A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Mesmo quando o conserto de HD externo Samsung não for possível, seus dados ainda podem ser recuperados!

Como recuperar HD externo Samsung?

Essa é uma dúvida muito comum quando falamos em HDs externos, o que não acontece pela baixa qualidade dos dispositivos da marca sul-coreana, mas sim pelo fato de que uma grande parcela de todos os HDs externos do mercado é fabricada pela Samsung.

De acordo com dados disponíveis no portal Statista, a Samsung foi responsável por 33,6% de todos os discos rígidos vendidos no ano de 2019, um mercado avaliado em US $63,4 bilhões no ano citado, dos quais US $21,3 bilhões ficaram com a gigante sul-coreana.

O destaque da Samsung fica claro quando analisamos os percentuais de discos rígidos de outros fabricantes. Confira:

  • Western Digital: 24,6%
  • Seagate: 15,7%
  • Toshiba: 5,2%
  • Hitachi: 2,3%
  • Outros: 18,5%

Logo, além de um amplo domínio neste quesito no ano de 2019, podemos dizer, estatisticamente, que 1 a cada 3 discos rígidos vendidos em 2019 eram da Samsung, marca que chama muita atenção.

Porém, todos os dispositivos eletrônicos estão sujeitos a falhas e problemas, o que é normal. Por isso, o conserto de HD externo Samsung é um serviço bastante procurado, cuja necessidade tende a trazer um certo grau de preocupação aos seus donos.

Se este é o seu caso, fique tranquilo, pois é possível prosseguir com a recuperação de HD externo Samsung e, assim, ter acesso aos seus dados normalmente, mesmo em casos em que o dispositivo tenha sido danificado. Para tirar suas dúvidas nos acompanhe na leitura!

recuperar HD externo Samsung

Quais as causas mais comuns para perda de dados em HD externo Samsung?

Embora cada caso tenha suas particularidades, algumas situações são mais frequentes e podem ser apontadas como as principais responsáveis pela perda de dados em HDs externos da Samsung – e também de outros fabricantes. Confira:

  • Falhas humanas: é relativamente comum apagar arquivos indesejados, o que costuma acompanhar uma sensação de arrependimento, seja ela imediata ou tardia, como quando não se percebe, na hora, o que acabara de acontecer.
  • Formatação do disco: seja ela acidental ou planejada, fato é que a formatação do disco também apaga seus dados.
  • Vírus e malwares: outra causa comum é a presença de vírus e malwares no HD externo, os quais podem roubar e deletar os dados ali presentes.
  • Danos mecânicos: quedas, pancadas e outros impactos podem danificar as estruturas mecânicas do HD externo e, assim, fazer com que ele deixe de funcionar adequadamente.
  • Quedas de energia: embora essa seja uma situação mais comum de acontecer com HDs internos, os externos também podem sofrer danos quando a energia é interrompida de maneira abrupta.
  • Derramamento de líquidos: como são externos, é comum que esses HDs fiquem sobre a mesa de trabalho ou qualquer outro local em que os notebooks ou computadores estejam sendo utilizados, o que torna-os propícios ao derramamento de líquidos, como água, café, suco e refrigerante.
  • Ataques de hackers: da mesma forma que os criminosos virtuais podem acessar HDs internos, isso também pode acontecer com os externos, cujos dados são tão ou mais valiosos que os que estão contidos no computador ou notebook.
  • Perda e roubo: não podemos desconsiderar também a perda e roubo, situações às quais os HDs externos também estão bastante sujeitos, especialmente pelo fato de que podem ser transportados na bolsa, na mochila, no carro ou em qualquer outro lugar, mesmo sem que o notebook ou computador estejam por perto.

Como evitar a perda de dados de disco rígido externo da Samsung?

Após conhecer as maiores ameaças, chegou a hora de conferir dicas importantes para evitar a perda de dados em HD externo da Samsung.

  • Para arquivos importantes, tenha mais de um backup. Prevenir é melhor que remediar, e prevenir em dobro é melhor ainda. Em caso de arquivos muito importantes, vale ter pelo menos dois backups, que podem ser feitos em outros HDs externos, por exemplo.
  • Aproveite a praticidade e a segurança da nuvem. Outra forma de fazer o backup de seus dados é por meio dos serviços de armazenamento em nuvem, como Google Drive, Dropbox e OneDrive. Eles são muito seguros e hoje em dia podem ser encontrados em planos com ótimo custo-benefício, além do armazenamento gratuito oferecido por eles, que já ajuda a quebrar um galho.
  • Tome cuidado com o dispositivo. Às vezes, uma dose adicional de cuidado já evita algumas situações que podem danificar o HD externo Samsung, como derramamento de líquidos, impactos e afins.
  • Se não precisar usar o HD externo naquele dia, não o leve consigo. Por ser um dispositivo portátil, pode acontecer de o HD externo ficar um pouco “esquecido” na bolsa ou na mochila. Porém, o ideal é levá-lo apenas quando ele efetivamente precisar ser utilizado, o que reduz as chances de algum problema.

Como recuperar HD externo Samsung no Windows?

Recuperar dados de HD externo Samsung é possível no Windows por meio do uso de alguns softwares próprios para tal finalidade. Porém, fica o destaque: é preciso ter experiência no uso de softwares de recuperação de dados para que o problema não se agrave ou torne-se irreversível.

Softwares de recuperação de dados realmente funcionam, tanto é que são usados por especialistas, como aqui na Bot. Porém, para que seu potencial seja realmente extraído, é de suma importância ter experiência técnica e prática para sua operação.

Embora tais programas possam ser encontrados facilmente no Google e instalados em questão de minutos, a utilização precisa ser feita da forma correta para otimizar as chances de recuperar dados de HD externo Samsung. Por isso, seu uso é desaconselhado para quem não for um especialista no assunto.

Ainda assim, quem tiver experiência e souber exatamente como utilizá-los pode procurar por bons softwares de recuperação, como Disk Drill, Wondershare Recoverit, Recuva, EaseUS Data Recovery e DiskGenius.

Porém, cabe ressaltar também que a recuperação de dados nem sempre pode ser feita apenas por meio do uso de softwares. Às vezes, é preciso fazer alguns procedimentos manuais, como avaliar e consertar a estrutura eletrônica e mecânica do dispositivo, o que é uma parte de hardware.

Como recuperar HD externo Samsung no Mac?

Em suma, o procedimento é o mesmo que acontece com o Windows. Porém, nem todas as ferramentas que servem para o sistema da Microsoft podem ser usadas no Mac OS, mas ainda há um bom número de opções disponíveis, como Disk Drill, Data Rescue 6 e Stellar Data Recovery.

De fato, algumas ferramentas estão disponíveis para outros sistemas operacionais, inclusive para Linux, como TestDisk, R-Studio e PhotoRec, mas é importante que o download seja feito conforme o sistema operacional utilizado.

A mesma orientação em relação às possíveis análises e consertos manuais também se aplica aqui, o que significa que o processo nem sempre pode ser concluído apenas com o uso de softwares de recuperação de dados.

Afinal, como recuperar ou consertar HD externo Samsung?

Depois de todas as nossas dicas, você deve ter percebido que a recuperação e/ou conserto do HD externo Samsung são possibilidades reais, mas que demandam um trabalho profissional para evitar maiores problemas, como complicações que dificultam ainda mais a recuperação dos dados.

Para ter as maiores chances de recuperar os dados do seu disco rígido ou, em alguns casos, conseguir restaurar sua plena funcionalidade, conte com a recuperação de HD externo da Bot, feita por profissionais altamente qualificados e experientes e em uma sala limpa certificada pela norma US Federal Standards 209.

Não demore mais tempo para recuperar HD externo Samsung! A Bot tem um índice de satisfação de 99% e sucesso de 95% nos casos recebidos, além de mais de 60 mil casos resolvidos – e o seu pode ser o próximo!