A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Sabemos que o HD externo é um dispositivo útil. Ele pode guardar arquivos importantes, em forma de armazenamento extra do computador ou como uma maneira de levar dados de um lugar a outro. Mas o que fazer quando o HD externo não aparece no Mac?

Isso inviabiliza o acesso aos dados armazenados, porque pode haver um problema no dispositivo, no conector, na formatação ou ainda outras possibilidades. Mas não se preocupe, porque agora ajudaremos você a resolver isso e acessar novamente seus dados.

Acompanhe agora para entender porque esse problema acontece e como você pode resolvê-lo.

HD externo não aparece no Mac veja como resolver

Por que seu HD externo não está aparecendo no Mac?

Quando você conecta o HD externo a um MacBook e o dispositivo da Apple não reconhece a unidade de armazenamento, não é possível acessar os dados. Você nem sequer consegue visualizá-los no Finder do computador.

Então, se você quiser recuperar seus dados, é importante saber a origem do problema. Por que o HD externo não está aparecendo no Mac? Veremos os principais motivos para isso:

Corrupção do disco rígido externo

O HD externo pode estar corrompido. Isso acontece quando o dispositivo é infectado por vírus, quando é removido indevidamente do computador, quando sofre algum problema físico, quando passa por superaquecimento, entre outras situações. Nesses casos, o disco pode ser corrompido por completo ou ter apenas algum setor afetado.

Danos físicos ao disco rígido externo

HDs externos são vulneráveis a danos físicos. Como são portáteis, podem sofrer impactos bruscos com mais facilidade, além de estar sujeito ao superaquecimento e ao contato com líquidos.

Então, isso também pode ser motivo para danificar o disco e inviabilizar o acesso aos dados. As peças internas podem sofrer danos, como a agulha bater no disco ou a placa eletrônica queimar.

Conector USB com defeito

O problema também pode estar no conector. Se você está utilizando um cabo USB antigo ou defeituoso, é possível que o HD externo não apareça no Mac. Nesse caso, o problema é mais fácil de resolver, já que você só precisa trocar o conector, em vez de recuperar os dados do disco ou comprar um HD novo.

Problema com portas USB Mac

Este é outro caso em que o problema não está no HD: pode ser que a falha esteja nas portas de entrada USB do Mac. Nesse caso, a entrada USB pode estar danificada ou com algum problema de formatação.

Unidade externa oculta

Também pode ser que o HD externo não apareça no Mac porque a unidade está oculta. Isso pode acontecer devido a uma configuração do sistema ou devido a alguma infecção por vírus. Nesse caso, é preciso modificar as configurações do sistema para acessar novamente as pastas ocultas.

Formatação inadequada no disco rígido externo

O HD externo também pode apresentar erros de formatação e estrutura de diretório. Dessa forma, o computador pode não reconhecer o sistema utilizado para formatar o disco e tem dificuldades para ler os dados.

Problema de atualização recente do macOS Big Sur ou Catalina

As atualizações disponibilizadas pela Apple também podem fazer com que o computador não reconheça mais o disco externo ou até levar à perda de dados. As atualizações de software macOS Big Sur e Catalina trazem melhorias  de segurança, mas podem também gerar problemas de compatibilidade, como foi relatado pela Mac Magazine.

Como fazer o Mac reconhecer o HD?

Agora, investigaremos algumas soluções para o problema de reconhecimento do HD externo pelo Mac. Muitas vezes, são problemas simples, que você pode resolver ao substituir o cabo ou fazer alguma configuração no sistema. Veja agora o que você pode fazer antes de tentar alguma solução mais complexa:

  • Conecte o HD em outra porta do computador. Pode ser que o problema seja algum dano ou configuração inadequada da porta USB.
  • Troque o cabo USB por outro. O problema pode ser um cabo danificado ou antigo, com velocidade de transmissão de dados incompatível.

Mas existem casos com problemas mais graves, que precisam ser avaliados e resolvidos por profissionais especializados. Nessas situações, você pode contar com uma empresa como a Bot, que tem equipamentos adequados e profissionais experientes na recuperação de dados. Acompanhe agora para saber o que fazer:

1. Procure o HD externo em Informações do Sistema

Se o HD externo não aparece na Área de Trabalho nem no Finder do Mac, tente encontrar o dispositivo na seção Informações do Sistema. Para isso:

  1. Vá em Aplicativos > Utilitários > Informações do Sistema;
  2. Expanda as opções de Hardware e verifique se o sistema reconhece o HD externo;
  3. Clique em USB e observe as informações a respeito da unidade.

Assim, você pode observar se o sistema reconhece o HD externo e se há informações detalhadas sobre ele. Se houver, é provável que o problema seja apenas as preferências de exibição das informações do HD externo.

2. Altere as configurações de preferências de exibição

Para visualizar o HD externo, vá até o Finder e siga os passos:

  1. Vá até Preferências > Geral;
  2. Localize a opção “Mostrar estes itens na área de trabalho”;
  3. Selecione a opção “Disco externo” ou “HD externo”.

Outra opção é usar um atalho para exibir pastas ocultas do sistema. Para isso, acesse também o Finder e use o atalho de teclado: Command (⌘) + Shift + . (ponto final). Dessa forma, você pode visualizar pastas e arquivos ocultos. Se quiser ocultá-los novamente, é só usar o mesmo atalho.

Se essas soluções não funcionarem, é preciso adotar outras opções, como veremos agora.

3. Repare um dispositivo de armazenamento no utilitário de disco no Mac

Os computadores Mac oferecem uma ferramenta para verificar e corrigir erros de dispositivos de armazenamento, inclusive o HD externo, como queremos fazer. Trata-se do Utilitário de Disco, que pode ajudar nesse caso. Veremos agora os passos para isso:

  1. No Utilitário de Disco do Mac, escolha Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos;
  2. Na barra lateral, escolha a unidade do HD externo volume e clique no botão Reparador;
  3. Quando estiver no Reparador, clique em Executar e siga as instruções;
  4. Quando o processo do Reparador estiver concluído, clique em OK.

Depois disso, verifique se o Finder consegue reconhecer o disco.

4. Redefina as portas USB no Mac

Outra solução possível é configurar novamente as portas USB do Mac. Para isso:

  1. Pressione as teclas Command (⌘) + Option + P + R para reiniciar o seu computador Mac;
  2. Depois, pressione Command + Option + Esc para fechar todos os aplicativos que não estejam respondendo de forma adequada;
  3. Conecte o USB que não está aparecendo no seu computador Mac. Se ainda não aparecer, basta clicar no ícone da Apple e escolha Repouso;
  4. Após alguns segundos, pressione qualquer tecla para acordar o computador;
  5. Por fim, desligue o Mac, desconecte o cabo e reconecte-o após cerca de 15 segundos.

Mais uma vez, veja agora se o computador reconhece o HD externo. Pode ser que essa e outras soluções que apontamos neste texto ajudem a resolver o problema. Mas, se não resolverem ou se você quiser uma ajuda profissional para não correr riscos, recorra a uma empresa especializada em recuperação de dados.

A Bot oferece soluções para quando o HD externo não aparece no Mac, de maneira que você recupere o acesso ao disco e aos dados com segurança. Nossa equipe é experiente em inúmeros casos de perda de dados e trabalha com os equipamentos e softwares ideais para esses casos.

Entre em contato conosco para começar a recuperar o seu HD externo. Estamos disponíveis a qualquer momento no Instagram, no Twitter e no WhatsApp.