A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Encarar uma pane em qualquer aparelho eletrônico pode gerar muito estresse e frustração. Mas em algumas situações, esses sentimentos podem ser ainda piores, como no caso do problema no disco rígido. O HD, como também é chamado, é um dos componentes mais importantes do seu computador, porque armazena seus arquivos, imagens e vídeos.

Então caso o seu dê problema, além de ter que substituir a peça de uma hora para outra, você ainda pode ter que lidar com a chateação de ficar sem seus documentos do trabalho, fotos da família, entre outros dados importantes.

Mas também não precisa entrar em pânico. Vários problemas no disco rígido podem ser percebidos anteriormente a partir de alguns sinais. A seguir mostramos quais são os erros mais comuns e algumas dicas para resolvê-los. Olha só!

disco rígido

O que é um disco rígido?

O disco rígido, também chamado de Hard Disk Drive (HDD) ou HD, é uma peça com a função de armazenar os dados do seu computador. Esse componente é constituído por discos móveis, que armazenam o conteúdo, e um braço móvel, que lê e registra essas informações.

Além disso, existem também os HDs externos, que funcionam de maneira bastante parecida. A diferença é que esse é uma peça, como o nome diz, externa, que você conecta ao computador por meio de uma porta USB. Geralmente, a tecnologia do disco rígido existe desde 1956, quando foi criada pela IBM, e é hoje a forma mais popular de armazenamento em computadores domésticos.

Problemas comuns de disco rígido

A constituição do disco rígido, em partes mecânicas, pode torná-lo frágil a choques, quedas e variações bruscas de temperatura. Além disso, problemas no sistema, como a infecção por vírus, podem acabar encurtando a vida útil do seu equipamento. A seguir reunimos alguns problemas comuns, que podem ser sinais de que está chegando na hora de salvar seus arquivos em outro lugar e, possivelmente, trocar o disco rígido.

Arquivos corrompidos

Já acessou um arquivo e recebeu a notificação de que ele estava corrompido? Esse pode ser um dos principais alertas para donos de computadores.

Se você não consegue identificar mais nenhum outro motivo para os arquivos estarem corrompidos, a resposta pode ser problema no disco rígido. Especialmente se o erro aparece quando você tentar copiar arquivos de uma pasta para outra. Para testar, uma opção pode ser salvar alguns arquivos novos e tentar acessá-los. Caso o problema persista, a chance do erro ser no HD é grande.

Esses casos são comuns quando acontecem picos de energia ou quando o computador é desligado de maneira inadequada, então vale prestar atenção para evitar situações do tipo.

Vírus de computador e Malware

Outro problema no disco rígido é a infecção por vírus e malware. Nesses casos, o sistema é afetado e os arquivos podem ser corrompidos. Em geral, o computador é infectado pela internet ou pela conexão com algum outro equipamento que está com vírus, como pen drives, outros computadores ou HDs externos.

O mais comum é que os vírus atacam aparelhos que estão com o sistema operacional desatualizado ou que não tem um antivírus instalado, então fique atento a isso.

Falha de fabricação

Falhas de fabricação também podem causar problemas no HD, principalmente nos novos. Se o disco não responder quando for testado pela primeira vez, as chances dessa ser a causa são grandes. Então a solução mais rápida é procurar o fabricante ou a loja que lhe vendeu o HD para substituir o modelo.

Calor

O aquecimento excessivo pode ser mais uma causa de problema no disco rígido. Se o computador estiver exigindo muito do sistema, é possível que os ventiladores que mantêm a temperatura do equipamento estável parem de funcionar ou não deem conta de refrigerar o disco rígido.

Nesses casos, é possível que você escute também um barulho de clique, indicando que o HD está travando por causa do superaquecimento. Para evitar essas situações, é bom garantir que a ventoinha da CPU tenha sido instalada adequadamente e que as saídas de ar não estejam obstruídas.

O computador não consegue detectar o disco rígido ou o BIOS

Outro fator que deixa muita gente preocupada é quando o computador não consegue detectar o disco rígido na BIOS. Nesses casos, existem chances do problema não ser no HD em si, mas na fonte de alimentação do computador.

Isso porque se o HD não estiver recebendo energia suficiente, ele pode não ser detectado. Em especial, porque o disco rígido é uma das peças que mais precisa de carga no computador.

Falhas inesperadas no computador

Seu computador está com vários problemas ao mesmo tempo? Se os arquivos e pastas começarem a desaparecer do nada e o HD fizer barulho, pode ser que o problema seja causado por bad blocks. Ou seja, blocos danificados do HD.

Conforme o tempo passa, é normal que o disco rígido tenha setores que deixam de funcionar. Mas hoje em dia, os discos têm uma tecnologia que permite transferir os dados armazenados nessa parte para outra área. Assim, você nem percebe que houve um problema.

Só que, conforme o tempo passa, o HD começa acumular muitos bad blocks e o espaço “reserva” para os seus dados deixa de ser suficiente. Nesses casos, o disco pode apresentar falhas e ruídos.

Human Errors

Mexeu nas configurações do computador e depois começou a ter problema no disco rígido? Erros humanos também são causas comuns para erros no HD. Às vezes, alteramos sem querer o registro ou a localização dos arquivos do sistema e isso pode causar danos irreversíveis. Então evite fazer modificações sem ter conhecimento técnico para isso.

Como resolver o problema no disco rígido?

A boa notícia é que parte desses danos tem solução. Mesmo assim, nunca é demais avisar: assim que você identificar qualquer sinal de problema no disco rígido, faça backup dos seus arquivos mais importantes. Em seguida, parta para as nossas dicas a seguir!

Forma 1 – Verificação do Disco e Reparação Automática

Caso o seu sistema operacional seja Windows, você tem a opção de rodar uma verificação de disco, que repara automaticamente o HD, dependendo do problema. Em primeiro lugar, feche todos os programas abertos e acesse o Meu Computador.

Em seguida, clique com o botão direito no drive do disco rígido que deseja verificar e acesse a opção Propriedades. Na janela que aparecerá, é possível procurar a aba Ferramentas e, depois, acessar a Verificação de Erros. Ali, você clica em “Verificar” e coloca sua senha do sistema, caso apareça a solicitação.

Depois, selecione também a opção de Corrigir, para que o sistema operacional repare automaticamente possíveis danos e pronto, agora é só esperar a conclusão do processo.

Forma 2 – Ligação entre o disco rígido e a placa principal

Se a primeira forma não resolver o seu problema, então temos outra opção. Nesse caso, você precisará abrir o seu computador ou HD externo para verificar se a ligação entre o disco e a placa principal está funcionando como deveria. Mas atenção, só escolha essa caminho caso você tenha alguma experiência prévia, para não danificar ainda mais alguma peça.

Para começar, abra o computador e procure pelos cabos SATA (vermelho) e IDE (branco). Remova ambos e limpe-os para tirar qualquer resíduo de pó. De preferência, utilize um compressor de ar para garantir uma limpeza mais efetiva. Faça o mesmo com os conectores na placa-mãe e conecte os cabos novamente. Depois, é só ligar o computador e conferir se o aparelho voltou ao normal.

Forma 3 – Formatação do disco rígido corrompido

Outra maneira de tentar resolver o problema no disco rígido é por meio da formatação. Mas nesse caso é fundamental fazer o backup do seu equipamento, pois todos os arquivos serão perdidos.

Em seguida, acesse o Painel de Controle do seu computador e busque pela opção Sistema e Segurança. Clique em Ferramentas Administrativas e, depois, em Gerenciamento de Computador. Na página que aparecer, procure pelo Gerenciamento de Disco e selecione a opção “Formatar”. Depois, é só restaurar o disco a partir do backup.

Forma 4 – Experimente o Disk Utility para reparar o disco

Caso o seu computador seja um Mac, a opção Disk Utility pode ser outra forma de reparar um problema no disco rígido. Da mesma forma que no Windows, você precisa fazer o backup dos seus arquivos antes para não perder nenhum dado importante.

Para começar, digite “disk utility” no campo de pesquisa localizado na barra de menu. Depois, selecione o seu disco rígido e clique em “Reparar Disco”. Em seguida, selecione o Sistema Operacional do computador e clique para reiniciar. Essa é uma solução automática que resolve alguns problemas, então faça o teste para descobrir se o erro persiste. Caso continue, a melhor opção pode ser buscar uma assistência técnica.

Forma 5 – Substituir o PCB no disco rígido

Por último, você pode tentar substituir o circuito impresso (PCB – Printed Circuit Board) do disco rígido caso esse componente esteja danificado. Nesse caso, você terá que descobrir qual é o PCB adequado para o seu HD. Para isso, entre em contato com o fabricante. Depois, verifique qual chip precisa ser trocado, a partir das informações sobre o modelo, número de série, firmware e número da etiqueta.

Em seguida, retire o chip antigo e solde o novo no lugar. Mas lembre-se que você deve ter alguma experiência com o manuseio de ferramentas nessa parte ou poderá destruir totalmente os dados do HD.

Conclusão

Se, mesmo assim, seu disco rígido não voltar a funcionar – ou você perder seus arquivos no processo – saiba que ainda não precisa entrar em pânico. É possível substituir o seu HD e entrar em contato com empresas especializadas, como a Bot, que fazem a recuperação dos seus dados. Basta entrar em contato e solicitar seu orçamento!