A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Um erro no HD pode ser uma dor de cabeça… Basta um problema mecânico no funcionamento do disco ou uma falha eletrônica, por exemplo, para colocar fotos, arquivos, documentos e planilhas em risco.

Por isso, encontrar formas de corrigir erro no HD é imprescindível para não perder o dispositivo nem os arquivos que estão lá armazenados.

Neste artigo, vamos entender melhor quais erros podem afetar o funcionamento do seu disco rígido e como é possível corrigir os problemas e recuperar os dados.

erro hd

Quais são os tipos de erros no HD?

Primeiramente, vamos ver quais são os principais erros de HD que podem afetar o seu dispositivo e colocar seus dados em risco. Os problemas podem ter uma origem mecânica ou eletrônica. Confira:

Bad block físico ou de hardware

Bad block é um setor defeituoso no disco rígido, que impede a troca de dados com o computador e não é mais confiável para o armazenamento. Esse defeito pode ser físico ou lógico (como você vai ver a seguir).

Os bad blocks físicos ou de hardware impedem o acesso aos dados porque há algum problema mecânico no disco. Pode ser que as peças tenham ficado instáveis, pode ser que a cabeça de leitura tenha tocado no disco ou que tenha sujeira na superfície, por exemplo. Nesses casos, o HD não consegue ler os dados dessa área danificada.

Muitas vezes, o próprio HD tem uma tecnologia, chamada de área reservada, que possibilita ao usuário continuar utilizando o disco. Quando um bad block acontece, a o disco se programa para ignorar o setor defeituoso e aciona a área reservada para mandar os dados afetados para lá, de maneira que o sistema possa continuar a acessá-los.

Bad block lógico ou de software

Os bad blocks lógicos ou de software também são setores defeituosos do HD que impedem a leitura e a gravação de dados. A diferença aqui é que isso acontece porque há algum problema eletrônico no funcionamento de disco.

Pode ser que um vírus tenha danificado áreas do disco, que o usuário tenha desligado o dispositivo indevidamente ou que tenha ocorrido uma queda súbita de energia durante uma operação, o que pode causar danos à placa lógica do HD.

Nesses casos, também não é possível acessar os dados das áreas danificadas. Mas a área reservada também pode ser acionada pelo próprio HD para manter o seu funcionamento e o acesso aos dados que estavam nos setores defeituosos.

Problema na cabeça de leitura do HD magnético

A leitura e gravação dos dados no HD acontece por meio de uma “cabeça de leitura”, que é sustentada por um braço móvel e fica muito próxima ao disco, mas sem encostar nele. O disco, coberto por um material magnético, rotaciona em alta velocidade, enquanto a cabeça de leitura acessa os dados que estão lá armazenados.

Portanto, qualquer problema nesse mecanismo de leitura dos dados pode provocar danos ao HD. Se o HD sofrer uma queda ou impacto, por exemplo, a cabeça de leitura pode se desalinhar ou bater no disco, o que inviabiliza o acesso aos dados. Por isso, é importante ter cuidados ao manusear seus dispositivos ou HDs externos.

Filtro de ar entupido

HDs são protegidos do ambiente externo para evitar que sujeiras e umidade afetem os componentes. Porém, o acúmulo de sujeira no computador pode afetar o funcionamento do HD indiretamente.

Quando não há cuidado com a limpeza do dispositivo, a poeira pode se acumular no sistema de resfriamento e causar o superaquecimento do computador. Nesses casos, o HD também aquece acima do limite de temperatura previsto, o que pode causar falhas na placa eletrônica e até queimar componentes.

Como corrigir erro do HD pelo cmd?

O Prompt de Comando do Windows (também conhecido como cmd) é uma ferramenta do sistema operacional que você pode usar para tentar reparar erros em unidades de disco.

Para abrir o Prompt de Comando, digite “cmd” na barra de busca do Windows ou aperte as teclas “Win + R” e digite “cmd”. É nessa tela preta que você vai digitar os comandos para verificar erros e corrigir setores defeituosos. A seguir, vamos ver qual é esse comando.

Como usar o ChkDsk e corrigir erros no seu HD?

ChkDsk é o comando que você deve usar no cmd do Windows. Trata-se de uma ferramenta para realizar diagnósticos e corrigir problemas em setores danificados do HD.

Para usá-la, depois de abrir o Prompt de Comando do Windows, digite na tela preta “chkdsk /r /f LetraDaUnidadeDeDisco:” e tecle Enter. Use sem as aspas e substitua pela letra da unidade do HD que você usa (por exemplo: chkdsk /r /f d:). O parâmetro /r é responsável por localizar os setores defeituosos, enquanto o /f faz as correções.

Esse comando verifica e corrige o sistema de arquivos da unidade. Se o Windows avisar que fez as correções, significa que o setor defeituoso foi recuperado e que você pode voltar a usar o HD normalmente, com acesso aos dados que lá estavam armazenados.

Mas tenha atenção ao executar esses comandos, ok? Um procedimento equivocado pode gerar problemas irrecuperáveis. O ideal é contar com uma empresa especializada como a Bot para corrigir problemas no seu HD com total segurança.

Provavelmente, bad blocks lógicos tenham mais chances de reparação com o comando ChkDsk, enquanto os bad blocks físicos geralmente precisam de uma intervenção no hardware.

Mas jamais abra o seu HD em casa, ok? Há um grande risco de entrar sujeira e não montar o dispositivo corretamente, o que pode inviabilizar a recuperação do HD e dos dados definitivamente.

Somente profissionais especializados, com os equipamentos adequados, devem realizar intervenções em HDs. Por isso, recomendamos também entrar em contato com uma empresa como a Bot para fazer esse serviço com segurança e mais chances de recuperação do HD.

Como corrigir erro no HD externo?

O HD externo pode passar pelos mesmos problemas que o HD interno. Esses dois tipos de dispositivos funcionam com a mesma mecânica.

Porém, o HD externo tem muito mais mobilidade. E é justamente essa particularidade que torna o dispositivo mais suscetível a quedas, impactos, sujeira e umidade. Portanto, o HD externo está ainda mais sujeito a ter bad blocks e outros problemas de leitura dos dados.

Mas, para corrigir erro no HD externo, você também pode recorrer aos mesmos recursos usados com o HD interno.

Basta conectar o disco na entrada USB do computador ou notebook e usar o comando “chksdk” no Prompt de Comando do Windows. A diferença é que você deve usar a letra da unidade em que está o disco. Por exemplo: “chkdsk /r /f e:” (sem as aspas), se a unidade do HD for “e”.

Como recuperar dados do HD corrompido?

Um HD corrompido ou com setores corrompidos torna os dados inacessíveis aos usuários. Não significa que eles não existem mais — há apenas um problema de hardware ou software que impede o acesso ao índice de dados do HD.

Por isso, é possível recuperar os dados do HD corrompido, bem como o funcionamento pleno do dispositivo.

O primeiro passo para recuperar os dados do HD é parar de usá-lo. Se você continuar tentando salvar arquivos e documentos no disco, pode acabar sobrescrevendo dados que poderiam ser recuperados.

Além disso, tente salvar os arquivos (que você ainda consegue acessar) em outro local, um HD confiável ou na nuvem, por exemplo. Provavelmente você vai precisar realizar alguns procedimentos no HD, então não arrisque perder ainda mais dados.

Depois disso, você pode tentar usar a ferramenta de Verificação de Erros do Windows. No Explorador de Arquivos do Windows, clique com o botão direito na unidade do disco > Propriedades > Ferramentas > Verificação de erros. Se os problemas não forem graves, talvez isso já resolva.

Se não resolver, você pode usar o comando ChkDsk, no Prompt de Comando do Windows, que explicamos anteriormente. Essa ferramenta pode fazer uma reparação mais profunda que a Verificação de Erros.

Mesmo assim, se o erro no HD for mais grave, essas ferramentas têm poucas chances de sucesso. Então, você ainda pode tentar usar programas de recuperação de dados, que fazem uma varredura ainda mais profunda no disco em busca de falhas, para então corrigi-las. Logo mais vamos indicar alguns programas confiáveis que você pode usar.

Quais os melhores programas para corrigir erro no HD?

Existem programas de recuperação de dados ou data recovery que você pode usar para salvar o seu HD e os arquivos armazenados. Mas procure usar softwares confiáveis e reconhecidos no mercado. Estes são alguns deles:

Esses programas oferecem uma versão gratuita de demonstração, geralmente com limitações de quantidade de dados que podem ser recuperados. Portanto, se você quer salvar um grande volume de arquivos, provavelmente precise adquirir uma versão paga do programa.

É importante ressaltar que qualquer procedimento com o seu HD precisa ser realizado com a maior segurança possível. Uma manipulação errada, com ferramentas inadequadas, pode inviabilizar a recuperação dos dados do disco. Além disso, esses programas costumam não ter eficácia na reparação de erros mais graves no HD.

Por isso, o ideal é contratar o serviço de uma empresa especializada em recuperação de dados. Aqui na Bot, por exemplo, trabalhamos com os equipamentos ideais para a manipulação de dispositivos de armazenamento.

Nossos profissionais, que já têm anos de experiência no mercado, já resolveram os casos mais complexos de perda de dados em HD. E, na maioria das vezes, o dispositivo e os dados são recuperados integralmente.

Então, se você está procurando a melhor solução para recuperar dados de um HD com erros, conheça os serviços da Bot. Além do orçamento gratuito, você também pode fazer o envio gratuito do seu dispositivo de qualquer endereço do Brasil.

Agora, preencha este formulário para podermos avaliar seu dispositivo e fazer um orçamento para você!