A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

A mensagem de erro “Missing Operation System” ou “Operating System Not Found” geralmente aparece em uma janela preta, quando você inicia computadores Windows. Este erro impede você de inicializar o Windows.

Apesar de literalmente significar “sistema operacional ausente” (ou “sistema operacional não encontrado”), esta mensagem indica apenas que o sistema operacional Windows não foi encontrado ou tem erros de inicialização.

Algumas das razões para esses erros são: HD com problemas, registro de inicialização corrompidos, a BIOS não detectou o disco rígido, command.com ausente ou corrompido, contaminação por vírus, etc.

Neste artigo, você descobrirá exatamente o que pode causar o erro Missing Operating System e 6 formas possíveis de solucioná-lo.

Missing Operating System

O que significa Missing Operating System (sistema operacional ausente)?

Como vimos no início, Missing Operating System é uma mensagem de erro que significa que o sistema operacional instalado no seu computador (no caso, o Windows) não pode ser carregado, impedindo o PC de inicializar.

Lembrando que a definição geral de sistema operacional é um software que gerencia os recursos de software e hardware, permitindo que funcionem corretamente, facilitando o processo de interação com usuários.

O que causa Missing Operating System?

Geralmente, quando algo dá errado com a configuração do BIOS, a integridade do HD ou o Master Boot Record (MBR), você não pode inicializar o Windows e vai se deparar com o Missing Operating System – que informa o mesmo problema em diferentes versões do sistema operacional.

As causas que podem levar a este erro são as seguintes.

  • O sistema básico de entrada/saída (BIOS) não detecta o HD;
  • O HD está danificado;
  • Configurações da BIOS incorretas;
  • O registro mestre de inicialização do Windows (MBR) está corrompido/danificado;
  • Uma partição incompatível está definida como ativa.

Não consigo dar boot (Missing Operating System), o que eu faço?

Como vários problemas podem levar ao erro, a maioria dos usuários não sabe como iniciar o reparo.

Na verdade, é melhor começar com a verificação de falhas de hardware no HD e, em seguida, lidar com problemas de software.

1. Verifique se o HD foi Detectado pelo BIOS

  • Pressione e segure ” F12/F10″ enquanto pressiona o botão “Power” para ligar o PC;
  • Solte F12/F10 quando o BIOS Setup Utility for exibido;
  • Tente encontrar IDE Primary Master, IDE Primary Slave, IDE Secondary Master e verifique se eles podem ser detectados ou não;
  • Se nenhum disco for mostrado ou exibido como None/Not Detected, isso significa que o BIOS não detectou a unidade e você pode selecionar None to Auto. Isso pode resolver o erro do sistema operacional não encontrado;
  • Se as informações do disco do sistema forem exibidas, significa que o BIOS pode detectar o disco rígido e você precisa sair do BIOS.

2. Teste o Disco Rígido em Busca de Falhas

  • Pressione e segure “F10” e pressione o botão “Power” para ligar o PC;
  • Solte F10 após a tela do PC exibir uma janela;
  • Use a seta para a direita para selecionar o menu “Ferramentas” no Utilitário de configuração do BIOS;
  • Em seguida, selecione “Hard Drive Self Test”;
  • Pressione “Enter” para iniciar o teste.

Após o teste, você pode chegar a dois resultados:

  1. Todos os testes passaram: o disco rígido não está danificado. Você pode pular para a Solução 3 para redefinir o BIOS para o estado padrão;
  2. O teste falhou: você deve entrar em contato com o fabricante do HD ou do PC para uma substituição, desde que esses dispositivos estejam na garantia. Se tiver dados importantes no HD, somente uma empresa de recuperação de dados profissional (como a Bot), pode retirar os dados do HD danificado.

3. Defina o BIOS Para o Estado Padrão

Configurações impróprias ou incorretas do BIOS também podem causar o problema Missing Operating System em seu PC.

Nesse caso, você pode tentar definir o BIOS para as configurações padrão para resolver a falha:

  • Reinicie o PC e entre no BIOS;
  • Encontre o BIOS e ative a opção de configuração padrão, incluindo Load Optimal Defaults, Get Default Values, Load Optimized Defaults, Load Setup Defaults e assim por diante;
  • Pressione “F10” para salvar as alterações e sair do BIOS.

4. Reconstrua o Registro Mestre De Inicialização (MBR)

Tanto uma operação incorreta quanto um ataque de vírus podem causar danos ao MBR. Quando esse código de inicialização especial (localizado no primeiro setor de um disco rígido) é danificado, o Windows não é iniciado.

Mas, como consertar ou reconstruir o MBR sem carregar o sistema? Você pode recorrer a um CD/DVD de instalação ou um disco de reparo do Windows:

  • Se você estiver usando o disco de instalação do Windows, inicie o computador com ele para obter a interface de seleção de idioma, vá para as preferências e clique em “Avançar” para continuar;
  • Em seguida, escolha “Reparar seu computador”. Então, selecione um sistema para reparar e clique em “Avançar” para obter várias ferramentas de recuperação;
  • Aqui, você pode escolher “Reparo de inicialização” ou “Prompt de comando” para fazer a recuperação. Porém, como o primeiro corrige automaticamente todos os problemas que impedem a inicialização do Windows, isso requer muito mais tempo. Portanto, aqui você deve apenas escolher Prompt de Comando para abrir uma janela;
  • Quando a janela abrir, digite “bootrec/fixmbr” se quiser corrigir apenas o MBR. Você também pode digitar “bootrec/fixboot” e “bootrec/rebuildbcd” caso queira fazer mais reparos;
  • Por fim, saia com segurança do Prompt de comando digitando exit.

Após essas operações, você pode reiniciar o computador para ver se o “Missing Operating System” foi resolvido.

Vale destacar que, segundo a Microsoft, o comando fixmbr pode danificar sua tabela de partições se houver um vírus ou se alguma falha de hardware.

Quando a tabela de partição está danificada, as partições existentes poderão ficar inacessíveis, impedindo que os dados sejam usados. Se houve perda de dados neste processo, contate um especialista em recuperação de HD.

5. Defina a Partição Correta Como Ativa

Se o Windows está sendo executado no modo Legacy BIOS + MBR, a partição de inicialização/partição do sistema deve ser definida como ativa para que o MBR possa passar o direito de inicialização para o gerenciador de inicialização e encontrar o Windows.

Se a partição do sistema ou a partição de inicialização não estiver definida como ativa, você poderá encontrar o problema do sistema operacional não encontrado.

6. Se o HD tem problemas, recupere os dados com a Bot

Se nenhuma dessas soluções funcionarem para sua situação, o problema pode ser bastante sério e talvez seja necessário reinstalar o Windows ou entrar em contato com o fabricante do computador/HD para obter assistência.

Lembrando que reinstalar o sistema operacional significa perder todos os dados e arquivos salvos em seu HD.

Nesse caso, para recuperá-los, o ideal é recorrer a um serviço especializado de recuperação – como o da Bot.

Nós, da Bot, podemos recuperar seus dados com total segurança e eficiência graças a nossa experiência de mais de uma década em recuperação de dados, tendo atendido a mais de 60.000 casos com sucesso.

Além disso, atuamos com a sala limpa (certificada pela norma US Federal Standard 209): um ambiente com as partículas do ar totalmente controladas, para garantir a integridade do seu HD.

Conclusão

A mensagem “Missing Operating System” é decorrente de um erro que impede o PC de inicializar.

Este erro pode ser causado por diferentes motivos, entre eles: a BIOS não consegue detectar o HD onde o Windows está instalado, o disco está com falha física ou lógica, o BIOS foi configurado incorretamente, MBR danificado/corrompido ou partição que salva os arquivos de inicialização do Windows inativa.

Para corrigir este erro, você pode verificar se o HD foi detectado pelo BIOS, testar o HD para identificar falhas, definir o BIOS para o estado padrão, reconstruir o MBR e definir a partição correta como ativa.

Em alguns casos, a falha só é completamente corrigida após a reinstalação do Windows – procedimento que apaga todos os dados salvos no PC – o que leva a perda de arquivos e documentos caso você não faça backups regulares.

Nesse caso, para recuperar seus dados com total segurança, o ideal é recorrer a um serviço de restauração profissional – como o que oferecemos aqui na Bot.

O melhor é que você pode enviar seu PC a partir de qualquer região do Brasil sem pagar nada por isso e ter seus dados avaliados em até 48 horas!

Torne-se um de nossos 99% de clientes satisfeitos: inicie agora mesmo sua recuperação.