faça backup de seus arquivos importantes antes de executar uma restauração do sistema.

Situações comuns de perdas de arquivos após a restauração do sistema

Antes de mostrarmos como recuperar arquivos perdidos após a restauração do sistema, vejamos algumas causas que podem levar a este problema:

Falta de backup

Muitas pessoas salvam seus arquivos no disco C sem fazer backup deles.

Quando uma restauração do sistema é feita, este disco é formatado e o sistema operacional apaga todas as informações na unidade, causando a perda dos arquivos.

Operações indevidas

Ao lidar com a restauração do sistema, algumas pessoas podem acidentalmente optar por formatar todos os seus discos. Com isso, todos os arquivos neles são excluídos.

Às vezes, isso pode até atrapalhar a tabela de partição, e os dados podem não ser lidos corretamente.

Outras vezes, os usuários podem não entender muito bem as instruções, negligenciar algumas etapas e acabar perdendo seus arquivos.

Ataques de vírus

Nesse caso, geralmente, o que acontece é que os vírus acabam fazendo com que os arquivos em disco se tornem ocultos, impedindo o usuário de visualizá-los.

Falhas internas dos discos rígidos

Uma falha interna no disco que armazena fisicamente os dados também pode causar a perda de arquivos após a restauração do sistema.

Incompatibilidade do sistema

O disco incompatível com o Windows faz com que as informações residuais da unidade sejam deixadas para trás, mesmo que esteja desconectado — causando a perda de arquivos após a restauração do sistema

Como recuperar arquivos depois de uma restauração do sistema?

Agora que você já entendeu o que é exatamente a restauração do sistema e o que pode fazer com que ela cause a perda dos arquivos, vejamos como recuperá-los.

Etapa 1 – Backup e Restauração

Abra “Backup e Restauração” clicando no botão Iniciar. Siga o caminho Painel de Controle > Sistema e Manutenção > Backup e Restauração.

Etapa 2 – Escolha se quer restaurar os arquivos exclusivos do seu usuário ou de todos os usuários

Em seguida, escolha uma das duas alternativas abaixo:

  • Para restaurar os arquivos do seu usuário, clique em “Restaurar meus arquivos”
  • Para restaurar os arquivos de todos os usuários, clique em “Restaurar arquivos de todos os usuários”.

Se for solicitada uma senha de administrador ou confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

Etapa 3 – Navegue pelos arquivos no backup

Agora, siga um destes procedimentos:

  • Para navegar pelo conteúdo do backup, clique em “Procurar arquivos” ou “Procurar pastas”
  • Ao procurar pastas, você não poderá ver os arquivos individuais em uma pasta. Para visualizar arquivos individuais, use a opção “Procurar arquivos”.

Etapa 4 – Pesquise seu backup

Por fim, para pesquisar o conteúdo do backup, clique em “Pesquisar”, digite todo ou parte de um nome de arquivo e dê Enter.

Recupere arquivos perdidos de forma profissional

Se o passo a passo acima não tiver recuperado seus arquivos com sucesso, talvez seja hora de recorrer aos profissionais.

Procure um serviço de recuperação de dados confiável e deixe-o assumir o controle a partir daqui.

Nós, da Bot, por exemplo, somos especialistas em recuperação de dados, independentemente do seu sistema operacional ou modelo/marca do seu dispositivo.

Há mais de uma década, nossos profissionais altamente capacitados recuperam dados enquanto preservam a integridade do seu dispositivo — já que atuam em um ambiente onde as partículas de poeira são totalmente controladas.

É por isso que já tratamos mais de 60.000 casos com sucesso!

Conclusão

A restauração do sistema é um recurso bastante confiável no Windows, mas há alguns casos em que pode causar a perda dos seus arquivos.

Ainda bem que, como vimos, existem maneiras de recuperar esses arquivos — sendo que a mais segura é recorrer a um serviço profissional especializado, como o que oferecemos aqui na Bot.

Além da tradição e garantia de utilizar sempre os processos mais atuais e eficazes, a Bot custeia o envio do seu dispositivo a partir de qualquer localidade do Brasil.

Também temos unidades em todas as regiões do país, onde você pode deixar seu dispositivo.

Uma vez que analisamos seu dispositivo, enviamos seu orçamento em até 48 horas!

Caso tenha alguma dúvida, você também pode nos procurar nas redes sociais: nosso atendimento é 24 horas, 7 dias por semana.

Por isso, se você quer recuperar com segurança seus arquivos perdidos após a recuperação do sistema, não perca mais tempo: inicie já sua recuperação de dados conosco!