A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

Pensando em melhorar o desempenho do seu PC, mas tem medo de perder arquivos importantes? Pois, clonar HD para SSD é uma das melhores formas de otimizar o tempo de carregamento do sistema operacional e ainda preservar dados.

Essa operação possibilita transferir todas as informações – desde o sistema operacional até os programas instalados – de uma unidade de disco rígido a outra, sem a necessidade de reinstalação ou reconfiguração de todos os aplicativos de software.

Além disso, os discos de estado sólido, os famosos SSDs, são desenvolvidos sem partes móveis, que são mais confiáveis e duráveis do que os discos rígidos tradicionais.

Nesse sentido, eles podem ser um substituto ideal se você planeja atualizar o disco rígido de notebooks ou desktops que apresentam problemas de desempenho.

Isso permite que o sistema seja inicializado e desligado de forma mais rápida, além de carregar aplicativos e realizar outros comandos em uma velocidade igualmente maior.

Para saber as vantagens e um passo a passo de como clonar HD para SSD, acompanhe o artigo que preparamos abaixo para você. Boa leitura!

Como clonar HD para SSD sem perder os dados

O que é clonar o disco rígido?

Clonar o disco rígido é, basicamente, o processo de criar uma cópia idêntica (setor por setori) de uma unidade de disco a outra para haver duas unidades iguais e com a mesma estrutura de arquivos.

A clonagem de disco rígido é fundamental não apenas para preservar os dados, mas também para manter uma cópia exata dos programas instalados no PC, assim como das características do sistema operacional e da organização de pastas e arquivos.

Dessa forma, esse processo possibilita a transferência de todas as informações, sem que o usuário perca tempo com reinstalações ou reconfigurações de todos os aplicativos de software.

Isso tudo é possível a partir de um software que espelha todas as informações do HD para o SDD sem perder nada, mantendo os arquivos e elementos como se nunca houvesse modificado, mas com uma pequena alteração da localização do sistema operacional.

Por que clonar HDD para SSD menor?

Não é novidade que clonar um HD (unidade de disco rígido) para SSD (unidade de disco sólido) possibilita deixar o PC ou notebook mais rápido, confiável e menor consumo energético.

Mas você sabia que existem diversos outros motivos para optar pela clonagem de disco? Abaixo listamos os principais.

Transferência de Sistema Operacional

Clonar disco será muito útil se você deseja preservar todas as configurações do sistema operacional, como atualizações, programas instalados, informações de programas, além de arquivos e documentos na unidade C.

Isso porque esse processo garante que você não precise instalar ou baixar programas novamente, nem perder tempo reorganizando suas informações de forma manual. Também evita ter que baixar ou localizar atualizações de driver, ou sistema operacional.

Atualização do Disco Rígido

É normal que, após alguns anos de uso, o firmware de um disco rígido comece a ficar desatualizado e o próprio disco apresenta desgastes.

Nesse sentido, vale  fazer o processo de clonagem para utilizar seu PC como no disco anterior. Esse processo ajudará a minimizar falhas e manter a máquina com o melhor desempenho possível.

Leia também: Saúde do HD, o que é, como ver e como recuperar a saúde do HD

Migração de Dados

Muitas vezes, os usuários vão desejar migrar suas informações para outro dispositivo de armazenamento. Os motivos variam, desde ganhar maior economia de espaço e organização de arquivos ou, mesmo, por causa da segurança.

O fato é que clonar HD é um método de migração de dados muito conveniente, já que reduz o risco de perda de dados – algo muito comum de ocorrer quando o usuário simplesmente copia e cola as informações.

Duplicação de Disco

Transferir os dados para outro disco é recomendado para não ficar totalmente dependente do disco rígido ou SSD, ou mesmo, se preocupar com a segurança das informações no caso de algum problema.

Assim, a clonagem de disco é a melhor opção. Nesse cenário, as informações estarão tanto no novo dispositivo quanto no disco de origem, de modo a facilitar o acesso e a manutenção de todas as configurações.

Recuperação de Dados

Nenhum disco rígido ou SSD está livre de falhas. Por isso, executar uma cópia do disco pode ser a solução. Essa operação irá copiar todos os dados do disco e, quando houver a transferência para o novo dispositivo, será possível processá-lo com todas as informações e configurações.

Logo, mesmo que o disco de origem apresente falhas, a clonagem pode ajudar a recuperar arquivos – como documentos, programas e configurações, por exemplo – , desde que eles estejam na unidade de origem.

Como clonar HD para SSD sem perder nada?

Mas, afinal, como clonar HD para SSD sem perder dados? Podemos dizer que é necessário começar por dois passos: a preparação do SSD e a limpeza de arquivos indesejados presentes no HD.

Prepare um SSD

Provavelmente, o disco SDD que você comprou é menor que o HD antigo. Logo, será necessário checar se o espaço utilizado em seu HD é menor do que a capacidade total do novo disco SSD.

Por isso, abra o Windows Explorer pressionando a tecla de atalho “Win+E”. Em seguida, clique com o botão direito na unidade C e escolha a opção “Propriedades”. Na guia “Geral”, verifique o dado exibido no campo “Espaço usado”.

Exclua arquivos indesejados do HDD

Caso o espaço usado na unidade C seja maior que a capacidade total do disco SSD, será preciso liberar espaço na unidade até que ele seja menor que a capacidade total do SSD.

Dessa forma, é fundamental excluir arquivos indesejados no HD e, depois de liberar o espaço necessário, vale desfragmentar a unidade. Isso permitirá que todos os arquivos sejam movidos para o começo do disco.

Para fazer esse processo, você pode utilizar o programa MyDefrag para mover os dados para o início do disco. Basta executar o programa, selecionar a unidade C e a opção “consolidar espaço livre”.

Passo a passo para clonar HD grande para SSD

Antes de iniciar a clonagem do HD para SSD, você precisa garantir que o SSD não contém dados importantes.

Além disso, deve-se observar se o espaço disponível no mesmo é maior ou igual ao espaço em disco usado no seu disco de origem.

Depois desta checagem, faça o download gratuito do MiniTool Partition Wizard e aproveite o recurso Copy Disk para clonar o disco de dados.

Lembre que se você precisar lidar com o disco do sistema, deverá obter o Pro Edition ou um programa mais avançado.

A seguir, vamos ao passo a passo para clonar HD para SSD:

Etapa 1 – Inicie o processo de cópia em disco

O primeiro passo é definir o disco rígido em que você deseja realizar a clonagem. Tendo isso definido, clique em “copiar disco” do disco de conversão no painel de ação ou clique com o botão direito no disco de origem para selecionar o recurso “copiar”.

Etapa 2 – Escolha o disco de destino

Após a etapa anterior, será necessário selecionar o disco de destino para onde irá o conteúdo do disco de origem.

Aqui, é importante lembrar que todos os arquivos existentes no disco de destino serão destruídos e todos os arquivos no disco de origem serão copiados. Na sequência, clique em “sim” para continuar o processo.

Etapa 3 – Selecione opções de partição

Primeiro, selecione se quer “ajustar as partições ao disco inteiro” (o tamanho da partição de disco de destino será ajustado de forma automática para caber no disco inteiro) ou “copiar partições sem redimensionar” (o tamanho das partições de disco de origem será utilizado), conforme as suas necessidades.

Aqui, tomaremos como exemplo a opção “ajustar partições ao disco inteiro”. Desse modo, na sequência, para melhorar o desempenho do seu SSD, marque a alternativa “alinhar suas partições a 1 MB”.

Por fim, para realizar a clonagem de disco do sistema no estilo de partição SSD com GPT, cheque a opção “usar tabela de partição GUID para o disco de destino”.

Etapa 4 – Inicialize a partir do disco de destino

Para inicializar o PC a partir do novo disco, mude a ordem de inicialização nas configurações do BIOS. Em seguida, ignore o aviso que irá surgir para copiar apenas o disco rígido.

Etapa 5 – Aplique as partições copiadas

Observe e garanta que todas as partições estão sendo copiadas para o seu SSD. Na sequência, se estiver tudo certo, clique em “aplicar”.

Uma dica para migrar partições relacionadas ao sistema para outro disco é utilizar um recurso chamado Migrate OS to SSD/HD, este presente no MiniTool Partition Wizard.

Conclusão

Vimos, neste post, como clonar HD para SSD é a melhor alternativa para deixar o PC ou notebook com melhor desempenho. Isso tudo sem perder dados ou ter que reinstalar programas, sistema operacional e configurações.

Você pode fazer a clonagem de disco por conta própria, mas sempre é indicado procurar a ajuda de um especialista para garantir as chances de sucesso com o procedimento.

Uma mão de obra especializada irá clonar seu HD para SSD com a utilização dos melhores softwares do mercado sem você ter que se preocupar com nada.

Com mais de uma década de experiência, a Bot é uma empresa especializada em tecnologia e possui um time de profissionais altamente qualificados. Nós podemos te auxiliar em diversos desafios de TI, desde a recuperação de dados em HD, HD externo, SSD, entre outros, até a destruição segura de dados.

Se você estiver precisando de ajuda especializada para esclarecer suas dúvidas e realizar todos os procedimentos, entre em contato conosco agora mesmo!