Ter um HD externo inacessível é um grande problema, mas que às vezes pode ser resolvido para evitar prejuízos.
Provavelmente, você já se deparou com a frustração de não conseguir resolver um erro no seu computador, certo? Seja para trabalhar, estudar ou aproveitar aquele gameplay, alguns problemas podem tornar sua convivência com computadores uma experiência muito estressante.
O erro de inacessibilidade de HDs tem sido um problema muito relatado por usuários das plataformas operacionais Windows 11/10/8/7, apesar de apresentar soluções rápidas e simples.
Neste guia, você aprenderá a resolver a inacessibilidade de discos rígidos, suas possíveis causas, e como recuperar os dados de seus HDs afetados por esse problema.
O que significa HD inacessível?
Quando seu computador não consegue acessar ou ler uma unidade de armazenamento, você irá se deparar com o erro de inacessibilidade de disco.
Esse lapso resulta na ausência de acesso aos dados salvos no seu dispositivo de armazenamento, por meio do seu processador, tornando a unidade de armazenamento inacessível.
O que fazer quando o HD não está acessível?
Antes de tudo, você deve verificar se seu usuário tem o nível de permissão necessária para acessar essa unidade de armazenamento. Para isso, você deve utilizar um perfil de administrador para acessar seu HD inacessível.
A forma mais prática de contornar esse erro é utilizando a ferramenta de verificação de erros do próprio Windows.
- Abra o Windows Explorer;
- Selecione “Este Computador;
- Clique no ícone do HD com o botão direito;
- Acesse “Propriedades”;
- Na Caixa de Propriedades, selecione a aba de “Ferramentas”;
- Clique em “Verificar”.A própria ferramenta poderá solucionar problemas de permissão e compatibilidade, dentre outros erros mais simples.
Se o problema persistir, faça o seguinte:
- Abra novamente a caixa de Propriedades;
- Selecione a aba de “Segurança”;
- Clique no nome do usuário logado e, em seguida, em “Editar”;
- Marque todos os boxes na coluna de “Permitir” e verifique se nenhum box de “Negar” está selecionado;
- Clique em “Aplicar” e depois em “OK”.
Após realizados esses passos, tente acessar seu HD novamente.
Se essas soluções não funcionarem, já descartamos a possibilidade de ser um problema atrelado à falta de permissão do usuário. Logo, precisaremos identificar quais problemas estão afetando sua unidade de armazenamento.
O que pode causar problemas no HD externo?
Caso você possua um HD externo inacessível, esse erro pode estar relacionado com outros problemas além do nível de permissão de acesso do usuário. Dentre estes estão o mau funcionamento dos cabos de conexão do dispositivo, ou das portas de entrada do seu computador.
Existem ainda outros fatores que podem afetar o funcionamento do seu HD, tornando-o inacessível, ou desconhecido, por motivos de segurança, como:
- Vírus;
- Malwares;
- Ações que levam ao corrompimento de dados, entre as quais podemos destacar a remoção física da unidade de disco sem ejetar, desligar o computador incorretamente e usar o dispositivo durante picos de energia.
Como acessar um HD externo com acesso negado?
A maneira mais fácil de conseguir acessar e utilizar um HD externo inacessível que apresente os problemas discorridos é realizar uma formatação.
Antes de executar esse método, você deve ter em mente que todos os arquivos registrados no seu HD serão excluídos e as configurações do seu dispositivo de armazenamento retornarão para as originais de fábrica.
Caso você deseje recuperar os dados do seu HD, leia a próxima sessão, onde apresentamos soluções para recuperação de dados.
Para formatar seu HD, basta fazer o seguinte:
- Clique no ícone da unidade de disco desejada com o botão direito;
- Selecione Formatar;
- Marque a opção de restaurar padrões do dispositivo;
- Clique em iniciar.
Após a tela de carregamento, seu dispositivo estará zerado e pronto para ser utilizado.
Como recuperar dados de um HD inacessível?
Se você já verificou seu nível de permissão de acesso para seus dispositivos de armazenamento, os próximos parágrafos trazem outras soluções para o erro de inacessibilidade de unidade de disco, sem necessidade de realizar uma formatação.
Solução 1: Tente inicializar o disco rígido
Existe uma maneira de forçar a inicialização de unidades de armazenamento conectadas no seu computador, mas esse método causa uma perda completa dos dados do seu HD. Por isso, esse método somente é válido para dispositivos de armazenamento compatíveis com softwares dedicados à recuperação de dados.
No caso das marcas Seagate e SanDisk, ambas possuem compatibilidade com programas de recuperação como Ontrack EasyRecovery ou FILERECOVERY. Portanto, antes de iniciar esse método, verifique a compatibilidade do seu HD com programas semelhantes.
- Para forçar a inicialização, Pressione “Botão do Windows” + “R”, para abrir a janela de execução;
- Depois, digite “compmgmt.msc” e clique em “OK”. Esses passos te levarão à central de gerenciamento de disco do Windows.
- Selecione a unidade com erro, clique com o botão direito e Selecione “Inicializar Disco”;
- Na caixa de diálogo, selecione o estilo de partição e clique em “OK”.
Dessa forma, é possível que o Windows faça o reconhecimento de uma unidade de disco tida como desconhecida ou inacessível, e a recuperação dos dados pode ser feita pelos programas mencionados.
Solução 2: Cabos switch de conexão
Os cabos que conectam seu HD no seu computador podem ter relação com o erro apresentado. Sendo assim, verifique se os cabos estão devidamente encaixados e teste se não estão danificados, assim como as portas de entrada do seu computador.
Solução 3: Examine o seu computador em busca de vírus ou malwares indesejados
Como já mencionado, vírus e malwares podem estar relacionados com o mau funcionamento do seu HD.
Utilize a ferramenta de escaneamento, do antivírus instalado no seu computador para verificar se seu dispositivo não apresenta arquivos maliciosos que podem estar impedindo o acesso da sua unidade de armazenamento.
Solução 4 – Limpe a unidade externa com o DiskPart
Se seu HD possui arquivos corrompidos registrados no seu armazenamento, o Windows não conseguirá ler seu dispositivo corretamente. Sendo assim, existe um comando que podemos utilizar para que o Windows tente reparar essa unidade de disco danificada, e recuperar seus arquivos.
- Pressione “Botão do Windows” + “X”, e aceite a execução como administrador.
- O Windows abrirá a janela de prompt de comando, onde você pode enviar comandos diretamente ao sistema operacional.
- Digite “chkdsk /f c:” alterando a letra “C” pela letra da unidade de disco que está apresentando o erro. Aperte Enter. A utilização deste comando pode levar um certo tempo, pois o Windows irá escanear a integridade de todos os arquivos presentes na unidade especificada.
- Após a realização do comando e da recuperação do disco, digite “Exit” e pressione “Enter”.
- Caso durante a recuperação apareça a mensagem “Disco Desconhecido, não inicializado, não alocado”, verifique nossa solução de número 6.
Solução 5: Diagnostique o disco rígido externo
Se você chegou até aqui e permanece com seu HD externo inacessível, seu problema pode estar relacionado a setores com defeitos ou danos físicos.
Você pode utilizar softwares como o Assistente de Partição AOIMEI para realizar um teste na superfície do disco rígido ou o CrystalDiskInfo para checar a saúde da sua unidade de armazenamento. Cabe ressaltar que esta solução não recupera os dados, apenas verifica se é um problema de hardware.
Solução 6: Corrija o MBR
Por fim, outro fator que pode estar associado ao erro apresentado é o corrompimento do MBR (Registro de Inicialização Mestre).
Caso seu HD externo ainda esteja inacessível e emita no prompt: “Disco Desconhecido, não inicializado, não alocado”, você pode utilizar o Assistente de Partição AOIMEI para corrigir problemas relacionados à alocação e partição do seu HD, reconstruindo o MBR e recuperando os dados do seu disco rígido.
Os dados são importantes? Recupere dados de um HD inacessível com a Bot!
Vimos neste guia como lidar com um HD externo inacessível e seus possíveis erros. Então, caso sua unidade de disco apresente problemas de acesso, fique tranquilo, agora você já sabe como resolvê-los de forma eficiente.
Se nosso tutorial não foi suficiente para retomar o acesso aos dados, o melhor é contar com a ajuda de um especialista, como a Bot, uma multinacional líder em serviços de recuperação de dados que atua em 2 países com mais de 26 unidades.
Além disso, oferecemos envio gratuito de qualquer lugar do Brasil, para solicitação de orçamentos, o que traz ainda mais conforto e praticidade a você.
Ainda tem alguma dúvida sobre HD externo inacessível? Então entre em contato com a Bot e deixe seu dispositivo em boas mãos, com profissionais que podem resolver o seu problema e te fazer retomar o acesso a todos esses dados e informações!
Seja um de mais de 100.000 clientes atendidos com sucesso: inicie a recuperação do seu HD conosco.