A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Uma das falhas mais comuns experimentadas pelos usuários do Windows é o erro de dispositivo de inicialização, que impede que o computador seja inicializado corretamente.

É um erro típico de “tela azul” (BSOD) com o código 0x0000007b e com a mensagem “INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE”, que aparece durante a inicialização do computador – e até mesmo, pode ocorrer após uma atualização do sistema.

A mensagem deste erro informa aos usuários que o PC desenvolveu um problema e é necessário reiniciar para resolvê-lo.

Informa também que o Windows está coletando algumas informações sobre o erro e será reiniciado quando a porcentagem de progresso alcançar 100%.

A questão é: como resolver este problema? É o que vamos descobrir neste artigo!

erro de dispositivo de inicialização inacessível

O que é um dispositivo de inicialização?

Dispositivos de inicialização são tipos de hardware que contêm – ou são capazes de ler – o software necessário para iniciar um computador.

Resumindo: sem este dispositivo, a máquina não pode iniciar.

Quando você liga o computador, o dispositivo inicializável é identificado pela BIOS da máquina como sendo o dispositivo de inicialização.

Então, a BIOS procura as informações contidas no dispositivo de inicialização para iniciar o sistema operacional do computador.

Ou seja, toda vez que você liga sua máquina, o dispositivo de inicialização está trabalhando silenciosamente, permitindo que o computador execute o sistema operacional.

Exemplos de dispositivos inicializáveis incluem, entre outros, CD-ROMs, disquetes, discos rígidos internos ou externos, unidades USB e outras mídias de armazenamento.

Mas lembre-se: dispositivos de armazenamento como estes só podem funcionar como unidades inicializáveis se contiverem os arquivos de inicialização que um computador precisa para inicializar.

O que significa nenhum dispositivo inicializável?

Esta mensagem de erro indica que o Windows não pode acessar a partição do sistema ao tentar inicializar, forçando-o a reiniciar.

A menos que você tenha montado recentemente seu computador, ainda há um dispositivo inicializável no seu PC.

O problema é que sua máquina, por algum motivo, não sabe onde ele está.

O que causa o erro “dispositivo de inicialização não encontrado”?

O erro de dispositivo de inicialização dispara uma mensagem de erro BSOD, com uma mensagem “INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE” e ocorre quando o sistema operacional não consegue acessar a partição do sistema ao tentar inicializar.

Além de acarretar o erro do dispositivo de inicialização, os problemas que causam essa falha podem levar a outras complicações no funcionamento do sistema, incluindo o erro bio, I VIDEO_DXGKRNL_FATAL_ERROR, INTERNAL_POWER_ERROR e muitos outros.

Por isso, é importante corrigir essa falha para evitar a possibilidade de um mau funcionamento do sistema mais grave no futuro.

Confira a seguir algumas das causas de erros no dispositivo de inicialização.

HD danificado

A maioria dos dispositivos de inicialização ficam no HD interno do computador.

Assim, quando seu HD tem algum problema, inevitavelmente, a unidade de inicialização também desaparece.

BIOS confuso

Se a configuração do computador foi alterada recentemente – como durante uma atualização – ou se conectou algum dispositivo de armazenamento recentemente, a BIOS pode tentar inicializar a partir do dispositivo de armazenamento errado, como um HD externo conectado.

Setor de inicialização ou tabela de partição corrompidos

Se a unidade de metadados do seu HD for corrompida, a partição que contém seu sistema operacional pode parecer em branco para o BIOS. Já vimos muitos casos de HD com bad sector ter problemas com inicialização.

Quando isso acontece, o BIOS não sabe mais onde está o dispositivo inicializável e acredita que nenhum dispositivo inicializável foi encontrado.

Cabo SATA/IDE solto ou com defeito

O cabo SATA/IDE conecta seu HD à placa-mãe e, sem essa conexão, a BIOS não pode detectar um dispositivo inicializável.

Este cabo raramente se solta ou quebra, tornando esta a causa menos provável, mas é sempre bom conferir.

Como corrigir erro de dispositivo de inicialização inacessível

Não recomendamos que tente lidar com o problema sozinho, mas, se quiser resolver o erro do dispositivo de inicialização por conta própria, há algumas coisas que você pode fazer. Confira algumas delas a seguir:

1. Verifique a conexão do disco rígido

O cabo SATA/IDE deve conectar a placa-mãe ao disco rígido para que o dispositivo de inicialização funcione.

Como já comentamos, esses cabos raramente quebram ou se desconectam sozinhos, mas vale a pena verificar a conexão.

2. Verifique as configurações do BIOS

Para resolver este problema, você precisa ter certeza de que a BIOS está procurando a unidade de inicialização correta – antes de qualquer outro dispositivo de armazenamento secundário.

Confirme se isso está ocorrendo seguindo os passos abaixo:

  • Identifique e siga as instruções que informam como entrar no menu da BIOS – geralmente localizada na tela de inicialização com o símbolo do fabricante do seu PC;
  • Geralmente, você precisa pressionar uma tecla específica (como ESC, F1 ou F8), mas isso varia conforme o fabricante. O importante é você pressionar a tecla mais rápido possível, porque sua janela de oportunidade para abrir o menu da BIOS só dura alguns segundos;
  • Uma vez no menu da BIOS, navegue até as opções de configuração ou de seleção de dispositivo de boot;
  • O menu deve listar todos os dispositivos de armazenamento conectados. Certifique-se de que a unidade de HD interna do computador esteja listada primeiro. Se o HD interno não estiver listado por primeiro, provavelmente ele é a causa do erro.

3. Reinstale o Sistema Operacional

Se nada resolveu até aqui, o que resta é reinstalar seu sistema operacional – o que não recomendamos que você faça por conta própria (a não ser que tenha familiaridade com o processo).

Lembrando que, caso você não faça backups regulares dos seus dados, você irá perdê-los ao fazer a reinstalação do sistema operacional.

Por isso, se tem dados importantes no HD, não reinstale o Sistema Operacional e fale conosco. Temos milhares de casos de recuperação de dados com sucesso.

Como recuperar HD com erro de inicialização?

Para recuperar arquivos e documentos de um HD com erros de inicialização, o ideal é recorrer a um serviço profissional de recuperação de dados – como o da Bot.

Avaliaremos seu dispositivo e trabalharemos para recuperar suas informações com total segurança.

Para isso, examinamos seu HD na Sala Limpa: um ambiente fechado, com total controle da concentração de partículas no ar.

Isso impede que a integridade do seu HD seja comprometida – e, consequentemente, elimina o risco de perda irreversível dos seus dados.

Conclusão

O dispositivo de inicialização é responsável por ler os softwares que permitem que seu PC seja iniciado. Assim, erros de dispositivo de inicialização impedem seu computador de iniciar.

Estes erros podem ser causados devido a danos no HD, falhas na BIOS ou setor de inicialização/tabela de partição corrompidos. Também podem ser consequência de um cabo SATA/IDE solto ou com defeito.

Para corrigir este erro, você deve verificar a conexão do HD, analisar as configurações da BIOS ou até reinstalar seu sistema operacional.

Neste último caso, se você não tiver feito backups regulares, perderá todos os seus arquivos e documentos.

Porém, pode recuperá-los ao recorrer a um serviço especializado, como o da Bot.

Conosco, seus dados serão recuperados com total segurança e agilidade. Contamos com profissionais altamente qualificados e podemos realizar o procedimento em até 48h.

Sem falar que oferecemos o envio gratuito do seu dispositivo a partir de qualquer localidade do Brasil.

Confie em quem tem mais de 60.000 casos resolvidos: inicie agora mesmo sua recuperação com a Bot.