A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Versátil, prático e portátil, o HD externo é muito utilizado para salvar os dados e arquivos mais importantes.

Afinal, justamente por não estarem o tempo todo conectados ao PC, eles são considerados mais seguros do que o disco rígido interno — que é mais suscetível a falhas, ataques de hackers, vírus, entre outros.

Mas, isso não significa que os HD externos estejam acima de qualquer risco. Na verdade, eles também podem ser afetados por uma série de erros — especialmente quando não são manuseados com o devido cuidado

Erros estes que podem ir desde simplesmente não aparecer no PC, até uma unidade pedindo para formatar.

Agora, será que existe uma forma de corrigir estes erros do HD externo, sem perder os preciosos dados salvos nele?

É isso que descobriremos no artigo de hoje!

Como corrigir erros no HD externo sem perder os dados

Quais são os tipos de erros no HD?

Cada conjunto de erros em HDs externos é acompanhado por diferentes soluções. Por isso, primeiro você precisa entender a natureza dos problemas do seu disco para só então determinar a melhor forma de corrigi-los.

A seguir, listamos os 9 erros mais comuns nos HD externos:

HD externo não aparece

Em alguns casos, você pode conectar seu HD externo a um PC Windows — ou outro dispositivo com uma porta USB — e descobrir que ele não está aparecendo.

Esse problema tem várias causas possíveis: problemas de partição no HD externo, incompatibilidade do sistema de arquivos, portas USB inativas ou problemas de driver no Windows. Na pior das hipóteses, a própria unidade pode estar inoperante.

HD externo pedindo para formatar

Um HD externo pedindo para formatar é um erro comum para os usuários do sistema operacional Windows — e geralmente se relacionam com um disco rígido externo RAW.

Esse erro impede o acesso aos arquivos salvos na unidade e podem ser causados por:

  • Incompatibilidade do sistema de arquivos
  • Interrupções repentinas de energia quando o HD externo estava em funcionamento
  • Infecção por vírus
  • Setores defeituosos
  • Remoção inadequada (sem considerar a ejeção segura).

HD externo não aparece no gerenciador de disco

Quando o Windows não consegue detectar e reconhecer seu HD externo, o disco inserido não aparece no Gerenciamento de disco.

Isso pode ocorrer por diversas razões, entre elas:

HD externo não aparece no Mac

Dados corrompidos podem ser um dos motivos pelos quais seu dispositivo Mac não reconhece um HD externo, mas também existem outros motivos, como:

  • Problemas com o cabo USB
  • Falhas na alimentação
  • Danos físicos
  • Incompatibilidade com o sistema operacional Mac
  • Problemas de somente leitura NTFS.

HD externo inacessível

Pode acontecer de você conectar seu HD externo e seu computador não conseguir ler a unidade, representando o erro de disco rígido externo inacessível.

Existem várias formas do sistema operacional apresentar este erro. Entre elas, mensagens que dizem algo como:

Se você receber qualquer uma das mensagens mencionadas acima, sua unidade externa está provavelmente danificada devido à recorrente remoção indevida ou foi infectada por vírus.

Portanto, para evitá-las, você precisa se certificar de usar o disco corretamente.

HD externo morto

Longe de ser um erro, um HD externo morto é um disco que parou definitivamente de funcionar.

Um HD externo pode ser considerado morto quando se enquadra em um dos dois cenários abaixo:

  1. Problema lógico/de software — um sistema de arquivos ou firmware danificado
  2. Problema técnico/de hardware — uma placa controladora de unidade defeituosa ou mau funcionamento do circuito integrado (IC).

HD externo não inicializa

Ao tentar usar um HD externo, você pode se deparar com o problema de que seu disco é desconhecido ou não foi inicializado.

Nesse caso, você não pode acessar os dados armazenados na unidade. As principais causas do erro envolvem

  • Driver desatualizado: um driver desatualizado pode fazer com que o HD externo não seja inicializado
  • Ataque de vírus: às vezes, uma infecção por vírus pode impedir o sistema operacional de inicializar o disco rígido externo
  • Perda de partição: o HD externo pode não ser inicializado devido à perda ou exclusão da partição no disco rígido
  • Setores defeituosos (bad blocks): setores (ou blocos) são onde os dados do disco rígido são escritos. Isto é, onde são designados para armazenar as informações gravadas na unidade. Pode acontecer de surgirem falhas (ou defeitos), causando — entre outros — o erro de inicialização do HD externo
  • Corrupção do MBR: há um primeiro setor onde o código MBR e a tabela de partição são escritos. Se o MBR estiver corrompido, o sistema operacional não consegue acessar os dados HD externo e causar o erro.

HD externo não alocado

HDs externos não alocados são volumes de unidade e partições com sistema de arquivos indefinido ou danificado e letra de unidade não atribuída, que não pode ser reconhecida e acessada por um sistema operacional.

Na maioria dos casos, o problema é crítico, o que implica que sua unidade está danificada e pode levar à perda permanente de dados.

Os motivos mais comuns para uma unidade se tornar não alocada estão relacionados a erro de sistema de arquivos, drivers desatualizados, vírus ou infecção por malware.

Uma falha repentina ou pico de energia também pode danificar a unidade e levar ao problema de volume de HD externo não alocado.

HD externo erro de driver

Um driver é um software que permite a comunicação entre seu disco rígido externo e seu computador.

Assim, problemas como erros de HD externo não encontrado podem ser causados ​​por drivers ausentes ou corrompidos.

Além disso, sistemas operacionais mais antigos, como o Windows XP/2000, podem não reconhecer automaticamente um disco rígido externo se o hardware for mais recente que o sistema operacional.

Como corrigir erros no HD externo

Existem diversos métodos para corrigir erros no HD externo — aqui mesmo no blog temos vários conteúdos ensinando a reverter alguns deles.

Basta que você identifique qual é a causa do erro para saber a solução mais adequada.

Porém, na maioria dos casos, esses métodos virão acompanhados do risco de perda de dados — inclusive de forma definitiva!

Por isso, antes de recorrer a qualquer uma delas, é importante que você recupere os dados que não quiser perder e salvá-los em outra unidade segura.

O problema da recuperação de dados é que ela aparenta ser relativamente fácil — e com tantos softwares de recuperação disponíveis — muitas pessoas acabam tentando executá-la por conta própria.

E, nisso, também podem acabar danificando ainda mais o HD externo (quando não são familiarizadas com o processo), impedindo a correção dos erros, além de não conseguir reaver o acesso a seus dados.

Portanto, a melhor forma de corrigir erros no HD é procurar uma empresa especializada em recuperação de dados — como a Bot — para garantir a segurança de seus arquivos e documentos, além de restaurar a funcionalidade do seu disco.

Conclusão

O HD externo, apesar de suas características práticas, não é livre de erros. Na verdade, existem vários problemas que podem afetar este tipo de unidade.

Porém, sabendo o motivo que os causa, a maioria deles pode ser resolvido. Porém, todos os métodos de solução envolvem o risco de perda de dados.

Por isso, é fundamental fazer a recuperação dos dados do HD externo com erro, antes de tentar qualquer solução.

Mas, apesar de ambos os processos — tanto a reparação do dispositivo, como a recuperação de dados — aparentarem serem fáceis, escondem riscos de agravamento do problema e perda definitiva dos dados.

Portanto, o modo mais seguro de recuperar os dados e corrigir os erros do HD externo é confiar em uma empresa especializada. Como a Bot!

Aqui, seu disco rígido externo é tratado por especialistas altamente capacitados, habituados a recuperar diariamente dados de milhares de HDs.

Isso independentemente da marca, modelo ou sistema de arquivos do disco e do tipo de erro apresentado pela unidade.

Para garantir a recuperação de dados mais efetiva, nossos profissionais atuam em uma sala limpa — ambiente onde todas as partículas são controladas, protegendo a integridade do seu HD externo.

Além disso, priorizamos a sua urgência em reaver seus dados. Por isso, trabalhamos com orçamento em, no máximo, 48 horas!

Também buscamos garantir sua comodidade. Para tanto, custeamos o envio do seu dispositivo a partir de qualquer localidade do Brasil.

Confie em quem tem mais de 10.000 casos resolvidos com sucesso, além de uma taxa de 99% de satisfação da clientela: inicie já sua recuperação de dados conosco!