A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Deparar-se com um cartão de memória que não funciona é bastante comum — principalmente porque esta é uma unidade muito popular, sobretudo em smartphones e câmeras digitais.

Isso pode acontecer por diversos motivos: por exemplo, quando o cartão de memória é corrompido, danificado ou não pode ser lido pelo sistema por outra razão qualquer.

Por conter geralmente dados, como fotos e vídeos — além dos tradicionais documentos e aplicativos — é normal entrarmos em desespero quando o cartão de memória não funciona.

Porém, como veremos no artigo de hoje, não é preciso entrar em pânico: é totalmente possível fazer o cartão voltar a funcionar ou — caso não seja — recuperar o que realmente importa: os dados armazenados nele.

Também veremos o que pode ter causado o problema e como evitar que ele volte a acontecer, simplesmente tomando alguns cuidados básicos.

Cartão de memória não reconhece

Por que o cartão de memória não está aparecendo?

Vários motivos podem fazer com que o cartão de memória não esteja funcionando ou não esteja aparecendo no seu dispositivo.

Confira a seguir algumas delas:

Contato ruim entre o cartão de memória e o computador

Os cartões de memória se comunicam com dispositivos compatíveis usando uma série de pads de metal — com cada pad servindo a um propósito diferente.

Com o tempo, essas conexões podem se desgastar e causar vários problemas de conectividade.

O contato ruim também pode ser causado por falhas no leitor do cartão de memória ou na entrada do seu dispositivo/PC.

A letra da unidade do seu cartão de memória está faltando

As letras de unidade são identificadores alfabéticos de todas as unidades do computador — como discos rígidos internos, unidades ópticas, cartões de memória e unidades USB externas.

Portanto, se um disco perde sua letra de unidade, você não pode acessar diretamente os arquivos salvos nele e todos os programas que dependem dele não poderão ser executados corretamente.

Assim, se seu cartão de memória não tiver uma letra atribuída, não irá funcionar em seu PC.

Normalmente, o Windows atribui letras de unidade automaticamente para cada unidade que detecta, mas — caso o seu cartão de memória não tenha recebido uma atribuição automática — você pode fazer isso manualmente utilizando o “Gerenciamento de disco”.

O sistema de arquivos do cartão de memória não é reconhecido ou está corrompido

Em alguns casos, o cartão de memória pode não estar funcionando porque não é reconhecido pelo dispositivo ou está corrompido.

Isso pode ocorrer devido a setores ruins, como resultado de uma ejeção inadequada ou abrupta, porque a unidade se tornou RAW, entre outros.

O driver do dispositivo está desatualizado

Quando o driver do seu dispositivo ou PC está desatualizado, o sistema não possui os recursos necessários para fazer a leitura da sua unidade, fazendo parecer que seu cartão de memória não está funcionando.

Portanto, verifique se o driver de seu dispositivo/computador está atualizado e, caso não esteja, atualize-o.

O cartão de memória está infectado por um vírus

Às vezes, vírus ou infecções por malware podem fazer com que seus arquivos no cartão de memória fiquem ocultos, fazendo você pensar que o cartão não é detectável em seu telefone ou PC.

O que fazer quando o cartão de memória não quer funcionar?

Existem muitas correções possíveis para fazer com que o cartão de memória que não funciona volte a funcionar corretamente — e você precisa escolher a que melhor se adapta à sua situação específica.

Confira algumas delas a seguir:

Insira seu cartão de memória corretamente

A primeira coisa a fazer para corrigir os erros do cartão de memória é reinseri-lo corretamente.

Para fazer isso, desligue sua câmera ou smartphone, remova o cartão de memória e, em seguida, insira cuidadosamente o cartão novamente no dispositivo.

No caso do PC, ejete corretamente a unidade, remova, limpe e volte a inseri-lo. Se estiver utilizando um leitor de cartão, também vale a pena tentar outro.

Caso seu cartão de memória ainda mostre erros, passe para o próximo método.

Conecte seu cartão de memória a outro dispositivo ou computador

Às vezes, os cartões de memória podem apresentar erros devido a problemas de compatibilidade.

Portanto, nesses casos, você precisa verificar se o cartão de memória tem um problema de compatibilidade com o dispositivo ou não.

Para verificar se esse é o seu caso, conecte seu cartão de memória a outro computador ou a qualquer outro dispositivo.

No caso, se seu cartão de memória tiver problemas de compatibilidade, você precisará substituí-lo para resolver o problema — ou usar os dispositivos nos quais seu cartão não apresente problemas de compatibilidade.

Mas, se o cartão de memória ainda não estiver funcionando após aplicar este método, tente corrigir o erro usando a alternativa abaixo.

Corrija o erro do cartão de memória usando a função CHKDSK

Se houver algum erro interno, seu sistema pode não conseguir detectar o cartão de memória. Nesse caso, tente as etapas a seguir para usar a função CHKDSK para solucionar esse problema:

  • Clique em “Este PC” ou “Meu Computador” e siga o caminho “Gerenciar” > “Gerenciamento de Disco”;
  • Agora, localize seu cartão de memória no visualizador da unidade e verifique se seu sistema pode detectá-lo
  • Pressione o botão “Win” mais “R” e digite cmd — apertando “Enter” em seguida;
  • Agora digite chkdsk D: / f e termine o processo pressionando “Enter”.

Formate o cartão de memória

Se nenhum dos métodos acima funcionar, é recomendável formatar seu cartão de memória.

Vale destacar que a formatação do cartão levará à perda de dados, portanto, se você não tiver um backup, recupere-os utilizando um serviço profissional de recuperação.

Dito isso, conecte o cartão de memória ao PC e siga os seguintes passos:

  • Abra “Este PC/”Meu Computador” e localize o cartão de memória;
  • Clique com o botão direito do mouse em cartão de memória e selecione “Formatar”;
  • Defina o sistema de arquivos FAT32;
  • Marque a caixa com “Quick Format” e inicie o processo de formatação do cartão de memória clicando em “Iniciar”;
  • Terminado o processo, desconecte o cartão de memória do seu sistema e insira-o no smartphone para verificar se o problema foi resolvido.

Como evitar erros no cartão de memória?

Um cartão de memória que não funciona, sem sombra de dúvida, causa muitos desconfortos — e é por isso que acreditamos que você deve fazer tudo para evitar que isso aconteça.

Por isso, separamos abaixo algumas dicas que você deve usar para evitar erros no cartão de memória.

Não remova o cartão de memória da câmera ou smartphone durante a captura ou visualização de fotos

Uma das maneiras mais fáceis — mas mais esquecidas — de evitar problemas no cartão de memória é simplesmente evitar removê-lo durante a captura ou visualização de fotos.

Afinal, quando você esquece e retira o cartão enquanto a câmera ainda está executando alguma dessas ações, o processo é interrompido abruptamente, causando a “queima” da unidade.

Ejete corretamente um cartão de memória antes de removê-lo de qualquer dispositivo

Uma das coisas mais importantes que você deve evitar é a remoção inadequada do cartão de memória do seu dispositivo.

Quando você não faz isso, o slot do cartão pode ser danificado e, como resultado, ao inseri-lo novamente, você pode encontrar erros inesperados no cartão de memória.

Portanto, ejete o cartão com segurança. Além disso, remova-o somente após desligar o dispositivo.

Não capture ou execute qualquer ação na câmera se a bateria estiver fraca

Não use nenhum dispositivo quando a bateria estiver fraca, pois isso pode afetar os dados presentes no cartão de memória e também causar problemas de corrupção.

Afinal, caso a bateria do dispositivo esteja fraca, há maiores chances de corrupção dos dados salvos no cartão de memória.

Faça uso de marcas de cartão de memória confiáveis

A qualidade dos cartões de memória também é fundamental para evitar um quadro de falha no funcionamento.

Afinal, se o cartão for feito por um fabricante desconhecido e não confiável, pode ser muito mais suscetível a danos.

Portanto, você só deve confiar em cartões de memória de marcas conceituadas.

Faça um backup regular dos dados do cartão de memória

Uma das melhores formas de evitar quadros de perda de dados de seu cartão de memória — apesar de não evitar os erros — é fazer backups regulares dos arquivos salvos nele.

Você pode fazer backups em nuvem ou em outro disco externo (como pen drives, HDs ou demais unidades flash).

Conclusão

Apesar de sua versatilidade e praticidade, o cartão de memória pode não funcionar corretamente em algumas ocasiões.

Como, por exemplo, quando há mal contato, falta atribuir uma letra à unidade, o sistema de arquivos não é reconhecido ou está corrompido.

O cartão de memória também pode não funcionar caso o driver do dispositivo esteja desatualizado ou a unidade esteja infectada por vírus, ou malware.

Caso seu cartão de memória não esteja funcionando, você pode recorrer a algumas soluções.

Entre elas, remover e inserir novamente seu cartão, conectá-lo a outro dispositivo/PC, executar a função CHKDSK ou, se nada disso funcionar, formatá-lo — o que irá causar a perda dos dados armazenados nele.

Mesmo que seu cartão de memória possa parar de funcionar sem aviso, você pode tomar algumas atitudes para evitar ao máximo qualquer problema.

Algumas boas práticas neste sentido são não remover o cartão de memória de seu dispositivo durante a captura/visualização de fotos e ejetá-lo corretamente do PC.

Também é recomendável evitar a captura ou execução do seu dispositivo (câmera/smartphone, etc) caso a bateria esteja fraca.

Por fim, prefira comprar e usar cartões de marcas reconhecidas e mantenha uma rotina de backups regulares de seus dados.

Se você tomou todos os cuidados necessários e, ainda assim, seu cartão parou de funcionar e você perdeu acesso aos seus dados, não se preocupe: nós, da Bot, podemos te ajudar!

Afinal, somos pioneiros na recuperação de dados de cartões de memória, independentemente da marca, modelo ou sistema de arquivos.

Não importa se seu cartão queimou, foi corrompido ou teve arquivos apagados, está pedindo para formatar, sofreu uma falha de firmware ou foi atacado por vírus, nós podemos recuperar os seus dados.

Além de sermos referência quando o assunto é recuperar dados de cartão de memória, nós também nos preocupamos com a sua urgência para reaver seus arquivos, vídeos, fotos e documentos.

Por isso, recuperamos seus dados com total agilidade e analisamos seu dispositivo em um período entre 24 e 48 horas!

Pensando em sua comodidade e conveniência, também custeamos o envio do seu cartão a partir de qualquer localidade do Brasil.

Torne-se um de nossos 10.000 casos de sucesso: inicie já sua recuperação conosco!