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O Diskpart é uma ferramenta de gerenciamento de disco avançada e poderosa que pode te ajudar a corrigir erros críticos de unidade e problemas relacionados à formatação.

No entanto, às vezes o Diskpart encontra um erro, como por exemplo, foi especificado um dispositivo inexistente, a unidade de armazenamento pode ser protegida contra gravação, criptografada ou gravemente corrompida.

Também pode ocorrer de o acesso ao disco ser negado, haver um erro de dispositivo E/S (entrada/saída) ou de dados (Cyclic Redundancy Check).

Ou mesmo o dispositivo pode não estar pronto ou o sistema não pode encontrar o arquivo especificado.

Nesses casos, o utilitário não funciona e você se depara com um erro ao executar comandos do Diskpart.

Neste artigo, veremos o que pode causar estes erros e como solucioná-los.

Diskpart encontrou erro

Diskpart encontrou erro: foi especificado um dispositivo inexistente

O Diskpart é uma ferramenta de gerenciamento de disco avançada e poderosa que pode te ajudar a corrigir erros críticos de unidade e problemas relacionados à formatação.

No entanto, às vezes o Diskpart encontra um erro, como por exemplo, foi especificado um dispositivo inexistente, a unidade de armazenamento pode ser protegida contra gravação, criptografada ou gravemente corrompida.

Também pode ocorrer de o acesso ao disco ser negado, haver um erro de dispositivo E/S (entrada/saída) ou de dados (Cyclic Redundancy Check).

Ou mesmo o dispositivo pode não estar pronto ou o sistema não pode encontrar o arquivo especificado.

Nesses casos, o utilitário não funciona e você se depara com um erro ao executar comandos do Diskpart.

Neste artigo, veremos o que pode causar estes erros e como solucioná-los.

Sintomas de que o Diskpart encontrou um erro

Quando o Diskpart encontra um erro, ele retorna uma mensagem com a especificação do problema — como, por exemplo, “foi especificado um dispositivo inexistente”.

Outros sintomas de que o Diskpart encontrou um erro é o surgimento de mensagens contendo os complementos a seguir:

O parâmetro está incorreto

O parâmetro está incorreto se ocorrer um erro comum devido a danos lógicos ou físicos na unidade de armazenamento, o que torna a unidade inacessível.

O erro também pode aparecer quando você tenta copiar alguns dados de ou para a mídia de armazenamento.

O acesso foi negado

Ao tentar usar o Diskpart para formatar ou limpar a unidade USB, ou cartão SD, você pode descobrir que esta operação falha.

Quando o Diskpart encontra o erro o acesso foi negado, isso significa que o dispositivo de armazenamento é considerado bloqueado, protegido contra gravação ou não autorizado.

Nesse caso, o comando clean ou format do Diskpart não pode ser concluído corretamente.

Houve um erro de dispositivo de I/O (Input/Output) ou E/S (Entrada/Saída)

 

O erro de dispositivo de I/O (em inglês, Input/Output) ou E/S (abreviação de erro de dispositivo de entrada/saída) ocorre quando o Windows não pode executar uma ação de entrada/saída (como ler ou copiar dados) ao tentar acessar uma unidade ou disco.

O erro de E/S de disco aparece quando há setores defeituosos físicos (como a cabeça de leitura danificada), setores lógicos defeituosos ou uma tabela de partição corrompida.

Ao encontrar um erro de dispositivo de E/S e executar o utilitário Diskpart para particionamento de disco, você pode ficar preso ou até mesmo falhar ao acessar, formatar ou particionar HDs.

Ocorreu um erro de dados (Cyclic Redundancy Check)

Esse erro pode ocorrer devido a vários motivos. Porém, as principais razões incluem corrupção de disco rígido, corrupção de arquivo de registro, arquivos mal configurados, disco desordenado, instalação de programa mal-sucedida, entre outros.

O erro CRC (Cyclic Redundancy Check) é um problema bastante grave. Você precisa resolver esse erro imediatamente para evitar falhas no sistema e perda de dados.

Existem diferentes tipos de erros CRC, como:

  • Mensagem de erro de dados (CRC) no Outlook
  • Erro de dados da unidade não acessível (verificação de redundância cíclica)
  • Erro de verificação de redundância cíclica em um disco óptico (CD, DVD, etc).

O dispositivo não está pronto

O erro “O dispositivo não está pronto” pode ocorrer quando você tenta acessar dados do disco rígido, unidade flash USB, pen drive, unidade de DVD, cartão SD, etc.

Esse erro pode ser causado por diferentes motivos, entre eles:

  • O dispositivo de armazenamento externo não está bem conectado — também pode ser que o conector esteja quebrado ou a porta USB esteja danificada
  • O dispositivo digital está danificado
  • Problema de compatibilidade entre o computador e o dispositivo digital externo
  • Erro no sistema de arquivos. No “Gerenciamento de disco”, o dispositivo com erro no sistema de arquivos é marcado como formato bruto.

O sistema não pôde encontrar o arquivo especificado

“O sistema não pode encontrar o arquivo especificado” é uma mensagem apresentada quando o Diskpart encontrou um erro bastante comum para usuários do Windows — especialmente no Windows 10.

Esse erro às vezes é seguido por um código de erro: 0x80070002. Mas o tipo ou código de falha será variado nas diferentes especificações do sistema operacional.

Pode ocorrer quando você instala o driver de disco, cria uma imagem do sistema, acessa arquivos ou faz outras operações no sistema. Os principais motivos incluem:

  • Ataque de vírus ou malware
  • Conexão frouxa
  • Chaves de registro anormais
  • Erros de disco no volume de origem
  • Arquivos de sistema cruciais ausentes ou danificados
  • A partição do sistema está em estado offline
  • A partição do sistema não está ativa
  • Os arquivos necessários para o software específico estão ausentes ou corrompidos.

O que fazer quando o Diskpart encontrou um erro?

Existem algumas alternativas às quais você pode recorrer quando o Diskpart encontrou um erro — como “foi especificado um dispositivo inexistente”.

Entre elas, reiniciar o computador, verificar o hardware, atribuir controle total às permissões de disco ou atualizar o driver do disco.

Também é possível tentar verificar as condições do disco e substituir a unidade de disco.

Vejamos mais detalhadamente cada uma destas soluções a seguir:

Reinicie o computador

Se você criou recentemente uma partição ou formatou a unidade, a primeira e mais importante coisa a fazer é reiniciar o sistema.

A maioria dos usuários não reinicia o sistema após fazer alterações no disco rígido e continua recebendo a mesma mensagem que o Diskpart encontrou um erro: foi especificado um dispositivo inexistente.

Porém, é preciso executar uma reinicialização para tornar as alterações efetivas. Portanto, é recomendável que, após qualquer alteração feita na unidade — seja criando outra partição ou outras alterações semelhantes — você reinicie o computador.

Verifique o hardware do disco

Se você já reiniciou o computador e o Diskpart continua apontando o erro foi especificado um dispositivo inexistente, tente verificar o hardware de disco para solucionar o problema.

Para começar, troque o cabo de conexão, a porta USB e a fonte de alimentação, respectivamente, para ver se o problema pode ser corrigido ou não.

Se o erro ocorrer em uma unidade flash USB, disco rígido externo ou CD/DVD, limpe a sujeira da superfície e tente novamente.

Conceda permissões de disco completo

Quando sua conta de usuário não tem permissões suficientes para acessar a unidade, como resultado, o Diskpart encontra o erro “foi especificado um dispositivo inexistente”.

Nesse caso, você simplesmente terá que alterar as permissões da unidade por meio da janela “Propriedades” para resolver o problema.

Para isso, siga as instruções abaixo:

  1. Primeiro, abra a janela do “Windows Explorer”;
  2. Em seguida, clique com o botão direito do mouse em sua unidade e escolha a opção “Propriedades” no menu suspenso;
  3. Na janela “Propriedades”, alterne para a guia “Segurança”;
  4. Lá, clique no botão “Editar” para alterar as permissões;
  5. Escolha sua conta de usuário e, em “Permissões”, verifique se a caixa de seleção “Controle total” está marcada;
  6. Feito isso, clique no botão “Aplicar” e, em seguida , clique em “Ok”.

Atualize o driver de disco

Se o driver do dispositivo estiver desatualizado ou for incompatível com o disco rígido, isso poderá afetar a funcionalidade de entrada/saída e causar um erro de E/S.

Portanto, atualize ou reinstale o driver de disco no disco rígido para solucionar problemas.

Para atualizar o driver de disco

  • Clique com o botão direito do mouse em “Este PC” e selecione “Gerenciar”. No lado esquerdo, entre em “Gerenciador de dispositivos”;
  • Clique duas vezes para expandir o driver de disco. Clique com o botão direito do mouse no driver de disco e escolha “Atualizar software de driver”;
  • Na janela pop-up, escolha “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado”. Em seguida, aguarde o computador pesquisar e instalar o software de driver mais recente.

Para reinstalar o driver de disco

  • Se a atualização do driver não funcionar, você ainda pode tentar reinstalar o driver para resolver o problema do dispositivo inexistente;
  • Clique com o botão direito do mouse no driver de disco, e clique em “Desinstalar”. Clique em “OK” e reinicie o seu PC. O sistema Windows tentará reinstalar o driver;
  • Ou você pode acessar o site da empresa e encontrar as atualizações mais recentes necessárias para baixar e instalar em seu computador.

Verifique a condição do disco usando a ferramenta CHKDSK

O comando CHKDSK irá reparar e corrigir setores lógicos defeituosos que causam erros de E/S do Diskpart na partição do disco rígido, HD externo ou outros dispositivos de armazenamento.

Para executá-lo:

  • Pressione a tecla Windows e digite cmd;
  • Clique com o botão direito do mouse em “Prompt de comando” e escolha “Executar como administrador”;
  • Digite o seguinte comando: chkdsk E: /f /r /x (sendo que “E” significa a letra da unidade da partição que você deseja reparar);
  • Pressione “Enter”.

Substitua a unidade de disco

Caso nenhuma das soluções tenha resolvido o erro encontrado pelo Diskpart, talvez seja o momento de recuperar os arquivos salvos em sua unidade de disco e substituí-la por uma nova.

Para tanto, você pode:

  1. Utilizar um software de recuperação: o que requer conhecimentos técnicos avançados e familiaridade com o processo — além de não oferecer garantia de que os dados serão realmente recuperados
  2. Recorrer a uma empresa especializada em recuperação: o que garante seus dados de volta com total segurança.

Conclusão

O Diskpart é um software nativo do sistema operacional Windows que te ajuda a corrigir erros de unidade críticos e problemas de formatação.

Porém, ao executar o utilitário, você pode se deparar com algumas mensagens que indicam que o Diskpart encontrou um erro.

Como, por exemplo, foi especificado um dispositivo inexistente, o parâmetro está incorreto ou acesso foi negado.

O Diskpart também pode falhar quando há um erro de dispositivo de I/O (entrada/saída), ou CRC, o dispositivo não está pronto ou o sistema não pôde encontrar o arquivo especificado.

Quando o Diskpart retorna algum desses erros, você pode recorrer a diferentes alternativas para resolvê-los.

Entre elas, reiniciar o computador, verificar o hardware do disco, atribuir controle total às permissões de disco ou atualizar o driver do disco.

Outras soluções possíveis são verificar as condições do disco executando o CHKDSK ou, se nada funcionar, substituir a unidade — situação onde você precisará recorrer à recuperação de dados (que pode ser feita por conta própria, por softwares — o que não é recomendado) ou contratar um serviço profissional de recuperação de dados (alternativa mais segura — e que oferecemos aqui na Bot).

Ao entregar sua unidade aos nossos cuidados, nossos profissionais altamente capacitados irão recuperar seus dados com total eficiência e agilidade.

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