A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Fotos geralmente têm valor afetivo. Elas guardam memórias de aniversários, formaturas e casamentos, viagens inesquecíveis ou fases marcantes da vida. Em outros casos, elas podem ser registros de trabalho ou estudo, que devem ser guardados.

O problema é que, quando estamos organizando as fotos no computador, pode acontecer de deletar os arquivos sem querer e, pior ainda, de forma permanente…

Então, buscamos desesperadamente saber como recuperar as fotos apagadas do computador! Mas será que tem como?

Infelizmente não é possível, pois tem muito tempo que as conversas foram apagadas

Tem como recuperar fotos apagadas do computador?

Sim, tem como recuperar as fotos apagadas do computador! Não se desespere se você excluiu arquivos sem querer, pois é possível recuperá-los, mesmo que tenham sido deletados permanentemente.

Quando você apaga fotos do computador, elas ainda não são deletadas permanentemente. Por padrão, o sistema direciona os arquivos deletados para uma pasta provisória, que você já deve conhecer: a Lixeira (ou Recycle Bin, em inglês).

É na Lixeira que ficam guardados os arquivos que você apagou nos últimos tempos. De lá, você pode restaurar as fotos novamente para a sua pasta original.

Mas é importante ter cuidado com o espaço de armazenamento dessa pasta, que é limitado. Quando os arquivos excedem a capacidade da Lixeira, ela começa a deletar permanentemente os mais antigos para liberar espaço.

Além disso, você mesmo pode apagar fotos permanentemente do computador quando clica em Shift + Delete ou quando exclui os arquivos de dentro da Lixeira (um a um, ou com a função Esvaziar Lixeira). Nesses casos, a exclusão é permanente. Mas, ainda assim, é possível recuperar as fotos usando outros recursos que veremos a seguir.

Como restaurar fotos da lixeira?

Restaurar fotos da Lixeira é uma solução bem simples que o Windows oferece para reaver os seus arquivos. Essa pasta serve justamente para isto: recuperar os arquivos a tempo, caso você precise deles de novo, tenha deletado por engano ou se arrependa da exclusão.

Para restaurar as fotos, basta:

  • Acessar a pasta da Lixeira (está geralmente fixada na Área de trabalho; se não, digite “Lixeira” na barra de busca do Windows);
  • Localizar os arquivos de fotos que você deletou;
  • Clicar com o botão direito e selecionar “Restaurar”.

Dessa forma, você vai mandar as fotos da Lixeira diretamente para a pasta em que elas estavam armazenadas antes da exclusão.

Mas vale lembrar que os arquivos só permanecem na Lixeira enquanto houver espaço disponível, já que, quando a pasta enche, começa a deletar os mais antigos. Então, revise a Lixeira de vez em quando para sempre deixar espaço livre e poder recuperar arquivos importantes quando precisar.

O que acontece após apagar fotos da lixeira?

Digamos que você estava deletando algumas fotos da Lixeira para liberar espaço e acabou apagando arquivos por engano. Aquela foto que estava desfocada, mas era a única que você tinha com aquele amigo de infância… Não era para apagar!

Nesse caso, quando você apaga fotos da Lixeira, elas são excluídas permanentemente. Mas isso é o que o sistema informa, porque, na verdade, a exclusão não é definitiva.

O que acontece após apagar fotos da Lixeira é que elas desaparecem do índice de arquivos, e você não consegue mais acessá-las como sempre fez. Mas o sistema apenas remove as referências aos arquivos.

Então, as fotos continuam no HD, mas de forma fragmentada, até que novos arquivos sejam armazenados naquele espaço. Basicamente, você diz para o HD que não quer mais armazenar aquele arquivo e que ele pode usar o espaço para guardar outras coisas.

Por que é possível recuperar arquivos excluídos permanentemente?

É possível recuperar arquivos excluídos permanentemente porque o Windows apenas marca o espaço como livre para uso. Provisoriamente, os arquivos permanecem no HD, mas apenas até que o espaço seja usado para armazenar novos dados.

Enquanto o espaço não for usado, você pode usar alguns métodos (que mostraremos a seguir) para recuperar os arquivos excluídos.

Mas vale a pena ressaltar: sempre que você apagar fotos da Lixeira por engano e quiser recuperá-las, pare de usar o computador para não salvar novos dados por cima. Se isso acontecer, aí a exclusão será definitiva.

Como recuperar fotos apagadas da lixeira?

Existem algumas formas de recuperar fotos apagadas permanentemente da Lixeira. Não são tão simples quanto o processo de restaurar da Lixeira, mas permitem recuperar o acesso aos arquivos se ainda não tiverem sido sobrescritos.

Veja agora as formas de fazer isso:

Backup do Windows

Essa é uma das formas de recuperação mais simples, mas exige que você tenha ativado o recurso de Histórico de Arquivos do Windows, que mantém um backup em uma unidade externa ou local de rede. Dessa maneira, é possível recuperar os arquivos nesse backup.

Se você ainda não ativou, vale a pena fazer isso para evitar novos problemas no futuro. Se já ativou, é só seguir os passos:

  • Digite “histórico de arquivos” na barra de busca do Windows e clique em “Restaurar arquivos com Histórico de Arquivos”;
  • Clique no botão “Anterior” para localizar e selecionar a pasta deletada;
  • Clique em “Restaurar” para recuperá-lo.

Versão anterior da pasta

Outra maneira simples de recuperar fotos apagadas da Lixeira é acessar uma versão da pasta anterior à exclusão dos arquivos. Mas, para isso, também é preciso tomar uma ação prévia: configurar um ponto de restauração do sistema.

Se você não configurou, também é importante conhecer essa alternativa para conseguir recuperar outros arquivos no futuro. Para isso, digite “Criar ponto de restauração” na barra de pesquisa do Windows e siga os passos da configuração. Mas, se você já tem um ponto de restauração configurado, tente os passos:

  1. No Explorador de Arquivos, vá até à unidade ou pasta que armazenava as fotos;
  2. Clique com o botão direito e selecione “Restaurar versões anteriores”;
  3. Em “Versões anteriores”, clique no ponto de restauração que você deseja retomar;
  4. Clique em “Restaurar”.

Programas para recuperar arquivos deletados

Softwares de data recovery ou recuperação de dados costumam ser eficientes para reaver arquivos deletados da Lixeira. Esses programas encontram os arquivos deletados permanentemente, ou até mesmo corrompidos, e recuperam o acesso a eles.

Geralmente eles oferecem uma versão gratuita com limitações, como a quantidade de dados recuperados, e planos pagos com mais recursos. Se você tem uma grande quantidade de fotos para recuperar, pode ser necessário contratar a ferramenta.

Ao usar esses programas, tenha cuidado para não tomar ações precipitadas, que podem inviabilizar a recuperação das suas fotos.

A seguir, listamos alguns programas confiáveis e reconhecidos no mercado, que costumam ter bom desempenho na recuperação de dados:

  • FreeUndelete (gratuito para uso pessoal)
  • Disk Drill
  • DiskDigger
  • Recuva
  • EaseUS
  • Recoverit

Como a Bot pode te ajudar

A Bot é uma empresa especializada em recuperação de dados, com mais de 10 anos de atuação. Trabalhamos com os equipamentos e ambientes recomendados para recuperar arquivos em dispositivos de armazenamento.

Portanto, podemos ajudar você a recuperar fotos apagadas do computador ou de qualquer unidade de armazenamento, como HDs, HDs externos, pen drives e cartões de memória. Você vai receber o atendimento de profissionais qualificados e experientes, que já resolveram os mais diversos casos de perda de dados.

Agora, conheça melhor os nossos serviços e inicie a recuperação das suas fotos conosco!