A Bot oferece, além do ORÇAMENTO GRATUITO, o ENVIO GRATUITO do dispositivo por frete expresso de qualquer endereço do Brasil! Solicite AQUI

O HD é uma peça mecânica que possui partes móveis, o que significa que partes do HD ficam em movimento o tempo todo, o que pode gerar algum barulho. Em geral, os sons produzidos pelo HD se assemelham a um zumbido baixinho, em especial no momento de ligar ou desligar o computador, bem como no momento de gravação ou edição de dados.

No entanto, sons diferentes do usual, como estalos ou sons de raspagem, podem indicar problemas sérios no funcionamento do disco rígido. Por isso, se você percebeu barulhos altos ou diferentes vindo do seu HD recentemente, saiba que isso não é um bom sinal.

O ideal nestes casos é buscar fazer um backup de todos os seus dados e se isso não for possível, procurar ajuda especializada. Em alguns casos, quando o HD apresenta falhas, alguns dados já foram perdidos e pode ser precisar de uma empresa profissional em recuperação de dados de HD para recuperá-los.

Existe uma série de motivos pelos quais o HD pode começar a fazer barulho. Alguns destes motivos podem ser de fácil solução, outros podem indicar o fim da vida útil da peça e a necessidade de troca por uma nova. Neste texto, você descobrirá tudo sobre HD com estalos ou outros barulhos!

Saiba mais sobre problemas comuns do HD e como resolvê-los.

HD com estalo

Porque o nome “clique da morte” ou “click of death”?

O nome “clique da morte” é um termo que se popularizou nos anos 90, pois indica uma falha grave no HD, indicando que sua “morte” estaria perto. O som surge de um movimento da cabeça de leitura/gravação tentando ler os dados, não conseguindo e tentando novamente. Cada tentativa é um clique ou estalo, por isso o HD emite esses sons.

Não raramente, este som é o primeiro sinal de que algo no disco rígido não vai bem e que ele precisará ser substituído.

Nestes casos, é importante fazer um backup dos dados quanto antes e, caso necessário, procurar ajuda profissional para fazer a recuperação dos dados perdidos.

O que causa o barulho que vem do HD?

As causas dos barulhos que vem do HD podem ser várias e causas diferentes podem produzir barulhos diferentes. Entenda:

Bipes

Ouvir um bipe único ao ligar o computador pode ser sinal de que o motor que faz os pratos do HD girarem está apresentando falhas. Quando isso acontece, geralmente o sistema também deixa de reconhecer o HD.

Cliques

Ouvir um barulho de clique vez ou outra pode ser normal, mas cliques constantes podem ser um sinal de que há alguma falha na cabeça de leitura/gravação do HD.

Esse som pode indicar tentativas constantes de reiniciar o dispositivo após um erro, o que pode danificar os pratos do HD e perder os dados, caso aconteça por muito tempo.

Por isso, se você está ouvindo cliques constantes vindo do seu HD, desligue-o o quanto antes para evitar mais prejuízos.

Estalos

Estalos podem ser sinal de que a cabeça de leitura/gravação está fazendo movimentações inesperadas, o que geralmente indica uma falha grave no dispositivo.

Esmerilhamento de metal

Este é definitivamente o pior tipo de som que pode vir de um HD, pois significa que a cabeça de leitura/gravação entrou em contato com os pratos.

Isso é extremamente prejudicial porque os dados são gravados em uma camada magnética na superfície dos pratos, e não no núcleo dos pratos. Então se a cabeça de leitura/gravação entra em contato direto com o prato, ela irá destruir essa camada magnética, destruindo não apenas os dados gravados como também a capacidade do HD em armazenar novos dados.

Se, ao ligar o computador, este é o som que você escuta, o recomendado é desligá-lo imediatamente para impedir que este problema cause ainda mais estragos. Se você tem dados importantes neste HD, será necessária ajuda profissional da Bot para recuperá-los.

Razões mais comuns para HD fazer barulho

Cabeça de leitura/gravação está presa

A cabeça de leitura/gravação é como se fosse um braço mecânico que faz a leitura e gravação dos dados do disco rígido. É uma peça que precisa se movimentar sem dificuldades para haver um bom funcionamento do dispositivo.

No entanto, devido a quedas ou impactos, essa cabeça de leitura/gravação pode ficar presa nos pratos do HD, não apenas prejudicando o funcionamento do dispositivo como também podendo prejudicar os dados ali armazenados.

Mau funcionamento do motor do eixo

O motor do eixo é a parte do HD que faz com que os pratos fiquem em rotação, movimento essencial para o bom funcionamento do disco rígido. Contudo, não é raro que haja falhas nessa peça, o que ocasiona barulhos e falhas na leitura ou gravação de dados.

Cabo ou porta USB quebrada

Este tipo de defeito é mais comum em HDs externos que são transportados com o cabo USB ainda conectado no aparelho. A movimentação do cabo, bem como possíveis impactos e quedas, pode levar a danos no cabo ou na porta USB.

Assim, o HD não recebe a energia necessária para o seu funcionamento adequado, o que pode resultar em sons diferentes dos habituais e um funcionamento prejudicado.

Para descobrir se é este mesmo o caso, teste o dispositivo com cabos diferentes.

Caso você use outros cabos e o HD esteja apresentando outros problemas ou pedindo para formatar, cheque nosso artigo sobre HD externo pedindo para formatar: como solucionar?

Falha completa do HD

Infelizmente, o tempo de vida útil de um HD não é dos maiores e uma falha completa do dispositivo pode ocorrer em pouco tempo. Se o HD apresenta barulhos e estes não são justificados com nenhuma das alternativas anteriores, uma falha completa pode ser o motivo.

Se este for o caso, é hora de trocar de HD. Porém, antes disso, é importante fazer um backup dos dados e, caso já haja perda de dados, procurar ajuda profissional para recuperação destes dados.

Como recuperar HD com clique da morte?

Geralmente, quando o HD dá sinais de falha como o clique da morte, dificilmente ele poderá ser consertado, pois, se trata de uma falha mecânica. O máximo possível será recuperar os dados do HD com a ajuda de uma empresa especializada como a Bot.

Em outras palavras, não é algo que pode ser recuperado através de um software ou algo parecido. Quando um HD falha desse jeito, a única opção é a troca de dispositivo e se tiver dados, recuperar com a Bot. Se você realizou um backup, os dados estão a salvo.

O que não fazer com o HD?

Não resfrie seu disco rígido no freezer

Muitas pessoas pensam que esfriar o HD resolverá o problema. Embora o calor realmente seja um problema para peças de computador em geral, congelar o HD não é a solução adequada. Sem falar que, se o HD já está apresentando falhas, a última coisa que ele precisa é ser exposto à umidade.

Não abra a unidade você mesmo

Por ser um componente bastante sensível, abrir o HD sozinho pode piorar a situação. A abertura do HD deve ser feita em uma sala limpa com as ferramentas adequadas para evitar maiores danos. Busque ajuda de uma empresa qualificada para minimizar as chances de danos que podem ser prevenidos.

Conclusão

Enquanto nenhum computador é realmente silencioso, o HD é um componente ao qual se deve prestar bastante atenção. Se você estiver ouvindo barulhos diferentes do habitual vindo de seu HD, faça um backup o mais rápido possível e procure ajuda especializada.

Caso precise recuperar dados de um HD que está com defeito, fale com a Bot. Temos mais de uma década de experiência em recuperação de dados de HDs com defeito e mais de 60.000 casos de sucesso!