A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

SATAFIRM S11 é um problema comum, não tão difícil de se resolver, mas que pode deixar quem não entende do assunto bastante assustado.

Ele acontece normalmente por problemas no firmware do dispositivo ou por falhas elétricas no aparelho e existem várias maneiras de recuperar os seus dados.

Por isso, hoje a Bot traz um texto especial onde vamos te contar tudo que você precisa saber sobre o erro SATAFIRM S11 e como resolvê-lo. Boa leitura.

SATAFIRM

O que significa SATAFIRM S11?

SATAFIRM S11 é um tipo de problema em SSDs responsável por uma falha grave no aparelho, fazendo com que a BIOS não reconheça mais o dispositivo de armazenamento.

Normalmente a coisa toda funciona assim: o usuário liga o seu computador e o Sistema Operacional não inicia.

Tentando resolver isso, o usuário acessa a BIOS (e UEFI) e encontra um hardware novo no local do SSD chamado SATAFIRM S11.

Essa é uma falha não muito comum, entretanto, ao contrário do que muitos imaginam, pode acontecer com qualquer SSD, seja da Kingston, Sandisk, Corsair, Patriot, etc.

O que causa o problema SATAFIRM S11?

O erro SATAFIRM S11 pode acontecer por 2 motivos principais:

  1. Falha no Firmware;
  2. Falha elétrica em algum componente.

A falha técnica normalmente acontece na parte controladora do dispositivo. Entenda mais sobre cada uma dessas causas:

Falha do Firmware

O Firmware é o programa que existe na controladora do SDD e faz praticamente tudo no dispositivo, ou seja, controla todas as suas operações.

Para contornar esse problema, as fabricantes de SSD normalmente disponibilizam atualizações que servem para melhorar o desempenho do dispositivo, otimizar o controle de temperatura, evitar falhas, etc.

É dentro dessas falhas que se encontra o erro SATAFIRM S11, onde o disco simplesmente não inicializa mais e os arquivos são completamente perdidos, exceto se você buscar ajuda da fabricante ou de uma empresa especializada, como é o caso da Bot.

Falha elétrica

Muitas vezes, o erro SATAFIRM S11 também pode acontecer por conta de uma falha elétrica ou sobrecarga no dispositivo.

Esse erro pode causar uma falha na programação do SSD e o resultado é praticamente o mesmo, ou seja, você não tem acesso aos arquivos e precisa acionar a fabricante ou uma empresa de recuperação de dados.

Como diagnosticar o problema SATAFIRM S11?

Para diagnosticar o SATAFIRM S11. Você pode usar o gerenciador de dispositivos do Windows ou acessando a BIOS. Se o seu sistema operacional for Linux, também existe outra opção para diagnosticar o problema.

Confira a seguir as principais formas de diagnosticar o erro SATAFIRM S11:

Pelo gerenciador de dispositivos (Windows)

Para gerenciar o SATAFIRM S11 através do gerenciador de dispositivos do Windows, primeiro você terá de usar um case para conectar o SSD com defeito em uma porta USB de outro computador Windows.

Em seguida, abra o gerenciador de dispositivos do Windows e verá que o aparelho em questão será reportado como SATAFIRM S11.

O mesmo deve acontecer se você utilizar o gerenciador de SDD da própria fabricante.

Pela BIOS

Outra forma de diagnosticar o problema é no próprio computador com defeito. Para isso, basta acessar a BIOS do aparelho.

A maneira de acessar o setup da BIOS do seu computador pode variar conforme o modelo, portanto, é necessário consultar o manual do seu computador.

Contudo, na maioria dos computadores, basta apertar F2 assim que ligar o computador.

Uma vez que você acessar a BIOS, o erro SAFAFIRM S11 deve aparecer no local onde apareceria o seu SDD antes do problema começar a acontecer.

No Linux

Caso você use uma distribuição Linux, como o Linux Kamarada ou o Ubuntu, basta abrir o aplicativo Discos e verá que o disco é reconhecido como SATAFIRM S11.

Em outros casos, você precisa remover o SDD do computador para diagnosticar o problema. Basta iniciar o Linux a partir de um LiveUSB.

Você também pode usar outros comandos Linux, como o comando fdisk, o comando hdparm e o comando smartctl.

Como recuperar dados do SSD com problema SATAFIRM S11?

Se a causa do erro SATAFIRM S11 for o Firmware, é possível recuperar o dispositivo, porém isso pode causar a perda permanente dos dados.

Entretanto, se for necessário algum tipo de conserto físico, é fundamental contar com equipamentos e ferramentas de altíssima qualidade.

Para que a recuperação do SSD funcione de fato, tudo precisa ser feito dentro de um laboratório especializado e preparado.

Lembre-se, muitas coisas podem impedir o funcionamento de um dispositivo, inclusive partículas de poeira que precisam ser limpas da maneira adequada.

Além da experiência e excelência na recuperação de SSDs corrompidos, queimados ou danificados, a Bot também tem uma sala limpa de conceito máximo (ISO 5, Class 100), com um rigoroso controle de partículas certificado pela US Federal Standards 209.

Como regravar firmware do SSD com problema SATAFIRM?

Uma das maneiras de fazer a recuperação do SSD Kingston A400 é regravando o firmware do dispositivo.

Existem vários programas e tutoriais disponíveis na internet ensinando o passo a passo para regravar o firmware, entretanto, é preciso que fique claro que esse procedimento limpa todo o conteúdo do dispositivo.

Ou seja, essa não é uma forma de recuperar dados, mas sim de recuperar o dispositivo e fazê-lo simplesmente voltar a funcionar.

Portanto, se você quer resolver o problema SATAFIRM S11 e continuar com os seus dados, mande o seu produto para uma empresa especializada como a Bot Recuperação de Dados.

Dá para evitar o problema SATAFIRM S11 no SSD?   

Sim. Existem alguns cuidados que o usuário de SSD pode tomar para evitar que o SATAFIRM S11 aconteça. Confira alguns deles:

  • Manter o firmware do dispositivo atualizado para evitar problemas maiores;
  • Fazer a instalação com um profissional para evitar superaquecimentos;
  • Verificar regularmente a temperatura do SSD.

Entretanto, ainda que você tome todas as medidas de precaução, existe a chance do erro acontecer e, nesses casos, você pode contar com a Bot para não perder seus dados.

Conclusão

O SATAFIRM S11, como vimos ao longo do texto, é um tipo de falha relativamente comum em SSDs de todas as marcas.

Você pode diagnosticar o problema conectando o SSD em outro computador Windows através do gerenciador de dispositivos ou através da BIOS.

Se o seu computador for Linux, as formas de diagnosticar o problema depende da versão que está utilizando.

É possível recuperar o aparelho regravando o firmware do dispositivo, contudo, isso fará com que os dados sejam todos apagados.

Portanto, se você deseja recuperar o seu SSD e os dados dentro dele, entre em contato com a Bot Recuperação de Dados!