A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Ter um HD em RAW é um grande susto, mas a situação pode ser resolvida e você pode retomar o acesso a todos os seus arquivos.

Em um momento, seu HD está funcionando normalmente. No outro, você se depara com um HD em formato RAW e, a partir de então, não consegue acessar nada que está dentro dele. E agora, o que fazer?

Essa descrição é um tanto quanto assustadora. Afinal, perder o acesso a todos os seus arquivos é bem prejudicial, seja por não conseguir mais acessar dados tão importantes ou mesmo pela possibilidade de ter perdido o seu disco rígido.

Cabe ressaltar que a situação mais comum é ter um HD externo em formato RAW, mas que isso pode acontecer com pen drives, cartões de memória e até mesmo HDs internos.

Inclusive, fica aqui uma observação: nos referimos no conteúdo aos HDs por serem as vítimas mais comuns do modo RAW. Porém, se você tem outro dispositivo com este problema, basta seguir as orientações do artigo com o dispositivo danificado, tudo bem?

Se você se identificou com o problema, o primeiro passo é manter a calma. De fato, o susto é grande, mas nem tudo está perdido, já que é possível retomar o acesso aos seus arquivos e permitir que o disco seja reutilizado normalmente.

Nos acompanhe na leitura para entender mais sobre o HD em modo RAW e o que fazer nessa situação.

HD RAW

O que é HD em formato RAW?

É um HD que não está formatado com um sistema de arquivos (file system) legível, como NTFS ou FAT32 e que, por isso, não pode ter seus arquivos abertos. Resumindo, é um disco que está corrompido ou perdido.

Todas as partições de um disco utilizam algum sistema de armazenamento para que os dados estejam acessíveis. Este sistema consiste em estruturas lógicas que permitam ao sistema operacional acessar e controlar todos os arquivos que estão naquela partição.

Se a partição não estiver formatada em algum sistema de arquivos, então ela não poderá ser acessada, o que inviabiliza a abertura e o manuseio de tudo o que estiver contido ali.

Por que o HD se torna RAW?

Geralmente, isso ocorre por acidente, sem que o usuário queira ter um HD RAW. É por isso que a situação pega tanta gente de surpresa.

Algumas das possibilidades que tornam um HD em RAW são as seguintes:

  • Ataque de vírus ou malwares no sistema de arquivos do disco ou da partição;
  • Bad sector (setor do disco rígido que não pode ser usado por danos permanentes ou atrasos no acesso a suas informações);
  • BIOS não configurada para reconhecer o disco, o que pode ocorrer com determinados fabricantes que desabilitam portas inutilizadas por padrão;
  • Discos que fazem parte de algum sistema complexo de armazenamento, como RAID, e são conectados separadamente como um dispositivo individual;
  • Falhas causadas por problemas de funcionamento de software ou hardware;
  • Interrupções em formatações, reformatações, particionamentos ou reparticionamentos de discos rígidos;
  • Muitos discos conectados de uma só vez;
  • Oscilações na rede elétrica, como picos de energia, que podem desligar imediatamente o computador e danificar o disco ou suas partições;
  • Permissão de acesso imprópria na partição, o que pode resultar em uma partição RAW para fins de segurança;
  • Problemas físicos no disco, como quando ele não foi conectado corretamente ou algum cabo está quebrado;
  • Problemas no desligamento do dispositivo, como quando algum programa ainda está sendo executado e é interrompido à força;
  • Registro Mestre de Inicialização (Master Boot Record, ou MBR) danificado;
  • Reinstalação do sistema operacional (SO ou OS), como quando é feito um upgrade para uma nova versão do OS e o sistema de arquivos daquela partição era o FAT;
  • Tabela de partição do disco rígido corrompida.

Porém, cabe ressaltar que não é sempre que essas possibilidades acontecem que o seu HD se transformará em RAW. Nem todo ataque de vírus ou atualização de sistema resulta neste problema, que é algo inesperado e que às vezes acontece de uma hora para outra.

Quais são os sintomas de um HD RAW?

HD RAW

Às vezes, nem o próprio usuário sabe que o seu HD ou partição está em RAW. Por isso, é importante se atentar aos sintomas que o dispositivo pode demonstrar. Alguns deles são os seguintes:

  • Gerenciamento de Disco mostra partição como RAW ou sem nenhum tipo de arquivo de sistema;
  • Impossibilidade de verificar a integridade do disco rígido (e de realizar eventuais reparos) por meio do comando CHKDSK no MS-DOS;
  • Mensagem ao abrir a unidade no Windows Explorer: “Você precisa formatar o disco na unidade antes de poder usá-lo. Você deseja formatá-lo?” (ou algo similar);
  • Mensagem ao realizar determinadas atividades: “Este volume não contém um sistema de arquivos reconhecido. Por favor, certifique-se de que todos os drivers do sistema de arquivos necessários estão carregados e que o volume não esteja corrompido.” (ou algo similar);
  • Windows Explorer mostra que o espaço utilizado e o espaço disponível naquele disco ou partição são de 0 bytes;
  • Windows Explorer não mostra o tipo de arquivo de sistema do disco ou partição.

Além disso, o sistema pode exibir outras mensagens de erro durante o uso do dispositivo, geralmente falando sobre a inacessibilidade de alguma partição ou disco.

Como resolver HD em RAW?

Há várias formas de resolver este problema, algumas até sem precisar formatar o disco. Caso você não tenha pleno conhecimento dos procedimentos, o ideal é procurar a ajuda da Bot, já que a formatação pode dificultar ainda mais o acesso aos seus arquivos.

Algumas das possibilidades para consertar o HD em modo RAW são as seguintes:

Corrigir HD em modo RAW pelo CMD sem formatar

Caso a unidade apareça como RAW, mas ainda tenha uma letra de unidade (“G:”, por exemplo), é possível tentar corrigir o disco rígido pelo CMD. Veja só como proceder:

  1. Conecte o disco rígido RAW ao computador.
  2. Abra a pesquisa na barra de tarefas do Windows e digite “CMD” (sem as aspas). Depois, vá com o ponteiro do mouse até “Prompt de comando”, clique com o botão direito e selecione a opção “Executar como administrador”. Se aparecer alguma janela de autorização, clique em “Sim”.
  3. Digite “CHKDSK /f G:” (sem as aspas). Em “G:”, coloque a letra da unidade que você deseja reparar.
  4. Depois de terminado o reparo, abra o Explorador de Arquivos. Em seguida, clique em “Este Computador” e, depois, em “Gerenciar”.
  5. No menu “Gerenciamento do computador (Local)”, ao lado esquerdo, abaixo de “Repositório”, clique em “Gerenciamento de Disco”.
  6. Verifique se o disco rígido foi reparado.

Este é um comando simples, mas que pode trazer bons resultados. Porém, caso ele não resolva o seu problema, é possível tentar outras estratégias.

Corrigir HD com partição RAW com formatação (cuidado!)

Se a opção anterior não tiver dado certo, então a próxima tentativa pode envolver a formatação da partição ou da unidade.

Aviso: se você não tiver plena convicção de como funciona o processo, não prossiga com a formatação. Procure a Bot imediatamente para não perder o acesso aos seus arquivos.

Se for um usuário mais experiente, você pode tentar os seguintes passos. Porém, lembre-se que o procedimento envolve riscos e que a Bot não se responsabiliza caso você perca o acesso aos seus arquivos, tudo bem?

  1. Use algum software para recuperar os arquivos da partição RAW, como EaseUS Data Recovery Wizard, Recuva, Stellar Data Recovery ou Wondershare Recoverit.
  2. Depois de recuperar seus arquivos, formate o HD ou a partição em RAW para outro sistema de armazenamento, como NTFS ou FAT32.
    1. Conecte seu HD em formato RAW ao computador.
    2. Acesse o “Gerenciamento de Disco”.
    3. Encontre a unidade RAW que será reparada, clique com o botão direito e escolha “Formatar”.
    4. Defina o sistema de arquivos que preferir, como NTFS ou FAT32, e defina um rótulo de volume. Se quiser, modifique as outras opções da página.
    5. Se quiser, mantenha selecionada a opção “Formatação Rápida”. Se não tiver pressa, desabilite a opção. Assim, além de eliminar os ficheiros, o procedimento também verificará a existência de setores danificados e os reparará.
    6. Aguarde até que o procedimento esteja concluído.

Não sei como recuperar HD em RAW ou tenho medo do processo. E agora?

Neste caso, a melhor solução possível é contar com a ajuda da Bot para a recuperação dos seus dados. Assim, mesmo que o disco esteja em RAW, eles poderão ser salvos e, posteriormente, o HD poderá ser formatado para o sistema de arquivos que preferir.

A recuperação de dados é um procedimento complexo e que precisa ser feito por especialistas. Caso contrário, as chances de piorar o problema e perder de uma vez por todas o acesso aos seus arquivos aumentam ainda mais.

A Bot tem mais de uma década de experiência e já resolveu mais de 60 mil casos, com 99% de satisfação dos clientes e 95% de sucesso nos casos recebidos, números que temos muito orgulho de poder apresentar. Isso significa que seu dispositivo estará nas melhores mãos.

Se você está com um HD em formato RAW e quer resolver o problema imediatamente, conte com a Bot e recupere o acesso aos seus dados, além de ter um dispositivo perfeitamente funcional em suas mãos!