A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Se você está lendo este artigo, é porque talvez precise consertar HD externo. Caso ele não esteja respondendo à conexão com o USB ou você não esteja conseguindo acessar os arquivos, talvez você tenha um problema.

Sabemos que o uso do HD externo está cada vez mais recorrente pela praticidade e isso acaba gerando certa dependência com o seu conteúdo.

Caso essa seja a sua situação, pode ficar tranquilo, pois há diversas soluções para que o seu HD volte a funcionar perfeitamente. Então, se há arquivos muito importantes armazenados, você provavelmente vai recuperá-los.

Neste artigo você ficará por dentro de algumas formas de solucionar o seu problema. Vamos lá?

Como consertar HD externo corrompido ou defeituoso

O que pode causar problemas no HD externo?

Antes de falar como consertar HD externo é preciso entender o porquê disso acontecer. Será que é comum?

Na verdade, não é tão comum o HD externo dar problemas, pois é um dispositivo estável e existem boas marcas no mercado. Mas, de fato, instabilidades podem acontecer, dificultando o acesso ao conteúdo.

E por que isso acontece? Os motivos são variados, sendo os principais deles citados a seguir:

Ataque de vírus

Muitos computadores ainda não possuem antivírus e o fato de o HD externo poder ser plugado em outras máquinas pode favorecer essa invasão.

O vírus pode corromper os arquivos do HD externo, fazendo com que você não consiga acessá-los.

Defeito no dispositivo

O próprio HD externo pode estar apresentando problemas e por conta disso o computador pode não reconhecê-lo ou conseguir realizar as transações de arquivos.

Arquivos corrompidos

Os arquivos armazenados no HD externo não estão em seu estado adequado, fazendo com que o computador não os reconheça ou simplesmente não consiga acessá-los.

Há diversos motivos que podem gerar defeitos, até mesmo algum problema físico (como uma entrada com defeito ou algum parafuso que soltou, fazendo com que a conexão de peças se perdesse).

É possível consertar HD externo?

Eis que surge o questionamento: será que é realmente possível consertar HD externo?

Se você não tem afinidade alguma com esse tipo de tecnologia, de fato, consertar o dispositivo por si só pode ser bem desafiador. Entretanto, há algumas opções que são bem simples e que você poderá realizar.

Caso o passo a passo não lhe ajude a recuperar o seu HD externo ou os arquivos nele armazenados, a melhor opção é realmente optar por um profissional.

Lembrando que os dispositivos de armazenamento, principalmente quando falamos de HD externo, podem ter dados, informações e programas muito importantes.

Caso algo irreversível seja feito há o risco de perder todos esses arquivos, causando um grande dano. Por isso, se não souber o que está fazendo ou se surgir dúvidas, não deixe de contatar um profissional.

Neste artigo traremos algumas soluções mais simples para você tentar resolver em sua casa a depender do problema que apresentar o seu HD, vamos lá?

O que fazer quando o dispositivo não funciona?

Caso o seu HD externo não funcione, não entre em pânico! Não necessariamente você precisará consertar HD externo ou levar a uma assistência, pois há alguns passos bem simples que você pode realizar sozinho.

Veja a seguir duas formas que você pode testar para avaliar se o HD externo volta a funcionar ou não.

Recupere as informações com um USB ou novo computador

Caso você ainda não saiba se o HD externo ou até mesmo a porta USB dele estão, ou não com defeito, uma alternativa é tentar conectar o dispositivo com um novo computador ou até mesmo outra porta USB.

Se a leitura for executada, então você pode utilizar os dados do disco rígido diretamente dessa forma.

Porém, caso você não tenha sucesso e o HD não for encontrado mesmo assim, então isso quer dizer que você precisará de alguma ferramenta para realizar a recuperação dos dados. Como fazer isso você verá a seguir.

Recuperar dados do hd externo corrompido

Você precisará de um software para recuperar o seu HD externo, garantindo que o seu dispositivo seja devidamente recuperado.

Você tem duas maneiras de realizar essa operação: ou você mesmo faz o download de algum programa que tenha essa função, ou você encaminha o seu HD externo para profissionais.

Quando consertar HD externo passa a ser um pouco mais “complexo”, a opção de deixar na mão de profissionais pode acabar sendo mais interessante para você conseguir garantir as melhores chances de recuperar os seus dados.

Recuperando informações

E se você precisar recuperar os dados e as informações do seu HD externo, será que isso é possível? Caso o seu HD seja conectado e reconhecido por um computador, mas os arquivos estejam todos corrompidos, há algumas opções.

Primeiramente você precisará abrir o Prompt de comando do seu computador. Para isso, abra o menu de Iniciar e na aba de Pesquisa escreva CMD e, em seguida, aperte ENTER. Automaticamente o painel irá abrir.

Depois você irá copiar e colar o seguinte código: chkdsk g:/f. Vale ressaltar que a letra “g” faz referência à unidade do Disco Rígido, então verifique se a letra “g” é realmente a correspondente.

Após digitar, aperte ENTER novamente. A máquina tentará ajustar os arquivos corrompidos. Caso este método não dê certo, fique tranquilo, pois temos outras formas de consertar HD externo.

Como reparar HD externo corrompido?

Bem, se até o momento o seu HD externo ainda não está respondendo da maneira que deveria, o próximo passo é tentar reparar o dispositivo. Para isso, você pode tentar alguns métodos, como os descritos a seguir:

Formatação

  • O primeiro passo é conectar o seu dispositivo corrompido no computador;
  • Depois, com o botão direito do mouse clique no item correspondente ao seu HD;
  • Selecione a opção FORMATAR;
  • Configure o sistema;
  • Clique em OK.

Esses passos irão formatar o seu dispositivo ao seu formato original. Muitas vezes o problema é resolvido com essa ação, mas, em contrapartida, os arquivos são excluídos, portanto, só faça esse procedimento se estiver ciente que seus dados poderão ser perdidos permanentemente.

Software de partição

Outra opção para consertar HD externo é baixando um dos softwares de partição. Neste artigo nós usaremos o EaseUS Partition Master como exemplo. Após baixar esse software você seguirá os seguintes passos:

  • Conecte o HD ao seu computador;
  • Rode o EaseUS Partition Master (pode ser a versão gratuita);
  • Com o botão direito do mouse clique no ícone que corresponda ao seu dispositivo;
  • Clique em VERIFICAR PARTIÇÃO e depois selecione VERIFICAR AS PROPRIEDADES DE PARTIÇÃO, TESTE DE SUPERFÍCIE e WINDOWS CHKDSK.EXE;
  • Selecione para Corrigir e Reparar;
  • Depois selecione o OK.

Essa opção também fará uma espécie de formatação em seu dispositivo. Portanto, caso haja arquivos muito importantes, pode ser interessante outras opções.

Como reparar HD externo corrompido sem formatar?

O melhor caminho é sempre tentar consertar HD externo sem a necessidade da formatação. A seguir você verá duas possibilidades do que poderá fazer.

Software de partição

Você pode usar o Software de Partição sem necessariamente realizar a formatação do HD externo.

Uma das opções é o software EaseUS Partition Master, que é capaz de resolver os problemas sem apagar as informações do seu dispositivo.

Caso tenha acesso ao programa, você precisará seguir os passos a seguir:

Este processo é, de fato, mais complexo. Porém, se você não conseguir ou se ainda não der resultados, há outra opção.

Usando o Prompt de comando

Você também pode tentar consertar HD externo através do Prompt de comando. Como já ensinado anteriormente, você deve ir no Iniciar do seu computador, depois ir no Pesquisar e, então, escrever CMD.

Depois de apertar ENTER você irá digitar uma série de códigos. Porém, a cada item a seguir você deverá dar outro ENTER:

  • Diskpart;
  • list disk;
  • select disk X (X, na verdade, é a letra do seu HD corrompido);
  • clean;
  • create partition primary;
  • exit.

Porém, há um detalhe muito importante neste método. Você não irá formatar o seu HD Externo, mas realizará uma limpeza nele. Então, é importante copiar os dados para que eles não se percam.

Conclusão

Como você pôde notar, há diferentes maneiras de consertar HD externo, assim como há distintos motivos que podem ser os precursores dos problemas.

Você poderá realizar alguns métodos para tentar acessar o seu HD e os respectivos arquivos, inclusive sem a necessidade de formatar.

Porém, se o HD não corresponder às formas mais simples de recuperação ou se o conteúdo for extremamente importante, o mais recomendado é, sem dúvidas, deixar na mão de profissionais.

Em alguns casos, o problema pode estar até mesmo na máquina, sendo necessária uma avaliação mais técnica.

Esperamos que este artigo lhe ajude a consertar HD externo, porém, em casos de dúvidas ou receios, não deixe de contatar um bom time de profissionais.

Se mesmo depois de todas as tentativas você ainda não conseguir resolver o seu problema ou se precisa de Recuperação de dados, a Bot pode te ajudar.

Você tem duas possibilidades: (1) trazer ou (2) enviar o seu dispositivo até uma das unidades, para que os técnicos realizem a análise do problema e o orçamento para a recuperação dos dados.

Será necessário apenas preencher o formulário no site e escolher como será a entrega do dispositivo.

Trabalhamos com duas modalidades para recebimento do seu dispositivo: envio gratuito ou entrega em uma das recepções da Bot.

O envio é feito através dos Correios e você poderá enviar o dispositivo via SEDEX de qualquer lugar do Brasil.

Você receberá um código por e-mail após realizar a solicitação pelo formulário do chat.

A Bot está presente de norte a sul do País, com unidades nas principais cidades de cada estado. Neste link você poderá conferir qual é a mais próxima de você. Após preencher o formulário você pode entregar o dispositivo diretamente para a Bot.

Quer conhecer de perto o trabalho da Bot? Dê uma conferida em nossas redes sociais: