A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

HDs externos são muito usados para fornecer capacidade de armazenamento estendida para computadores. Afinal, uma única unidade externa pode armazenar vários terabytes de dados valiosos.

Portanto, eles são uma ótima opção para armazenar fotos, vídeos ou outros tipos de arquivos que você não deseja manter no disco principal do seu PC.

Além disso, o HD externo também facilita o compartilhamento de dados com amigos e colegas.

Mesmo recebendo muitos cuidados, infelizmente, os discos rígidos externos não são imunes à falhas em seu funcionamento — o que pode fazer com que você acabe com um HD morto.

Há uma variedade de problemas que podem levar a isso. Alguns deles podem ser resolvidos e você pode recuperar as informações perdidas.

No artigo de hoje, descubra os sinais que indicam que seu HD está morrendo, como reparar e corrigir uma unidade neste estado e como recuperar os dados armazenados nele.

hd externo morto

Como saber se o HD está morrendo?

Os sinais mais comuns de que o HD externo está prestes a morrer são um computador superaquecido, ruídos estranhos (como cliques ou zumbidos) e corrupção de dados ou arquivos.

Os sintomas de morte do HD externo podem levar rapidamente a grandes problemas, portanto, você deve agir imediatamente para salvar seus arquivos e evitar que quaisquer dados sejam perdidos.

Barulhos estranhos

Quando você ouve ruídos estranhos vindos do seu HD externo, você está com problemas.

Um som repetitivo conhecido como clique da morte é causado pela cabeça tentando gravar dados, falhando, retornando à sua posição inicial e tentando novamente repetidamente.

Ruídos de trituração ou guinchos indicam que partes do hardware, como os rolamentos ou o motor do eixo, estão falhando.

Travamentos de computador

Se você perceber que seu sistema está começando a ficar lento ou travando muito ao conectar sua unidade, pode ser um aviso antecipado da morte do seu HD externo.

Esse comportamento geralmente ocorre quando você está acessando o disco, como ao iniciar programas, pesquisar arquivos e salvar documentos, mas também pode ser uma lentidão geral.

Erros de disco e perda de dados

Outro erro revelador que pode indicar que o HD externo está morrendo são os erros de disco e casos recorrentes de perda de dados.

Além disso, se você perceber que os arquivos corrompidos estão se tornando um problema rotineiro, isso também pode ser considerado um sinal de morte iminente do seu disco.

O computador para de reconhecer a unidade

Se seu PC tem tido dificuldade para reconhecer sua unidade quando você a conecta, isso  também pode indicar que seu HD externo está a ponto de morrer.

Etapa 1: como reparar e corrigir o HD que morreu?

Para resolver o problema do HD externo morto, você pode precisar passar por duas etapas: a reparação e correção da unidade e, caso seja necessário, a recuperação de dados.

Na primeira etapa, você pode tentar alguma das alternativas a seguir para reparar e corrigir o HD externo morto.

Forçar HD externo morto a aparecer no Gerenciamento de disco

Existe uma forma de forçar o HD morto a aparecer no “Gerenciamento de disco” e, assim, tentar restaurá-lo. Para tanto, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o “Painel de Controle”, clique em “Ferramentas Administrativas”, então, “Gerenciamento do Computador”;
  2. Em seguida, vá para “Repositório” e selecione “Gerenciamento de Disco”.

Caso você precise acessar seus dados imediatamente, você pode seguir para a próxima etapa para recuperar os dados do seu HD externo.

Mas, se você só quiser fazer com que seu dispositivo apareça para poder continuar a usá-lo, siga os passos abaixo para alterar a letra e o caminho da sua unidade:

  1. Localize seu HD externo, clique com o botão direito do mouse e selecione “Alterar letra de unidade e caminho…”;
  2. Agora, atribua um caminho e uma letra à unidade (que não esteja sendo utilizada por outro disco) e marque a partição como ativa;
  3. Clique em “ok” e reinicie seu PC para acessar seu HD externo.

Fazer HD externo morto aparecer desinstalando drivers

Para fazer seu HD externo morto aparecer, você pode desinstalar seus drivers. Para tanto:

  1. Vá para “Iniciar”, digite devmgmt.msc e aperte “Enter”;
  2. No “Gerenciador de Dispositivos”, expanda os “Controladores USB” e observe se existe algum dispositivo marcado como não reconhecido;
  3. Caso o seu HD externo esteja marcado como não reconhecido, siga para a guia “Drivers” e exclua (ou desinstale) o driver;
  4. Feito isso, verifique se o HD externo aparece em “Meu Computador/Meu PC”;
  5. Se ele não aparecer, reinicie seu computador;
  6. Agora, se ele apareceu, mas desapareceu logo depois, repita os passos acima e, em seguida, vá para “Gerenciamento de Disco”, mude a letra da unidade e clique em “Alterar”. Escolha a nova letra de unidade e clique em “ok”. Por fim, o HD externo poderá ser lido e detectado.

Reinstalar o controlador USB para corrigir o disco rígido externo morto

Outra alternativa que você pode recorrer para reparar e corrigir o HD externo morto é reinstalar o controlador USB.

Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Digite devmgmt.msc no menu “Iniciar” e aperte “Enter”
  2. No “Gerenciador de dispositivos”, expanda “Controladores USB”
  3. Então, clique com o botão direito do mouse em USB Root Hub, em seguida, “Propriedades” e, então, “Gerenciamento de Energia”. Desmarque “O computador pode desligar o dispositivo para economizar energia…”.

Para tentar de novo, faça isso para cada USB Root Hub na lista e reinicie. Com isso, seu PC conseguirá ler seu HD externo novamente.

Etapa 2: recuperar dados e arquivos do HD externo morto

Agora que você já corrigiu e reparou seu HD externo morto, se ainda estiver com problemas para acessar ou ler seus arquivos e dados salvos na unidade, é possível recorrer a duas alternativas:

  1. Usar um software: o que exigirá conhecimentos técnicos e familiaridade com a execução deste tipo de processo — sem garantias de sucesso, sendo uma opção que pode piorar a situação;
  2. Recorrer a um serviço profissional de recuperação: alternativa mais segura e que garante a integridade do seu dispositivo.

Caso você decida se arriscar na primeira alternativa, siga os passos abaixo após escolher um destes softwares para recuperação de dados:

Passo 1 – Selecione o HD externo

Uma vez que você tenha instalado o software de recuperação, abra-o e selecione seu HD externo de onde você quer recuperar seus dados. Em seguida, inicie a verificação.

Passo 2 – Inicie a varredura

O software iniciará uma varredura em todo o HD externo, buscando os dados perdidos. Enquanto isso, você verá uma lista desses dados surgindo na tela do sistema.

Passo 3 – Recupere os dados

Ao final da varredura, você pode analisar e selecionar os dados que deseja recuperar. Feito isso, é só selecionar um local seguro para armazenar os arquivos após a recuperação.

Conclusão

Um HD externo morto é uma unidade que parou de funcionar fisicamente.

Você pode prever que seu disco rígido externo está prestes a morrer quando percebe barulhos estranhos vindo do PC, repara em travamentos constantes, erros de disco e perda de dados recorrentes e/ou quando o computador para de reconhecer a unidade.

Quando isso acontece, existem algumas formas de tentar reparar e corrigir a unidade. Entre elas, forçar o HD externo morto a aparecer no “Gerenciamento de Disco”.

Outras formas de resolver o problema é desinstalar drivers para fazer o HD externo reaparecer e/ou reinstalar o controlador USB.

Agora, se, após recorrer a alguma dessas alternativas, seu HD externo voltou a funcionar, mas você não tem acesso aos seus dados, será necessário fazer o processo de recuperação de seus arquivos e documentos.

Para isso, você pode utilizar um software de recuperação de dados — o que além de não ser seguro e oferecer riscos de piorar a situação, requer conhecimentos técnicos na execução do processo.

Por isso, a alternativa mais segura para recuperar seus dados é recorrer a um serviço de recuperação especializado — como o que oferecemos aqui na Bot!

Ao confiar seu HD externo à nossa equipe, você se assegura que seu dispositivo será tratado por profissionais altamente capacitados, que irão recuperar seus dados com agilidade, sem comprometer a integridade da sua unidade.

Além disso, você não precisa sair de casa para nos enviar sua unidade: nós custamos o envio do seu HD externo a partir de qualquer localidade do Brasil.

Sem falar que podemos analisar e propor um orçamento para recuperar seus dados em até 48 horas!

Confie em quem tem mais de uma década de tradição e mais de 6.000 casos resolvidos com sucesso: inicie já sua recuperação conosco!