Os HDs externos são suportados por uma linguagem de luzes e sons que permitem ao usuário saber quando o dispositivo está funcionando corretamente ou diagnosticar algum tipo de problema, ou anomalia que pode impedir seu funcionamento correto.
Os sinais são interpretados dependendo do dispositivo específico, mas, geralmente, quando o HD externo está operando corretamente, ele não deve emitir sons que não são gerados pelas rotações do disco e as luzes do dispositivo não devem fazer nada fora do comum — como piscar irregularmente ou desligar sem motivo aparente.
Agora, se seu HD externo acende a luz, mas não reconhece no computador, é provável que o problema possa ser resolvido com uma das soluções apresentadas neste artigo. Confira!
HD externo acende a luz mas não reconhece
Seu HD externo acende a luz, mas não reconhece? Isso pode acontecer por vários motivos. Entre eles:
Hardware defeituoso — Isso pode ser qualquer coisa, desde um cabo defeituoso até um HD quebrado. Se houver um componente de hardware que não está mais funcionando, isso pode estar afetando o desempenho de toda a unidade
Drivers desatualizados ou corrompidos — Os drivers permitem que seu sistema operacional se comunique com seu HD externo e outros dispositivos. Se os drivers estiverem desatualizados, você pode estar perdendo atualizações importantes de compatibilidade. Ou seus drivers existentes podem ter sido corrompidos, tornando-os inutilizáveis
Sistema de arquivos não suportado — Se sua unidade estiver formatada com o sistema de arquivos HSF+ da Apple por exemplo, o Windows não vai reconhecê-lo. Em vez disso, ele vai sugerir que você o formate com uma que seja compatível. Isso acontecerá com qualquer unidade que esteja usando um sistema de arquivos que não seja reconhecida pelo sistema operacional
Energia insuficiente — Se você tiver um HD externo USB 3.0, certifique-se de conectá-lo a uma porta USB 3.0. Afinal, uma porta USB 2.0 pode não ser capaz de fornecer energia suficiente para suportar a operação. Além disso, se sua unidade precisar de energia externa, certifique-se de que ela esteja conectada a uma tomada quando estiver sendo usada.
O que fazer quando o HD externo não é reconhecido?
Quando seu HD externo acende a luz, mas não reconhece, você pode recorrer a várias soluções. Entre elas, alterar a porta USB, ligar o USB Root, excluir os vírus ou fazer com que o disco rígido seja detectado novamente alterando o registro.
Altere a porta USB
Se seu HD externo não puder ser detectado ou não aparecer no seu PC, altere a porta USB (você pode tentar conectar o disco rígido externo diretamente à placa-mãe) ou conectá-lo usando um cabo USB diferente, para verificar se ele aparece no PC.
Ligue o USB Root Hub
Ligar o USB Root Hub pode resolver o problema com seu HD externo que acende a luz, mas não reconhece.
Para isso:
- Clique em “Iniciar”, digite: devmgmt.msc. Então, pressione “Enter”
- Abra o “Gerenciador de Dispositivos” e então expanda os controladores “Universal Serial Bus”
- Clique com o botão direito do mouse em “USB Root Hub”, clique em “Propriedades” e, sem seguida, em “Gerenciamento de Energia”
- Desmarque “Permitir que o computador desligue este dispositivo para economizar energia”.
Repita este processo para ligar todos os USB Root Hubs na lista e reinicie o PC. Em seguida, veja se o HD externo volta a ser reconhecido no seu computador.
Exclua os vírus
É recomendável que você use a função de escaneamento e limpeza do seu antivírus.
Desta forma você pode resolver os problemas mais comuns relacionados ao mau funcionamento causado por vírus, que podem facilmente alterar a atividade do seu disco rígido — como seu HD externo acender a luz, mas não reconhecer.
Praticamente qualquer antivírus pode executar esta função, portanto, utilize aquele de sua preferência.
Você também pode usar uma ferramenta antivírus nativa do seu sistema operacional.
A Segurança do Windows (Central de Segurança do Windows Defender, em versões anteriores do Windows), por exemplo, permite que você verifique arquivos e pastas específicos para garantir que sejam seguros.
Com ele, você será notificado imediatamente se alguma ameaça for encontrada.
Para verificar arquivos ou pastas específicos, basta clicar com o botão direito do mouse nos que deseja e selecionar “Verificar com o Microsoft Defender”.
Quando a verificação estiver concluída, você verá a página de opções de verificação informando os resultados da varredura.
Para ativar o Microsoft Defender Antivírus na Segurança do Windows, siga o caminho Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Segurança do Windows > Proteção contra vírus e ameaças.
Em seguida, selecione “Gerenciar configurações” (ou “Configurações de proteção contra vírus e ameaças”, nas versões anteriores ao Windows 10) e alterne “Proteção em tempo real” para “Ativado”.
Com isso, o Microsoft Defender Antivirus será ativado automaticamente.
Se você estiver executando o Windows 10 for Enterprise, ative o Microsoft Defender Antivirus desinstalando todos os seus outros programas antivírus.
Atualize o driver do disco rígido para corrigir o erro do HD externo
Os drivers do seu HD externo podem estar desatualizados, o que pode ser o motivo que faz com que ele acenda a luz, mas não seja reconhecido.
Neste caso, atualize os drivers em seu sistema operacional e reinicie o computador para corrigir o erro.
Afinal, manter seus drivers atualizados permite que seu HD externo funcione de forma otimizada e segura.
Da mesma forma, se o seu sistema operacional estiver atualizado, você terá menos probabilidade de ser afetado por vírus que colocam em risco seu HD externo e, consequentemente, as informações nele armazenadas.
Para atualizar os drivers do HD externo, você pode baixá-los do site do fabricante ou usar o “Gerenciador de Dispositivos” do Windows.
Baixando o driver do fabricante
- Vá para a página de download do driver do fabricante e localize o download do driver mais recente para o seu HD externo.
- Navegue até a pasta “Downloads”, clique com o botão direito do mouse no arquivo .exe do instalador e selecione “Executar como administrador”.
- Siga as instruções na tela. Quando a instalação estiver concluída, reinicie o computador.
Atualize ou reinstale o driver por meio do “Gerenciador de Dispositivos”
Se você consultou o site do fabricante e ele não possui um software de driver próprio, reinstale e atualize seus discos rígidos externos no “Gerenciador de dispositivos”.
Os HDs externos geralmente serão listados em unidades de disco ou controladores de barramento serial universal (serão listados como dispositivo de armazenamento em massa USB)
- Clique com o botão direito do mouse no ícone do Windows na barra de ferramentas e clique em “Gerenciador de dispositivos”.
- Expanda “Unidades de disco” e localize seu HD externo. Se o seu disco rígido não estiver listado lá, expanda “Controladores Universal Serial Bus”.
- Em seguida, clique com o botão direito do mouse no disco rígido e selecione “Atualizar driver”
- Então, clique em “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado” e siga as instruções na tela
- Para reinstalar um driver, clique com o botão direito do mouse no HD externo e selecione “Desinstalar dispositivo”. Depois de desinstalado, reinicie o computador — que irá reinstalá-lo automaticamente.
Faça com que o HD externo seja detectado novamente alterando o registro
Este procedimento é delicado, mas geralmente é muito eficaz para reparar problemas em casos de HDs externos que acendem a luz, mas não reconhecem.
A seguir, você aprenderá a realizar este processo, mas lembre-se de que é muito importante seguir as etapas com atenção e à risca.
Verifique se cada etapa corresponde ao que você está fazendo, caso contrário, suas informações podem ser afetadas.
Se não tiver segurança para realizar o processo, envie seu HD externo para uma empresa especializada em reparação de unidades e recuperação de dados para consertar seu dispositivo sem perder seus arquivos e documentos.
- Clique em “Iniciar”, digite: “regedt32” e, em seguida, em “OK”
- Faça backup do seu registro indo em “Arquivo” e clique em “Exportar”
- No lado esquerdo, vá para: “HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E967-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}”
- Se você vir algum filtro superior ou inferior no lado direito, exclua-o
- Em seguida, tente acessar o HD externo novamente.
Conclusão
Quando seu HD externo acende a luz, mas não reconhece, isso pode acontecer por vários motivos.
Entre eles, defeitos no hardware, drivers desatualizados ou corrompidos, sistema de arquivos não suportado, energia insuficiente, entre outros.
Nesses casos, você pode recorrer a algumas soluções para resolver o problema — como, alterar a porta USB, ligar o USB Root Hub, atualizar os drivers do HD externo ou alterar seu registro para fazer com que ele seja detectado novamente.
Caso nada disso funcione, é o momento de deixar a reparação da unidade e recuperação dos documentos e arquivos salvos nele a encargo de uma empresa especializada — como a Bot.
Com mais de uma década de experiência, equipamentos de ponta e profissionais altamente capacitados atuando em uma sala com as partículas totalmente controladas, podemos recuperar seus dados, sem risco de prejudicá-la ainda mais — perigo que se corre ao se tentar soluções por conta própria.
Além disso, oferecemos total agilidade no processo, podendo resolver o problema e propor um orçamento em até 48 horas!
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