A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Se, ao usar o seu Mac, você nota que o sistema trava com frequência, as pastas desaparecem e o computador fica lento, esses sinais indicam que o disco rígido pode estar corrompido.

Essa corrupção pode ser causada devido a danos físicos à unidade, infecção por vírus, corrupção de firmware ou dados desorganizados devido a erros do sistema de arquivos.

O problema pode causar uma verdadeira dor de cabeça, pois sua principal consequência é a perda de dados — já que o acesso aos dados dessas unidades é perdido quando elas são corrompidas.

Mas, não se desespere!

Neste artigo, vamos te ensinar como identificar os sinais de alerta de um disco rígido prestes a ser corrompido, como evitar que isso aconteça e maneiras de recuperar os dados dessa unidade, caso ela já tenha sido corrompida.

corrigir disco rígido corrompido em um Mac

Quais são os sintomas de um disco rígido Mac corrompido?

Dispositivos de armazenamento — especialmente os HDs — são mais propensos a serem corrompidos devido à forma como são construídos.

Afinal, os HDs giram continuamente um disco que armazena seus arquivos, e vibrações ou forças repentinas podem mover ou danificar o disco.

Confira alguns sinais claros de que o disco rígido do seu Mac está corrompido:

  • Você tem aplicativos que fecham inesperadamente;
  • Seu computador para de responder à entrada;
  • Quando você tenta abrir arquivos, alguns não respondem;
  • O sistema não transfere arquivos para novas pastas
  • Em situações graves, seu Mac pode se recusar a iniciar.

Como evitar a corrupção do HD no macOS?

Para evitar a corrupção do HD no macOS, lembre-se de manter seu dispositivo longe de líquidos, poeira, calor e prevenir impactos, principalmente durante o uso.

Também é um bom hábito manter o backup de todos os dados importantes e desligar o sistema corretamente, para evitar qualquer perda de dados devido a situações como corrupção de disco.

Desligue seu Mac com segurança

É essencial desligar o sistema Mac corretamente para evitar danos à unidade de armazenamento.

Para isso, basta acessar o menu Apple e selecionar a opção de desligar.

Ao fazer isso, você garante que as operações funcionem corretamente no disco montado, evitando a corrupção do sistema de arquivos — o que levaria o dispositivo Mac a não reinicializar, impedindo o acesso aos dados.

Monitore sua unidade de armazenamento

O monitoramento frequente é essencial para salvar uma unidade de armazenamento Mac de qualquer dano e corrupção.

Isso é útil porque, quando você observa algo anormal em seu disco rígido, pode tomar medidas instantâneas para evitar a perda de dados devido a problemas no computador — como erros lógicos, corrupção de unidade e blocos defeituosos.

Para problemas de erro na unidade de armazenamento e no disco, use o Primeiros Socorros, que é uma ferramenta integrada ao Utilitário de Disco.

No caso, o Utilitário de Disco relata falha na unidade dando a você tempo para duplicar a unidade de armazenamento e substituí-la.

Faça backup da unidade de armazenamento

Copie seu disco de inicialização com a ajuda do aplicativo de backup do Mac, o Time Machine.

Com a ajuda da unidade de backup do Time Machine, você pode recuperar o disco de inicialização e o Mac, caso sua unidade de inicialização seja corrompida.

Como recuperar um disco rígido corrompido em um Mac?

Existem várias maneiras de recuperar o disco rígido corrompido em um Mac. Confira algumas delas a seguir:

Repare o HD corrompido usando o Utilitário de disco

Após descobrir o disco rígido corrompido, você pode repará-lo através do Terminal. Ao abri-lo, digite este comando: diskutil repairVolume /Volumes/[Drive Name].

Substitua “Drive Name” pelo nome do seu disco rígido no Mac que requer reparo e aperte Enter.

O Utilitário de Disco pode dizer que a unidade foi reparada com sucesso. Se surgir esse resultado, você pode reiniciar o Mac e acessar seus arquivos.

Você também pode acessar o Utilitário de Disco através de sua GUI abrindo o aplicativo e clicando no botão Primeiros Socorros.

Inicie o comando FSCK

Saber como verificar se uma unidade externa está corrompida no Mac ou se o seu disco rígido interno tem esse problema requer um processo parecido.

Mac sem chip de segurança

Usuários com Macs mais antigos que não possuem um chip T2 podem reiniciar o Mac no modo de usuário único segurando a combinação Command + S para reparar uma partição corrompida que limita o acesso.

  1. Assim que o terminal abrir, digite este comando: diskutil list;
  2. Pressione Enter. O computador fornecerá um número de partição corrompido;
  3. Reinicie o Mac para entrar no modo de usuário único;
  4. Digite este comando: /sbin/fsck_hfs -fy /dev/[partition number]. Lembrando que você deve substituir o “partition number” pelas informações recebidas da lista diskutil;
  5. Pressione Enter. O Terminal procurará erros e reparará os que encontrar;
  6. Se o seu Mac disser que o sistema de arquivos foi modificado, o comando FSCK encontrou e reparou o problema;
  7. Execute o comando uma segunda vez. Quando o Mac disser que o volume parece estar OK, digite reboot. Você reiniciará o computador para acessar a tela de login.

Mac com chip T2/M1

Se sua máquina tiver um chip T2 ou M1, siga as etapas com base no fabricante do chip.

Modo de recuperação T2: Se você tiver um chip Intel (T2), inicie o Mac no modo de recuperação pressionando Command-R durante a reinicialização e prossiga para as etapas comuns.

Modo de recuperação M1: Os usuários do Apple Silicon (M1) devem seguir as próximas etapas:

  1. Selecione “Desligar” no menu Apple
  2. Pressione e segure o botão liga/desliga até que a mensagem “Carregando opções de inicialização” seja exibida
  3. Clique em “Opções e depois em Continuar”. Insira as credenciais do administrador, se solicitado. Prossiga para as etapas comuns.

Comum

Etapas comuns para Macs com etapas T2:

  1. Abra o “Utilitário de Disco”
  2. Selecione o volume de inicialização normal e monte-o usando o comando Mount, se necessário
  3. Feche o Utilitário de Disco e mude para o Terminal
  4. Execute os comandos desejados no Terminal, por exemplo: diskutil repairVolume /Volumes/[Drive Name].

Experimente o software gratuito para recuperar dados do disco rígido do Mac

Existem muitas soluções de software gratuitas que podem ajudá-lo a recuperar dados do disco rígido corrompido em um Mac, como é o caso do Disk Drill.

Embora ele não ajude a resolver a causa real da corrupção de dados, essa ferramenta é capaz de diferenciar arquivos recuperáveis ​​de dados corrompidos e transferi-los para uma unidade externa.

Para utilizá-lo, siga os seguintes passos:

  • Baixe e instale a versão gratuita do software do Disk Drill
  • Inicie o software de recuperação no Mac
  • Selecione sua unidade e clique no botão “Pesquisar dados perdidos”
  • Visualize os resultados utilizando o esforço de verificação, para garantir que sejam recuperáveis
  • Você pode selecionar todos os arquivos que deseja recuperar e clicar no botão “Recuperar” para recuperá-los.

Contrate um serviço de recuperação de disco rígido para Mac

O software gratuito de recuperação funciona razoavelmente bem ao lidar com casos menos graves de perda de dados, mas suas limitações começam a aparecer ao abordar cenários de perda de dados mais complicados.

Além disso, você pode inviabilizar a recuperação de dados ao tentar executar estas ferramentas por conta própria.

Portanto, em casos mais complexos, você deve recorrer a um serviço especializado para garantir a recuperação dos seus dados, como o que oferecemos aqui na Bot.

Aqui, profissionais experientes utilizam equipamentos de última geração e recuperam seus dados para você com total segurança e eficiência.

Conclusão

Existem alguns sinais que o disco rígido em um Mac apresenta antes de ser corrompido.

Alguns deles são aplicativos que fecham inesperadamente, dispositivo que para de responder à entrada, arquivos sem resposta, o sistema não transfere arquivos para novas pastas e, em casos extremos, o sistema se recusa a iniciar.

Para evitar que o disco rígido se corrompa de vez, você pode adotar algumas medidas preventivas, como desligar seu dispositivo corretamente, monitorar sua unidade de armazenamento e fazer o backup regular da sua unidade.

Mas, caso seu disco rígido do Mac já tenha se corrompido, você pode reparar o HD usando o Utilitário de Disco, iniciar o comando FSCK e experimentar um software gratuito de recuperação de dados.

Porém, recorrer a estas ferramentas de recuperação por conta própria — em casos mais complexos — pode piorar a situação, tornando os dados irrecuperáveis.

Por isso, o modo mais seguro e confiável de recuperar seus dados nesses casos é recorrendo a um serviço profissional especializado, como o que oferecemos aqui na Bot.

Nossos especialistas recuperam os dados da sua unidade em um ambiente com as partículas totalmente controladas, preservando a integridade do seu disco.

Além disso, nós custeamos o envio do seu dispositivo a partir de qualquer localidade do Brasil e lhe oferecemos um orçamento em até 48 horas!

Confie em quem tem mais de uma década de tradição: inicie já sua recuperação conosco!