Como recuperar PST Outlook sem perder os dados

Índice de conteúdos

O Microsoft Outlook é um poderoso gerenciador de informações pessoais tudo-em-um que rastreia e-mails, agendas e tarefas e inclui uma série de outros recursos.

Infelizmente, a arquitetura do programa coloca todas as suas informações digitais em uma única cesta. O arquivo PST (Personal Storage Table) do Outlook é o único repositório para sua vida digital.

Assim, quando ele fica corrompido ou danificado, você corre o risco de perder todas as informações no Outlook.

Se você não conseguir abrir seu arquivo de pastas particulares (.pst) ou suspeitar que seu arquivo de dados .pst está corrompido, você pode usar as dicas deste artigo para recuperar PST do Outlook sem perder os dados. Além de entender as causas que podem levar ao cenário de perda.

O que é arquivo PST?

O formato de arquivo PST é usado para armazenar localmente cópias de dados relacionados ao Outlook, como e-mails, eventos de calendário, contatos, dados de tarefas, etc.

Um uso importante dos arquivos PST é exportar e importar os dados armazenados no Outlook em diferentes dispositivos.

Além disso, o uso de arquivos PST como ferramenta de arquivamento ajuda os administradores a economizar uma quantidade substancial de espaço de armazenamento nos servidores.

Assim, é essencial aprender a recuperar arquivos PST, pois são bastante úteis.

Como ver PST Outlook?

No Windows 10 e superior, você pode encontrar arquivos .PST criados por versões mais antigas do Outlook em:

C:\Users\<username>\AppData\Local\Microsoft\Outlook ou C:\Users\<username>\Roaming\Local\ Microsoft\Outlook.

Alguns usuários podem descobrir que o arquivo OST criado pelo Outlook também está localizado nos locais mencionados, mesmo em novas versões do Outlook.

Vale destacar que as pastas mencionadas acima estão geralmente ocultas. Portanto, certifique-se de ativar os arquivos ocultos, usando a opção “Exibir” > “Arquivos ocultos no Windows Explorer”.

Do Outlook 2013 em diante, a Microsoft alterou o local dos arquivos PST para C:\Users\<username>\Documents\Outlook Files .

O Outlook também possui um recurso que permite aos usuários localizar exatamente o endereço dos arquivos PST.

Para fazer isso, siga estas etapas:

  1. Abra o Outlook
  2. Clique em “Arquivo”
  3. Clique no menu suspenso “Configurações da conta” e selecione “Configurações da Conta”
  4. Na próxima janela, clique na guia ”Arquivos de dados”
  5. Na lista de arquivos de dados, escolha o arquivo PST ou OST necessário e clique em “Abrir local do arquivo” para visualizar o arquivo no Windows Explorer.

Quais são as causas para corrompimento de arquivos PST?

O arquivo PST é um formato de arquivo binário complexo e não foi projetado para ser tolerante a falhas. Por isso, diversos cenários podem levar a seu corrompimento.

Setores ruins no disco rígido

Um setor defeituoso em um HD é simplesmente um pequeno aglomerado de espaço de armazenamento — um setor — do disco rígido com defeito. Assim, o setor não responde a solicitações de leitura ou gravação.

Setores defeituosos podem ocorrer tanto em discos rígidos magnéticos tradicionais (HDDs) quanto em unidades de estado sólido modernas (SSDs).

Existem dois tipos de setores defeituosos — um resultante de danos físicos, que não podem ser reparados e outro resultante de erros de software que podem ser corrigidos.

Independentemente do tipo, os setores ruins podem corromper todos os arquivos — incluindo os com extensão .PST.

Problemas de rede

Algumas organizações têm arquivos PST armazenados em um servidor de arquivos central com usuários que os acessam pela rede. Mesmo que essa configuração não seja suportada pela Microsoft.

Nesse caso, qualquer interrupção na conectividade da rede pode resultar em corrupção e o acesso simultâneo por mais de um usuário também pode causar problemas.

Pico inesperado de energia

Como uma falha do sistema, um desligamento abrupto devido a pico inesperado de energia ou desligamento forçado devido ao congelamento do sistema enquanto o Outlook está em execução pode ter consequências graves no arquivo PST armazenado em seu sistema.

Esses eventos às vezes podem causar danos irreparáveis ​​ao arquivo PST, levando a uma perda significativa de dados.

Para evitar as consequências de um pico de energia, use uma fonte de alimentação ininterrupta ou UPS.

Se estiver usando um notebook, fique de olho na bateria e mantenha o carregador conectado. Além disso, se sua bateria estiver com defeito, substitua-a imediatamente.

Software malicioso

A invasão de vírus e malware pode ocorrer ao abrir um e-mail, link ou anexo malicioso que o usuário recebeu no Outlook.

Um vírus também pode entrar se você costuma usar uma unidade flash para transferir dados entre os dispositivos sem verificar.

O vírus ou malware pode danificar o arquivo PST, ou criptografar os dados que podem causar arquivos PST inacessíveis e perda de dados.

Para evitar a corrupção do PST devido a vírus ou malware, instale uma ferramenta confiável de proteção antivírus ou antimalware com as definições mais recentes e proteção em tempo real para evitar esses incidentes.

Além disso, use o armazenamento em nuvem para transferir dados. Se os arquivos forem grandes, verifique a unidade e os arquivos antes de transferir.

Desligamento anormal do Outlook

O Outlook pode travar ou parar de responder se o hardware do sistema não for capaz ou se houver um problema na recuperação de alguns itens de e-mail.

Isso ocorre porque o aplicativo não pôde concluir uma tarefa — como atualizar ou processar o arquivo PST — e ficou preso respondendo aos seus comandos.

Nessa situação, você deve esperar um pouco para que o Outlook comece a responder.

Afinal, um arquivo .pst pode ser corrompido se estiver aberto no Outlook quando o aplicativo é encerrado de forma anormal.

Isso também pode acontecer se o Outlook ou o Windows travar, ou se a máquina for desligada sem sair do Outlook e do Windows normalmente.

Como reparar o arquivo de pasta pessoal (.pst) do Outlook

Existem 3 etapas que devem ser seguidas para reparar o arquivo de pasta pessoal (.pst) do Outlook. Confira abaixo os detalhes de cada uma.

Etapa 1 – Sair do Outlook e iniciar a “Ferramenta de Reparo da Caixa de Entrada”

Para recuperar PST Outlook sem perder os dados, sua primeira providência deve ser iniciar automaticamente a “Ferramenta de Reparo da Caixa de Entrada”.

Para tanto:

  • Execute “Scanpst.exe”
  • Em seguida, selecione “Abrir” ou “Executar” na caixa de diálogo download de arquivo
  • Então, siga as etapas no assistente de correção fácil
  • Depois que a “Ferramenta de Reparo da Caixa de Entrada” for iniciada, continue com a Etapa 2.

Para iniciar a “Ferramenta de Reparo da Caixa de Entrada” manualmente, localize uma das pastas usando o Microsoft Windows Explorer e clique duas vezes no arquivo Scanpst.exe.

O local do arquivo pode variar:

Local típico             Observação
<unidade de disco>\Program Files(x86)\Microsoft Office\root\Office16 Para instalação execute o Outlook 2016 em uma versão de 32 bits do Windows
<unidade de disco>\Arquivos de Programas\Microsoft Office\root\Office16 Para instalação execute o Outlook 2016 em uma versão de 64 bits do Windows
<unidade de disco>\Arquivos de Programas(x86)\Microsoft Office\Office16 Para instalação baseada em MSI do Outlook 2016 em uma versão de 32 bits do Windows
<unidade de disco>\Arquivos de Programas\Microsoft Office\Office16 Para instalação baseada em MSI do Outlook 2016 em uma versão de 64 bits do Window
<unidade de disco>\Arquivos de Programas\Microsoft Office 15\root\office15 Para instalação execute o Outlook 2013 em uma versão de 64 bits do Windows
<unidade de disco>\Program Files(x86)\Microsoft Office 15\root\office15 Para instalação execute o Outlook 2013 em uma versão de 32 bits do Windows
<unidade de disco>\Arquivos de Programas\Microsoft Office\Office15 Para instalação baseada em MSI do Outlook 2013 em uma versão de 64 bits do Windows
<unidade de disco>\Arquivos de Programas(x86)\Microsoft Office\Office15 Para instalação baseada em MSI do Outlook 2013 em uma versão de 32 bits do Windows
<unidade de disco>:\Arquivos de Programas\Microsoft Office\Office14 Para Outlook 2010 em uma versão de 64 bits do Windows
<unidade de disco>:\Arquivos de Programas\Microsoft Office(x86)\Office14 Para Outlook 2010 em uma versão de 32 bits do Windows
<unidade de disco>:\Arquivos de Programas\Microsoft Office\Office12 Para Outlook 2007 em uma versão de 64 bits do Windows
<unidade de disco>:\Program Files(x86)\Microsoft Office\Office12 Para Outlook 2007 em uma versão de 32 bits do Windows
<unidade de disco>:\Program Files\Common Files\System\Mapi\1033| Outro local típico Outro local típico
<unidade de disco>:\Program Files\Common Files\System\MSMAPI\1033 Outro local típico
<unidade de disco>:\Program Files\Common Files\System\Mapi\1033\NT Outro local típico (para Windows NT e Windows 2000)
<unidade de disco>:\Program Files\Common Files\System\Mapi\1033\95 Outro local típico (para Windows 95 e Windows 98)

Etapa 2 – Reparar o arquivo .pst

Na “Ferramenta de Reparo da Caixa de Entrada”, digite o caminho e o nome do arquivo de suas pastas particulares (.pst) ou selecione “Procurar” para localizar o arquivo usando o sistema de arquivos do Windows e selecione “Iniciar”.

Vale destacar que o “Reparo da Caixa de Entrada” pode precisar ser executado várias vezes para reparar totalmente o arquivo de pasta pessoal (.pst).

Além disso, o “Reparo da Caixa de Entrada” pode não reparar todos os problemas detectados.

Em alguns casos, os itens podem não ser recuperados — por exemplo, se forem excluídos permanentemente ou corrompidos, eliminando a possibilidade de reparo por meio da ferramenta.

Etapa 3 – Recuperar itens reparados em um novo arquivo .pst

Depois de executar a “Ferramenta de Reparo da Caixa de Entrada”, você pode iniciar o Outlook e recuperar itens reparados.

Como opção, você pode tentar recuperar mais itens reparados da pasta pessoal de backup.

  • Para começar, crie uma nova entrada de arquivo de pastas particulares (.pst) em seu perfil
  • Em seguida, você pode mover os itens recuperados para o novo arquivo de pastas particulares (.pst)
  • Inicie o Outlook. Se você usar vários perfis, certifique-se de selecionar aquele que contém o arquivo de pastas particulares (.pst) que você tentou reparar
  • Pressione “Ctrl+6” para ativar o modo de exibição de lista de pastas
  • Na sua lista de pastas, você deverá ver as seguintes pastas recuperadas:
  • Considere que essas pastas recuperadas geralmente estão vazias, já que este é um arquivo .pst reconstruído. Você também deve ver uma pasta chamada “Achados e Perdidos”. Ela contém pastas e itens que a “Ferramenta de Reparo da Caixa de Entrada” recuperou. Infelizmente, os itens que não estiverem faltando nela podem não ter conserto.
  • Crie um novo arquivo de pasta particular (.pst) em seu perfil. As etapas podem ser diferentes, dependendo de qual versão do Outlook você está executando.

Outlook 2010 e posterior

  • Selecione a guia “Arquivo” na faixa de opções e clique na guia “Informações” no menu
  • Selecione o botão “Configurações da conta” e, em seguida, clique novamente em “Configurações da conta”
  • Selecione a guia “Arquivos de dados”
  • Selecione “Adicionar” para abrir a caixa de diálogo “Criar ou Abrir Arquivo de Dados do Outlook”
  • Insira um nome para o novo arquivo de dados do Outlook (.pst) e selecione “Ok”

Com isso, você deve ter um novo arquivo de dados do Outlook (.pst) em seu perfil.

Outlook 2007

  • No menu “Arquivo”, selecione “Gerenciamento de Arquivos de Dados”
  • Selecione “Adicionar” para abrir a caixa de diálogo “Novo Arquivo de Dados do Outlook”
  • Na caixa de diálogo “Tipos de armazenamento”, selecione “Arquivo” de pastas particulares do Office Outlook (.pst) e clique em “Ok”
  • Na caixa de diálogo “Criar ou Abrir Arquivo de Dados do Outlook”, selecione o local e um nome para o novo arquivo de “Pastas Particulares (.pst)” e clique em “Ok”
  • Para fechar, selecione “Ok”

Finalizado o processo, você deve ter um novo arquivo de pastas particulares (.pst) em seu perfil.

Perspectiva 2003

  • No menu “Arquivo”, selecione “Novo” e clique em “Arquivo de Dados do Outlook”
  • Selecione “Ok” para abrir a caixa de diálogo “Criar ou Abrir Arquivo de Dados do Outlook”
  • Insira um nome para o novo arquivo de “Pastas Particulares (.pst)” e clique em “Ok” para abrir a caixa de diálogo “Criar Pastas Particulares da Microsoft”
  • Insira um nome para o novo arquivo de “Pastas particulares (.pst)” e selecione “Ok”

Ao final, você deve ter um novo arquivo de pastas particulares (.pst) em seu perfil.

Perspectiva 2002

  • No menu “Arquivo”, selecione “Novo” e, em seguida, “Arquivo de Pastas Particulares (.pst)”
  • Selecione “Criar” para abrir a caixa de diálogo “Criar Pastas Particulares da Microsoft”
  • Insira um nome para o novo arquivo de “Pastas particulares (.pst)” e selecione “Ok”
  • Você deve ter um novo arquivo de pastas particulares (.pst) em seu perfil
  • Arraste os itens recuperados da pasta “Achados e Perdidos” para o novo arquivo de “Pastas Particulares (.pst)”

Quando terminar de mover todos os itens, você pode remover o arquivo “Pastas Particulares Recuperadas (.pst)” do seu perfil. Isso inclui a pasta “Achados e Perdidos”.

Recuperando os itens reparados do arquivo de backup

Se você não conseguir abrir o arquivo original de “Pastas particulares (.pst)” antes de executar a “Ferramenta de Reparo da Caixa de Entrada”, os procedimentos a seguir podem não funcionar.

Caso não funcione, infelizmente, você não poderá recuperar nenhuma informação adicional.

Agora, se você conseguir abrir o arquivo, o procedimento a seguir pode te ajudar a recuperar itens adicionais do arquivo de “Pastas Particulares (.pst)” danificado.

Quando você executa a “Ferramenta de Reparo da Caixa de Entrada”, a opção “Criar um backup do arquivo original de pastas particulares (.pst)” é selecionada automaticamente.

Esta opção cria um arquivo no disco rígido chamado “Nomedoarquivo.bak”. Este arquivo é uma cópia do arquivo .pst do nome de arquivo original com uma extensão diferente.

Se você acha que ainda faltam itens após seguir as etapas da seção anterior, tente recuperar informações adicionais desse arquivo de backup seguindo estas etapas:

  • Localize o arquivo .bak. Ele está localizado na pasta do arquivo de “Pastas particulares (.pst) original”
  • Faça uma cópia do arquivo .bak e dê ao arquivo um novo nome com uma extensão .pst. Por exemplo, nomeie o arquivo como Novonome.pst
  • Importe o arquivo Novonome.pst que você criou na etapa anterior usando o “Assistente de importação e exportação no Outlook”. Para fazer isso, siga estas etapas:
  • No menu “Arquivo”, selecione “Importar e Exportar” (no Outlook 2010 e posterior, selecione a guia “Arquivo” na “Faixa de Opções”, selecione “Abrir” e, em seguida, “Importar”)
  • Clique em “Importar de outro programa ou arquivo” e, em seguida, “Avançar”
  • Selecione “Arquivo de pasta particular (.pst)” e então, “Avançar”
  • Em “Arquivo a ser importado”, selecione “Procurar” e clique duas vezes no arquivo Novonome.pst
  • Em “Opções”, selecione “Não importar duplicatas” e, em seguida, “Avançar”
  • Em “Selecione a pasta da qual importar”, selecione o arquivo “Pastas particulares (.pst)” e então, “Incluir subpastas”
  • Clique “Importar pastas para a mesma pasta” e selecione suas novas “Pastas Particulares (.pst)”
  • Selecione “Concluir”

Não esqueça que o arquivo de backup era o arquivo original corrompido e você pode descobrir que não pode recuperar nada além do que foi recuperado na pasta “Achados e Perdidos”

Caso não consiga importar o arquivo Novonome.pst para o Outlook, infelizmente você perdeu todas as informações que não estão na pasta “Achados e Perdidos”.

Como recuperar arquivo .PST corrompido offline

Para recuperar arquivo .pst corrompido offline, você pode recorrer a um software de recuperação — como, por exemplo, o Recovery Toolbox para Outlook.

Siga os passos abaixo:

  • Baixe o programa
  • Instale-o
  • Ao executá-lo, selecione um arquivo .pst na página inicial
  • Escolha a alternativa “Recovery Mode” (“Modo de recuperação”)
  • O arquivo .pst será exibido
  • Agora, selecione a pasta para salvar os dados convertidos ao escolher o modo “Save as a .pst file” (“Salvar como arquivo PST”)
  • Para finalizar, clique em “Save” (“Salvar”).

Como recuperar arquivos do Outlook online

As vantagens de recuperar os arquivos do Outlook online é que este método é multiplataforma. Ou seja, pode ser usado a partir de qualquer dispositivo ou sistema operacional.

Além disso, a versão online é mais intuitiva e dispensa a instalação de qualquer programa.

Sem falar que recuperar os arquivos .pst online é fácil. Basta seguir os passos abaixo:

  • Selecione o arquivo de dados do Outlook na extensão .pst ou .ost ao acessar o site “Serviço Online para Recuperar o Outlook”
  • Insira seu endereço de e-mail
  • Escolha a alternativa “Continuar” e espere enquanto o arquivo é recuperado
  • Após a finalização do processo, faça o download do pacote com o arquivo .pst do Microsoft Outlook recuperado.

Lembrando que os dados recuperados de arquivos corrompidos são salvos no serviço online com o novo formato do Microsoft Outlook 2016 com extensão .pst no formato Unicode.

Conclusão

Um PST é um arquivo de pasta pessoal criado automaticamente no Microsoft Outlook. Ele armazena os dados do Outlook de um usuário, como e-mails, tarefas, contatos, calendários, eventos, anexos e outros arquivos no disco rígido do cliente.

Às vezes, o arquivo PST pode ser excluído ou perdido devido a vários motivos. Como, por exemplo, infecção por vírus ou malware, setores ruins e problemas de rede.

Também pode ser causado por pico inesperado de energia e/ou desligamento anormal do aplicativo.

Para recuperar seu arquivo .pst, você pode usar a “Ferramenta de Reparo da Caixa de Entrada”.

Mas, se isso não funcionar, o ideal é recorrer a um serviço especializado de recuperação de dados — como a Bot.

Com mais de 100.000 casos resolvidos com sucesso, nossos especialistas altamente capacitados estão prontos para recuperar seus dados com total agilidade e segurança.

Para isso, eles atuam em uma sala limpa — ambiente onde todas as partículas são controladas — aumentando a chances de recuperação de dados do seu dispositivo durante o processo.

Empregando a expertise de mais de uma década e as ferramentas mais avançadas, recuperamos seus dados e oferecemos orçamento gratuito em até 48 horas!

Além disso, prezamos por sua comodidade. Por isso, custeamos o envio do seu dispositivo a partir de qualquer localidade do Brasil.

Compartilhar:

Posts relacionados