A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Você já tentou acessar seu HD e recebeu a informação de que os dados estavam em RAW? Essa é uma situação desesperadora em muitos casos. E parece que acontece quando você mais precisa daqueles documentos. Mas não se preocupe, recuperar HD RAW não é uma tarefa impossível!

Inclusive, esse problema pode acontecer com diversos dispositivos: pen drives, cartões de memória, cartões SD, HDs externos e até internos, ainda que seja um pouco menos comum.

A solução para todos esses casos, contudo, é bem parecida e você vai entender em todos os detalhes por aqui. Mas antes de partir para essa etapa, vamos entender melhor o que significa ter um HD RAW?

HD RAW

O que é um HD RAW?   

O HD RAW não possui um sistema de arquivos válido (como NTFS, FAT32, exFAT, FAT, Ext2 ou Ext3). Ou seja, não pode ser lido pelo dispositivo. Isso significa que seu sistema operacional não consegue identificar o que aconteceu com o HD: se está corrompido, se os arquivos foram perdidos ou se, simplesmente, está utilizando um sistema de arquivo incompatível. Por isso, não se desespere. Existem formas de recuperar HD RAW.

Além disso, não confunda o HD RAW com outras situações que têm nomes semelhantes. Dados RAW e arquivos RAW são coisas bem diferentes. Nesses casos, o nome RAW se refere a dados ou arquivos que não foram processados ou compactados. O tipo de arquivo RAW, por exemplo, é comum em câmeras fotográficas e mostra que as imagens estão no seu estado mais “cru”.

O que faz o HD virar RAW?

Agora que você entendeu um pouco melhor o que significa HD RAW, deve estar se perguntando como e por que isso acontece. As respostas são várias e nem sempre você vai conseguir identificar exatamente o motivo do problema. Mas listamos aqui algumas explicações que podem te tranquilizar (e ajudar a evitar situações parecidas no futuro).

Problemas físicos

Situações como quedas ou picos de energia podem desligar o seu dispositivo e causar problemas no HD. Além disso, outros problemas físicos como cabos quebrados ou mal contato podem fazer o HD virar RAW. A maioria desses problemas é fácil de evitar, então tome cuidado.

Problemas de software

Ataques de vírus e malwares que corromperam o sistema de arquivos, BIOS não configurada para reconhecer o disco e erros no sistema ou no disco rígido são alguns dos problemas de software que podem fazer o seu HD virar RAW.

Problemas de uso

Desligar o dispositivo sem encerrar todos os programas que estão rodando no sistema também é um exemplo de uso inadequado que pode afetar o seu HD. Assim como ter muitos discos conectados de uma vez pode transformá-lo em HD RAW.

Como identificar um HD RAW?     

Mas na hora que seu HD para de funcionar ou fica inacessível, como saber se o problema é porque ele virou RAW? Separamos alguns sinais que vão te ajudar a identificar essa situação. Olha só!

Sistema de arquivo é exibido como “RAW”

Quando você acessa o gerenciamento de disco, o sistema de arquivo aparece como RAW.

Tipo de mídia inválido lendo a unidade

Quando você particionar seu HD, formata a unidade, continua sem conseguir acessá-la e recebe a mensagem “Tipo de mídia inválido lendo a unidade ‘x”’.

Aviso de “Disco não formatado. Você deseja formatar agora?”

Aparece a seguinte mensagem ao abrir a unidade no Windows: “Você precisa formatar o disco na unidade antes de poder usá-lo. Você deseja formatá-lo?” ou algo parecido pedindo para formatar o HD.

Nomes de arquivos com caracteres estranhos

Esse ponto é quase autoexplicativo. Sabe aqueles arquivos com nomes estranhos e caracteres aleatórios que surgem do nada? Pode ser um sinal de HD RAW.

Mensagem “Setor não encontrado”

Mensagens de “setor não encontrado”, “setor não encontrado lendo unidade ‘X’; anular, repetir, ignorar” ou similares também podem indicar HD RAW.

Comando CHKDSK não funciona

Quando você tenta usar o comando CHKDSK para reparar um erro no disco, recebe a mensagem “The type of the file system is RAW. CHKDSK is not available for RAW drives”. Esse aviso quer dizer que o sistema é RAW e o comando não está disponível para essa unidade.

Como recuperar HD RAW?   

Agora que você conseguiu entender um pouco melhor o que é o HD RAW e como identificá-lo, fica mais fácil tentar corrigir o problema. Existem várias soluções possíveis, algumas até sem formatar o HD, mas talvez você precise de ajuda profissional.

Com o auxílio da Bot, por exemplo, você tem mais segurança para recuperar HD RAW sem riscos de perder seus arquivos ou danificar o disco. Então confira o passo a passo e, se ficar com dúvidas, entre em contato conosco e inicie a recuperação de forma eficiente.

E no futuro, lembre-se: faça backups regulares dos seus arquivos.

Como corrigir disco rígido externo RAW sem formatar

A opção de recuperar HD RAW sem formatação é a mais simples, mas vai depender da situação em que o disco está. Se a unidade aparece como RAW, mas ainda é identificada por uma letra (no formato X:, por exemplo), quer dizer que essa pode ser uma opção. Veja o passo a passo!

1 – Conecte o HD no computador

Em primeiro lugar, você vai precisar conectar o seu HD no computador. Verifique se não há nenhum problema físico, como barulhos estranhos, cabos ou entradas danificadas que podem estar atrapalhando.

2 – Abra o CMD

Vá até à barra de tarefas do Windows e digite “CMD” na pesquisa. Depois, vá até “Prompt de comando” e clique com o botão direito e escolha “Executar como administrador”. Caso apareça uma janela de autorização, selecione “Sim”.

3 – Digite “CHKDSK /f X:”

Digite o comando CHKDSK /f X:, substituindo o X pela letra da unidade pelo HD RAW que você quer recuperar.

4 – Verifique se o disco foi reparado

Depois que o processo terminar, você precisa conferir se funcionou. Para isso, abra o Explorador de Arquivos, vá até o menu “Computador” ou “Este computador” e clique em “Gerenciar”. Depois disso, deve abrir uma nova janela com o nome “Gerenciamento do computador”.

Vá até o menu no lado esquerdo e selecione “Gerenciamento de Disco”, logo abaixo do “Repositório”. Se a unidade não estiver mais como RAW na parte de “Sistema de Arquivos”, quer dizer que você conseguiu recuperar HD RAW. Caso contrário, vale partir para outras opções.

Corrigir HD externo RAW para NTFS sem perder dados

Uma outra maneira de recuperar HD RAW sem perder seus dados é convertê-lo para NTFS, o sistema de arquivos mais comum no Windows.

Escolha um software de recuperação

Antes de começar, você vai precisar utilizar um software para recuperar seus dados sem correr o risco de perdê-los. Algumas opções são EaseUS Data Recovery Wizard, Stellar Data Recovery, Wondershare Recoverit ou Recuva.

Use o CMD

Em seguida, você pode utilizar o Prompt de Comando do Windows para converter seu HD RAW. Para isso, deve ir até a barra de busca do sistema e escrever “CMD”.

Clique em “Executar como administrador”. Assim que abrir, digite “Diskpart” (sem as aspas) e aperte Enter.

Depois, digite “list disk” (também sem aspas) e selecione o HD RAW, usando o comando “select disk x”, trocando X pelo número do disco que você precisa corrigir.

Em seguida, digite “list volume”, aperte Enter e escreva “select volume X”, sendo X a identificação que aparecer para o seu HD RAW.

Daí em diante, é só apertar Enter mais uma vez e digitar o comando “format fs=ntfs quick”. Quando você der Enter pela última vez, o computador vai começar a converter o HD RAW para NTFS.

Como recuperar arquivos do HD com formato RAW?     

E se você não conseguiu corrigir seu HD ou não se sente seguro para tentar sozinho, não entre em pânico. Ainda há como recuperar HD RAW com ajuda profissional. O processo é complexo, mas o problema pode ser resolvido facilmente por especialistas

Conclusão

Como comentamos, a Bot é uma empresa especializada na recuperação de dados que pode te ajudar a acessar esses arquivos corrompidos e depois formatar seu HD sem preocupações. São mais de dez anos de experiência e 60 mil casos solucionados, com satisfação total dos clientes.

Entre em contato e saiba como recuperar HD RAW com a nossa ajuda!