A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Discos rígidos são responsáveis por armazenar os dados de grande parte dos computadores, notebooks e HDs externos que utilizamos. Nesses dispositivos, os arquivos são lidos e armazenados em setores, que formam grandes blocos de dados no disco.

Porém, os discos rígidos podem sofrer problemas. Quando estão danificados — devido a uma queda, um ataque de vírus ou uma falha eletrônica, por exemplo —, eles podem apresentar bad sectors, que são setores defeituosos do HD. Se isso acontecer com os seus dispositivos, provavelmente você terá dificuldade de acessar os dados armazenados neles.

Mas não se preocupe, porque em muitos casos é possível recuperar os dados do HD. Agora, vamos entender melhor o que são bad sectors e como lidar com esse problema.

O que são bad sectors no HD

O que é um bad sector?

Bad sector é um setor defeituoso em um HD, que afeta a leitura e a gravação dos dados pelo disco, bem como o acesso a eles.

Um HD é formado por vários setores que armazenam os dados. Eles funcionam como “gavetas” que guardam os dados à medida que o disco rotaciona e a cabeça de leitura grava e lê os dados que estão no disco.

Se algum setor do HD apresentar defeito, significa que os dados daquele setor não estão mais acessíveis. Quando isso acontece, o computador costuma travar, ficar lento e apresentar mensagens de erro ao ligar o sistema ou tentar ler ou salvar arquivos.

Embora muitas pessoas utilizem a expressão “bad block” como sinônimo de “bad sector”, existe uma diferença entre esses conceitos. Um bloco de um HD é formado por vários setores. Quando está com defeito, o bloco ruim (bad block) pode apresentar vários setores com falhas (bad sectors), mas o contrário não acontece.

O que causa setores defeituosos em um disco rígido?

Bad sectores podem acontecer por diferentes motivos. Muitas vezes eles se tornam mais comuns quando o HD está perto do fim da sua vida útil ou quando não é utilizado corretamente, sem os devidos cuidados no seu manuseio.

Veremos agora quais são as principais causas de bad sectors:

Erros de software e falhas do sistema operacional

Falhas de software acontecem quando programas ou erros do sistema operacional afetam o funcionamento do HD. Infecções por malwares, firmware corrompido ou drivers não suportados podem causar esses problemas.

Cabeças do atuador com falha

Quando a cabeça de leitura do HD apresenta falhas, ela pode bater no disco e causar danos físicos a alguma área. Isso pode gerar um bad sector e afetar os dados que estão lá armazenados.

Queda, calor ou água

Os HDs também podem apresentar bad sectors quando o computador sofre alguma queda, tem um superaquecimento ou é afetado por algum líquido em suas partes internas. Por isso, é importante ter cuidado enquanto você usa e manuseia o seu dispositivo.

Problemas de energia

Quando a luz começa a oscilar ou acontece uma queda repentina de energia, o HD pode sofrer falhas eletrônicas que corrompem os dados. Bad sectors também podem ocorrer quando você força o desligamento do computador, sem utilizar os comandos do sistema.

Problemas de fabricação

Pode ser também que o HD apresente problemas de fábrica na sua construção, que prejudicam o funcionamento dos seus componentes. Com o uso, isso pode danificar setores do disco rígido.

A recuperação dos dados é possível quando uma unidade tem setores defeituosos?

Quando você tem um bad sector, provavelmente não vai conseguir acessar os dados daquela área, que precisará passar por um processo de recuperação.

A maioria dos HDs já contam com uma tecnologia, chamada de remapeamento, que consegue salvar os dados e proteger o disco das áreas com defeito.

Quando a placa controladora do HD identifica que há um setor defeituoso, ela orienta que a cabeça de leitura não passe por aquela área do disco para gravar ou ler os dados. Dessa forma, o computador não vai mais travar ou ficar lento.

Além disso, a placa aciona a tecnologia que transfere os dados daquele setor para a área reservada, que funciona como um setor de segurança do HD. Assim, os dados ficam a salvo em outra área do HD, embora aquele defeito do disco não seja corrigido.

Isso pode acontecer várias vezes ao longo da vida útil do HD, sempre que a placa identificar bad sectors. Porém, um HD com muitos setores defeituosos podem se tornar um problema, porque a área reservada do disco é limitada.

Por isso, é necessário recorrer ao processo de recuperação dos dados quando você não consegue mais acessá-los. Isso também é necessário quando o HD não conta com essa tecnologia de remapeamento.

Posso usar software para corrigir setores defeituosos no meu disco rígido?

Existem ferramentas que podem ajudar a recuperar os bad sectors do HD. O próprio Prompt de Comando do Windows, por meio do comando CHKDSK, pode ser usado para tentar recuperar os dados de setores defeituosos.

Mas geralmente utilizam-se softwares especializados em data recovery para fazer isso. Esses programas fazem uma varredura no HD em busca de bad sectors e tentam corrigir o problema. Em alguns casos, a recuperação é possível.

Mas é importante saber usar esses softwares, para evitar a manipulação equivocada do seu HD e acabar perdendo todos os seus dados. Além disso, as versões gratuitas desses programas costumam ter limitações que impedem a recuperação completa dos seus dados. Portanto, você precisa adquirir um plano pago, que muitas vezes se torna inviável.

Em casos mais complexos, os softwares de recuperação de dados também não costumam ser eficientes. Muitas vezes os bad sectors apresentam problemas físicos, que requerem a manipulação das peças e sua substituição, o que só pode ser feito por profissionais especializados.

Por isso, o ideal para recuperar setores defeituosos em HDs é procurar uma empresa especializada em recuperação de dados como a Bot.

Assim, você conta com a expertise de profissionais que já trabalham nessa área e utilizam os equipamentos adequados, em ambientes controlados. A recuperação dos dados é feita com toda a segurança, com muito mais chances de sucesso.

O que fazer com bad sectors no HD?

Então, se você está com problemas de bad sectors no seu HD, já sabe o que fazer? Mostraremos agora as principais medidas que você deve tomar:

Faça uma lista de quaisquer outros sintomas de falha

Observe quais sintomas o HD e o computador apresentam e anote em uma lista. Verifique se há algum ruído, se o sistema fica lento ou até trava, se não é possível reconhecer o dispositivo, se há alguma mensagem de erro, entre outros problemas.

Mantenha o disco rígido desligado

Quando você identificar sintomas de problemas no HD, mantenha-o desligado. Se você continuar usando o dispositivo, pode causar ainda mais danos físicos. Imagine se a cabeça de leitura estiver com falhas — os danos se tornam ainda maiores.

Entre em contato com uma empresa de recuperação de dados

Para recuperar os dados de bad sectors do seu HD, entre em contato com uma empresa especializada. Você vai entregar seu dispositivo a profissionais experientes, que já lidaram com vários casos como o seu e vão saber identificar corretamente as falhas do HD.

Além disso, esse tipo de empresa trabalha com softwares avançados de recuperação de dados, além de equipamentos adequados e ambientes controlados para manipular os dispositivos com segurança.

A Bot é uma empresa especializada em recuperação de dados, com mais de 11 anos de experiência no mercado. Você pode levar ou enviar gratuitamente o seu dispositivo a uma das nossas 26 unidades, localizadas no Brasil e em Portugal. Nossa equipe fará uma avaliação gratuita em seu dispositivo e enviaremos o orçamento em até 48h.

Entre em contato conosco em um de nossos canais: Instagram, Twitter e WhatsApp. Estamos disponíveis 24h por dia para atender você!