Unidades de HDs externos – incluindo unidades flash USB e cartões SD – devem ser fáceis de usar em seu computador.
Mas, em alguns casos, você pode conectar seu HD externo e descobrir que ele não aparece no gerenciador de disco.
Esse problema tem várias causas possíveis: problemas de partição na unidade externa, uso incorreto do sistema de arquivos, portas USB inativas ou problemas de driver. Na pior das hipóteses, a própria unidade pode estar danificada.
Neste artigo, vamos dar uma olhada no que fazer quando seu HD externo não aparecer no Gerenciador de Disco.
O que fazer quando o HD externo não é reconhecido?
Quando seu HD não aparece no Gerenciador de Disco, algumas das possíveis opções de corrigir o problema são:
- Verificar o gerenciamento de disco;
- Testar outra porta;
- Verificar problemas via Gerenciador de Dispositivos;
- Tentar formatar ou criar uma nova partição;
- Limpar o drive e formatá-lo via Diskpart.
Vejamos como proceder em cada uma dessas alternativas:
1. Verifique o gerenciamento de disco
Se seu HD externo não aparece no Gerenciador de Disco, é hora de fazer algumas pesquisas.
Abra o menu “Iniciar”, digite “Gerenciamento de disco” e pressione “Enter” quando a opção “Criar e Formatar Partições de Disco Rígido” aparecer.
Assim que o Gerenciamento de disco carregar, role para baixo para ver se o seu disco aparece na lista.
Caso apareça, certifique-se de que ele esteja online e formatado. Se estiver offline, clique com o botão direito no nome do disco (por exemplo, “Disco 2”) e selecione “Online”.
Se o HD externo não foi formatado, aparecerá “Não alocado” sob uma barra preta.
Nesse caso, clique com o botão direito e escolha “Novo Volume Simples”. Isso também resolve o problema se a unidade for formatada para outro sistema operacional.
Vale lembrar que a formatação apagará todos os dados da unidade. Portanto, continue apenas se tiver certeza de que não precisa de nada dele.
Por fim, se seu HD externo estiver online e formatado, mas não mostrar uma letra de unidade ao lado de seu nome, clique com o botão direito no disco e selecione “Alterar letra de unidade e caminhos” para adicionar uma letra de unidade.
Lembre-se de escolher uma letra que não esteja sendo utilizada por outro disco.
2. Teste outra porta USB ou computador
Outra forma possível de conseguir acessar seu HD externo quando ele não aparece no gerenciador de disco é mudar a porta USB ou tentar conectá-lo a outro computador.
É possível que a porta que você o conectou esteja falhando ou apenas o cabo está com algum mau contato.
Se estiver conectado a uma porta USB 3.0, tente uma porta USB 2.0; se estiver conectado a um hub USB, tente conectá-lo diretamente ao PC (alguns hubs USB não fornecem energia suficiente para o funcionamento do HD externo).
Você também pode tentar em outro computador. Se puder, experimente conectar seu HD externo em um computador que execute outro sistema operacional.
Por exemplo, se você não conseguir que a unidade apareça em um PC com Windows, tente conectá-la a um Mac.
É possível que o HD externo não esteja formatado para o computador que você está tentando usar.
Nesse caso, você precisará copiar esses dados em uma unidade formatada para aquele S.O. e assim ter compatibilidade.
3. Verifique problemas via Gerenciador de Dispositivos
Se seu HD externo aparecer em outros computadores, isso significa que o sistema pode estar com um problema de driver com o seu dispositivo.
Você pode verificar isso usando o Gerenciador de dispositivos.
Para abri-lo, pressione Win + X (ou clique com o botão direito do mouse no ícone “Iniciar”) para abrir o menu “Usuário avançado” e selecione “Gerenciador de dispositivos” na lista.
Você também pode inserir devmgmt.msc na caixa de diálogo Executar, para abri-lo.
No Gerenciador de dispositivos, expanda a categoria “Unidades de disco” e verifique se há dispositivos com um ponto de exclamação amarelo próximo a eles.
Verifique também a seção de controladores “Universal Serial Bus”.
Se você vir o símbolo de erro para qualquer entrada, esse pode ser seu HD externo que não aparece no gerenciador de disco.
Para tentar resolver o problema, clique com o botão direito no dispositivo, selecione “Propriedades” e verifique a mensagem de erro em “Status do dispositivo”.
Você também pode ir para “Configurações” > “Atualização e segurança” > “Windows Update” para verificar se há novas atualizações, o que é sempre uma boa ideia quando se está tendo problemas com o Windows.
Executar esta verificação de atualizações também identifica atualizações de driver. Elas podem aparecer em “Exibir atualizações opcionais” > “Atualizações de driver”, por isso, vale a pena verificar lá também.
Para atualizar um driver específico que não aparece lá, clique com o botão direito do mouse no “Gerenciador de dispositivos” e escolha “Atualizar driver” > “Pesquisar drivers automaticamente”.
Com isso, o sistema vai verificar se há um driver mais recente em seu computador.
Se isso não funcionar, pesquise o nome do seu dispositivo online para ver se há disponível um driver mais recente do fabricante.
4. Tente formatar ou criar uma nova partição
Caso seu HD externo tenha aparecido no Gerenciador de Disco, mas estiver com status “Não Alocado”, você pode tentar formatar e criar um novo volume.
Para isso, siga o passo a passo abaixo:
- Vá para o menu “Iniciar” e selecione “Criar e formatar partições do disco rígido”;
- Clique no espaço “Não alocado” do seu HD externo e selecione “Novo Volume Simples;
- O Assistente para Novas Partições Simples vai abrir. Vá para a tela de seleção do tamanho, informe o tamanho da sua partição em megabytes e clique em “Avançar”;
- Agora, atribua uma letra para a unidade, escolhendo uma que já não esteja sendo usada por outro disco/partição;
- Em seguida, selecione um sistema de arquivos (de preferência NTFS) e um nome para o rótulo. Clique em “Avançar” e conclua na tela seguinte.
5. Limpe o drive e formate via Diskpart
Em alguns casos mais específicos, o HD externo até aparece no Gerenciamento de disco, mas a formatação da unidade simplesmente não funciona.
Nesse caso, para recuperar a capacidade total do HD externo, você vai precisar executar o comando “limpar” no Diskpart do Windows, que retornará a unidade a um estado completamente não formatado.
Lembrando que isso apagará qualquer arquivo em seu HD externo. Portanto, só continue se você não tiver outras opções – e certifique-se de limpar o disco correto, ou você pode perder muitos dados.
Para limpar o drive e formatá-lo usando o Diskpart:
- Abra o menu “Iniciar”, digite “Diskpart” e pressione “Enter” para abrir o comando de execução;
- Quando o prompt aparecer, digite “list disk” e pressione “Enter” para ver os discos conectados ao seu sistema;
- Se seu HD externo aparecer, preste muita atenção ao seu tamanho – e anote seu nome. Usaremos o “Disco 2” neste exemplo, mas você deve usar o nome do seu disco;
- Então, digite “select disc 2” e pressione “Enter” para limpar seu HD externo;
- Por fim, digite “clean” e pressione “Enter”. Isso vai apagar todos os dados no disco – exigindo que você recorra a programas ou serviços de recuperação para reavê-los.
Conclusão
O HD externo não aparecer no Gerenciador de Disco é um problema comum para quem usa este tipo de dispositivo.
Para reverter esta falha, pode-se recorrer a várias alternativas: verificar o gerenciamento de disco, testar outra porta USB, verificar problemas via Gerenciador de Dispositivos, formatar/criar uma nova partição ou limpar o drive e formatar através do Diskpart.
Mas é importante lembrar que ao executar estas ações, você pode perder todos os arquivos salvos em seu HD externo, por isso, se tem qualquer dúvida, não faça nada e procure uma empresa de recuperação de dados profissional.
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